Medicina Nuclear Flashcards
Explique o que é possível observar numa imagem de Medicina Nuclear.
Numa imagem de Medicina Nuclear, observa-se a distribuição de um radiofármaco que intervém num processo fisiológico de interesse num dado órgão ou tecido.
Principais técnicas de Medicina Nuclear
Cintigrafia, SPECT, PET
Vantagens da Medicina Nuclear face a outras técnicas de imagiologia (como CT, radiografia convencional ou MRI)
Permite obter informações sobre função, metabolismo, etc. São técnicas de imagem funcional, servindo para observar o metabolismo e não estruturas.
Relativamente aos restantes métodos, o PET e o SPECT apresentam _______ (maior/menor) sensibilidade e _______(melhor/pior) resolução.
maior, pior
O que significa PET?
Tomografia de Emissão de Positrões
O que significa SPECT?
Tomografia de Emissão de Fotão Único
Explique o princípio básico de funcionamento de um exame de Medicina Nuclear
- Uma molécula (fármaco) etiquetada com um isótopo radioativo (radionuclídeo) - radiofármaco - é administrada ao doente.
- A captação do radiofármaco ocorre em áreas onde se concentra o fenómeno metabólico sob estudo (ocorre na zona onde é metabolizada a molécula).
- Ocorre emissão de fotões nessas áreas como resultado de decaimento radioativo.
- Os fotões são detetados por cristais de cintilação posicionados em torno do
doente.
Radioatividade
Radioatividade consiste na transformação espontânea de isótopos instáveis (radioisótopos) em isótopos estáveis, com libertação de energia ou massa (decaimento radioativo) durante os processos de estabilização do núcleo.
Atividade (A)
A atividade permite quantificar a radioatividade: consiste no número de decaimentos por unidade de tempo.
A atividade é _______ (diretamente/inversamente) proporcional ao número de radionuclídeos.
diretamente
De que forma é que a atividade (A) se relaciona com o número de radionuclídeos (átomos instáveis) (N)?
Através da constante de decaimento
Tempo de semivida
Tempo necessário para que o número de radionuclídeos numa amostra reduza
para metade
Qual o tempo de semivida ideal?
O tempo de semivida ideal deve ter em conta a distância entre o local de produção e o local do exame, bem como a duração do exame. Assim, o tempo de semivida deve ser suficientemente longo para permitir o transporte e o exame, mas relativamente curto para que o isótopo estabilize o mais depressa possível após o exame.
Decaimento alfa
No decaimento alfa, ocorre a emissão de uma partícula alfa, composta por 2 protões e 2 neutrões, ocorrendo uma diminuição do número atómico (Z) em 2 e diminuição do número de massa (A) em 4 (Z-2, A-4).
As partículas alfa são logo absorvidas pelos tecidos, pelo que não contribuem para a imagem em Medicina Nuclear e são bastante destrutivas (utilizadas em radioterapia).
Decaimento beta -
O decaimento 𝛽- ocorre em radionuclídeos que apresentam um excesso de neutrões, relativamente ao número de protões, transformando um neutrão numa partícula 𝛽- e num antineutrino (Z+1, A=).
Neste processo, é acrescentado um protão ao átomo (aumento do número atómico em 1), embora o número de massa se mantenha constante, transformando-o num novo elemento. Toda a energia em excesso resultante deste decaimento é emitida sob a forma de raios-𝛾.
Decaimento beta +
O decaimento 𝛽+ ocorre em radionuclídeos cuja instabilidade resulta do excesso de protões relativamente ao número de neutrões, transformando um protão num positrão (𝛽+) e num neutrino (Z-1, A=).
Neste processo, ocorre a diminuição do número atómico em 1, retirando-lhe um protão (embora mantendo o número de massa), e, consequentemente, transforma o átomo num outro elemento.
O átomo, com défice de um protão no núcleo, é agora um ião mononegativo. Este liberta rapidamente um eletrão, tornando-se neutro (sem carga). Quando o positrão e o eletrão, partícula e antipartícula, se encontram, sofrem um processo de aniquilação, no qual toda a sua massa é convertida em energia (raios-𝛾), emitida sob a forma de dois fotões de 511 keV em direções opostas.
Captura eletrónica
A captura eletrónica é um tipo de decaimento que ocorre em radionuclídeos com deficiência de neutrões. A captação de um eletrão pelo núcleo resulta na conversão de um protão num neutrão, com emissão de um neutrino (Z-1, A=).
Neste processo, o núcleo captura um eletrão de uma orbital de menor energia (mais interna), convertendo um protão num neutrão e, consequentemente, emitindo um neutrino. Assim, o átomo transforma-se num outro elemento devido à diminuição do número átomico em 1. Após a captação do eletrão, é deixada uma lacuna na orbital onde este se encontrava,
que é rapidamente ocupada por um eletrão de uma orbital de maior energia (mais externa), ocorrendo a emissão de radiação característica, geralmente raios-X.
Transição isomérica (decaimento gama)
Na transição isomérica, é emitida radiação gama por um radionuclídeo, sem que haja qualquer emissão ou captura de partículas pelo seu núcleo e, consequentemente, sem qualquer alteração no número atómico ou número de massa (Z=, A=).
Este processo acontece quando um radionuclídeo decai para um átomo num estado excitado e, por isso, instável (metaestável) que, ao transitar para o estado fundamental (ou um estado de menor energia), emite radiação gama. Esta transição pode ocorrer quase instantaneamente após o decaimento, em poucos nanossegundos, como pode levar vários anos, levando a tempos de semivida muito variados para cada radionuclídeo.
O decaimento 𝛽+ ocorre em radionuclídeos com excesso de _______ (protões/neutrões), enquanto que o decaimento 𝛽- ocorre em radionuclídeos com excesso de _______ (protões/neutrões).
protões, neutrões
A captura eletrónica, tal como o decaimento 𝛽+, ocorre em radionuclídeos com deficiência de _______ (protões/neutrões).
neutrões
No decaimento 𝛽+, o número atómico _______ (aumenta/diminui) 1 e no decaimento 𝛽-, o número atómico _______ (aumenta/diminui) 1, enquanto que em ambos se mantém o número de massa.
diminui, aumenta
No decaimento 𝛽+, o eletrão e o positrão emitidos encontram-se e aniquilam-se, emitindo 2 fotões em direções opostas. Qual a energia de cada fotão?
511 keV
Na captura eletrónica, ocorre a conversão de um _______ (protão/neutrão) num (protão/neutrão), com a emissão de energia na forma de _______ (raios-X/raios-𝛾) ou de um eletrão de Auger.
protão, neutrão, raios-X
O que determina a estabilidade de um isótopo?
O número de neutrões e protões do núcleo
Principais características de um radionuclídeo
Tempo de semivida e tipo de decaimento
Função da câmara gama
Deteta a radiação emitida dentro do paciente e converte-a num sinal elétrico amplificado