Quimica Básica Flashcards
Pra que serve a distribuição eletrônica?
Para entender quantos eletrons são necessário para ficar estavel. Tendências eletropositivas ou eletronegativas
Regra do octeto, da estabilidade, me diz sobre!
Para alcançar a estabilidade, um atomo tem a tendência de ficar com as mesma configurações de gás nobre(atomo nobre)
Macetes: Praticamente quase todos os atomos querem ter 8 eletrons na sua ultima camada de valência, com exceção de alguns ai.
Como saber a AFINIDADE de um atomo de perder ou ganhar eletrons?
. Com a posição desse elemento na tabela periódica
. Quantidade de eletrons que precisa perder ou ganhar. Exemplo do Fluor(F): Ele só precisa ganhar 1 eletrons, então ele tem mais AFINIDADE do que qualquer outro elemento da tabela periódica para receber um eletron
Curiosidades de uma maior afinidade pra ganhar eletrons?
Quanto maior a facilidade de ganhar eletrons, maior vai ser a energia liberada ao conseguir ganhar.
E é por isso que é uma reação violenta, podendo causar até mini explosões, dependendo do gás que tiver nessa reação.
O que é a eletronegatividade?
Facilidade de ganhar eletrons
O que é a eletropositividade?
Facilidade em perder eletrons. Assim o atomo fica mais positivo, por isso o nome.
O que é atração eletrostática e Energia de ionização?
- Atração eletrostática: É a atração do nucleo com os eletrons. Nucleo tem carga positiva, e os eletrons com carga negativa. Como cargas opostas se atraem, o núcleo atrai os eletrons.
- Energia de ionização: É a energia necessária para superar essa força de atração de um eletron com seu nucleo, assim sendo, liberando-o. Quanto maior for a facilidade de perder um eletron, mais baixa vai ser a energia de ionização. E como tem que fornecer energia, o atomo absorve essa energia.
Estabilidade de um átomo: O que é isso?
Quando falamos de Estabilidade de um atomo, é a estabilidade energética.
Pra um atomo ficar estavel, ele precisa liberar energia, ou absorver. Nos casos que o atomo precisa receber um eletron, o atomo precisa liberar energia, porque está utilizando uma energia maior que a necessária para suprir a falta que o eletron faz.
Porque um eletron adicional, faz com que o atomo perca energia?
Por causa da configuração eletrônica que o atomo precisa estar(regra de octeto).
Quando falta um atomo para ter uma configuração ideal, o atomo precisa de mais energia para suprir esse eletron que esta faltando. Por isso, ao ganhar um eletron o atomo não vai precisar mais dessa energia, liberando-a e ficando estavel por conseguir utilizar uma menor energia.
O que é ponto de fusão?
Derretimento do solido para o liquido
O que é ponto de ebulição?
Vaporização do liquido para gasoso
Explique o que são as ligações metálicas.
Ligações metálicas: Todos os atomos da ligação querem perder eletrons. Os atomos ficam passando um eletron para o outro, ou seja, os eletrons circulam livremente pela estrutura metálica.
Então a todo momento eles estão perdendo e ganhando eletrons. (Isso se chama: MAR DE ELETRONS)
Condutividade: Os eletrons ficam livres por toda a estrutura metálica, por isso que os metais são condutoresdeeletricidade.
Compostos ionicos, comente sobre a fusão(De solido para liquido).
Compostos ionicos exige uma temperatura muito forte pra sair de solido pra gasoso, por causa da sua atração extramamenteforte.
Explique o que é Ligações covalentes Dativas/Coordenada.
onde um átomo compartilha elétrons com outro atomo sem receber elétrons em troca. Mesma coisa da ligação covalente. Única diferença é que o atomo que esta compartilhando, não recebe nada em troca.
Explique o que é uma molecula base com “N” e “H”.
Nitrogênio consegue a estabilidade com as ligações químicas. E acaba sobrando 2 eletrons que não fez ligação nenhuma.
Com isso, o nitrogênio pode capturar um hidrogênio(acido), compartilhando seus dois eletrons. Isso porque o hidrogênio tem uma afinidade elétrica.
Assim sendo, o nitrogênio acaba se tornando uma molécula base, por conseguir capturar o acido.
O que acontece com os eletrons, quando tem uma ligação quimica com dois elementos eletronegativos, um mais que o outro?. Cl - H como exemplo.
Quando se tem ligações covalentes com dois eletronegativos, o mais eletronegativo vai trazer os eletrons mais próximo de si. Assim, o “Cl” fica parcialmente negativo, e o Hidrogenio, parciamente positivo
Quais elementos mais eletronegativos da tabela periódica?
F O N Cl Br I S C P H
O que é uma molécula apolar?
Apolar: Significa que os dois Cl tem a mesma eletronegatividade, ou seja, a mesma força pra puxar eletrons, e os eletrons são distribuidos uniformemente por toda molecula.
O que é uma ligação covalente POLAR?
Quando se tem ligações covalentes POLARES com dois eletronegativos, o mais eletronegativo vai trazer os eletrons mais próximo de si. Isso é o que chamam de ligação covalente POLAR.
.O “Cl” sendo o mais eletronegativo dessa ligação(Trazendo os eletrons pra proximo de si), o denominam como parcialmente negativo nessa ligação
.O “H” como é menos eletronegativo que o cloro, então o denominam nessa ligação como “PARCIALMENTE POSITIVO”
O - C - O. Essa ligação é polar ou apolar? Por que?
“Quando as forças exercidas pelos átomos que compõem a molécula se cancelam mutuamente devido à sua disposição espacial, o momento dipolar resultante é zero, e a molécula é considerada apolar”
Momento dipolo resultante, o que é isso?
Nome que dão pra força que puxa os eletrons em uma ligação polar. Exemplo da H2O. Como o oxigenio está puxando os eletrons mais pra perto de si, então o momento dipolo resultante é diferente de 0.
O Que são interações moleculares?
É uma força intermolecular. É a força de atração entre as moleculas, que mantem essas moleculas unidas em liquido e sólidos.
Exemplo: H2O: Como a molécula tem uma distribuição de eletrons desigual(polar), o “O” tem uma carga parcialmente negativa e o “H” parcialmente positiva, ou seja, ao encontrar outra molécula de “H2O”, o “H” vai ter uma atração com o “O” da outra molécula, assim sendo, unindo as moleculas de H2O, e formando mares, rios, a agua em si. Caso contrario a agua não seria unida, e sim toda dispersa.
Me diz sobre as Interações molecular fortes e fracas, e o que isso influencia no estado fisico das moleculas.
Quando se tem um dipolo induzido(APOLAR), como uma atração de uma molécula H2 com outra de H2, a atração é bem fraquinha. Pois a atração veio de um curto período na desestabilização dos eletrons mais pra um lado do que pro outro. Ou seja, como só por um curto período um dos lados da molécula H2 ficou parcialmente negativo, repulsou os eletrons de outra molécula de H2, deixando um lado dela parcialmente positiva. Assim sendo, a atração é bem fraquinha.
Quando se tem um dipolo(POLAR), como na molécula de HCl, a atração de interação com outra molécula de HCl é muito mais forte. Pois o Atomo Cl está parcialmente negativo, e o H de outra molécula está parcialmente positivo o tempo todo. Assim, como os oposto se atraem, a força de atração é maior.
Ponto de fusão: Quanto mais forte a atração, mais energia(calor) teremos que colocar pra sair do estado solido para o liquido.
.Como o dipolo induzido das moleculas de H2 é mais fraco, a temperatura para sair do solido pro liquido é -259°C.
.Como a atração de interação do dipolo elétrico da molecula HCl é mais forte, então o ponto de fusão é -27°C.
Imagine então de uma ligação ionica, do cloreto de sodio(NaCl). Ponto de fusão: 801°C
Porque a atração da ligação quimica é mais forte que a interação quimica?
Por causa da troca de eletrons ou campartilhamento.