Questões mais importantes Flashcards
Desvantagens dos biorreatores:
- difícil dissociar os agregados sem comprometer a viabilidade celular
- danos celular provocados pelas colisões entre células promovidas pelo stress hidrodinâmico
Vantagens 3D relativamente ao 2D:
Culturas 3D vão permitir interações entre célula-célula e célula-matrix celular mais aproximadas das interações reais nos órgãos e tecidos mimetizando a sua morfologia e organização. Para além disso, as células vão estar sujeitas a gradientes de fatores solúveis, nutrientes e oxigénio. Tudo em conjunto, há uma reflexão mais fiel da complexidade e homeostase dos tecidos que ocorre in vivo, o que traz maior relevância para os estudo
SUT para terapias autológas:
As terapias autologas consistem na colheita de células do paciente, processamento das mesmas que depois voltam a ser reintroduzidas no paciente, ou seja, é um processo único para cada paciente. Enquanto terapias alogénicas consistem na colheita de células de um paciente que depois de serem processadas podem ser administradas a vários pacientes e por essa razão envolve um volume de produção maior do que as terapias alogénicas. Dessa forma, as single use technologies são mais adequadas para terapias autólogas por envolver um volume de produção mais pequeno em cada manipulação. Para além disso, como nestas terapias é necessário fazer um processo diferente para cada paciente (e não apenas um processo para vários pacientes como acontece nos alogénicas), o uso de SUT tornaria os processos mais rápidos e contínuos, por descartar a necessidade de esterilização e limpeza entre passos, o que permitiria responder mais rapidamente a mais pacientes.
VLPs:
VLPs (Viral like particles) são estruturas multiproteicas altamente repetitivas que imitam a organização e conformação de vírus nativos autênticos, mas sem o genoma viral. Por esta razão, as VLPs não têm a possibilidade de se replicar causar infeção, sendo mais seguras do que as vacinas tradicionais. Sendo que não precisam de passar por fases de atenuação ou desativação (processos que pode danificar as proteínas) os epítopos são altamente semelhantes aos nativos, o que aumenta o reconhecimento por parte de anticorpos. Para além disso, por serem estruturas altamente repetitivas vão levar a uma ativação de um maior número de células imunes. Por esta razão tornam-se mais imunogénicas que as vacinas tradicionais, mas também mais eficiente.
Desvantagens SUT:
uma única fonte de abastecimento;
materiais de contacto podem não ser completamente inertes devido serem de plástico
mais caro
limitado à escala de 2000 l
os processos atuais não estão desenvolvidos para “single use”
soluções de colheita limitada
soluções para processos downstream não estão totalmente disponíveis para SUS.
Vantagens SUT:
- Redução de água e tampões
- Redução de custos (embora as tecnologias descartáveis possam ter um custo inicial mais alto, elas podem reduzir os custos a longo prazo, uma vez que eliminam a necessidade de manutenção e validação de equipamentos reutilizáveis)
- asseguração da esterilidade
- redução das soluções de limpeza perigosas
- diminuição do risco de contaminação cruzada (microbiana, química)
- reduzir o tempo de inatividade associado à limpeza e validação de equipamentos, resultando numa maior produtividade e menor tempo de fabricação.
- facilidade da transferência de tecnologia (entre países)
- torna o processo contínuo sem paragens por causa de esterilização (p.e)
Hidrogeis:
Aprisionamento das células num gel líquido poroso.
*ambiente livre de tensão de cisalhamento e evita o aglomerado excessivo.
* possível projetar ambientes de scaffolds com biomateriais específicos e criar microambientes específicos
* desvantagem: difícil difusão de gases pelos poros e para a colheita é necessária remoção da cápsula.