Questões importantes Flashcards
Discorra sobre 3 características do transporte ferroviário ou do material rodante ferroviário
Transporte: usado para longas distâncias ou transporte urbano de massa, conforto, alta velocidade média, independência do clima
Material rodante: longas distâncias, grandes volumes, produtos de baixo valor específico
Descreva o fenômeno de bombeamento de finos do subleito ferroviário e comente sobre as medidas de proteção e remediação de sua ocorrência.
O bombeamento de finos é o alojamento de solo fino do subleito diluído em água nos vazios das camadas de agregado do lastro.
Isso, ao acontecer, muda a capacidade de resistência das camadas de lastro e, somado a aumento das solicitações de carga na via, pode levar ao seu colapso.
Isso pode ser remediado com uma seleção melhor do subleito, utilizando geotêxteis, estabilizando o sublastro com asfalto ou adotando uma camada de sublastro com granulometria controlada que diminua esse efeito.
Os AMVs são classificados por um número. Como o raio equivalente do AMV e a velocidade de transposição se relacionam com esse número?
Quanto maior o número do AMV, menor o ângulo de desvio entre os trilhos que conecta, ou seja, maior o raio de curva equivalente. Ao mesmo tempo, quanto maior o raio de curva, maior a velocidade de transposição admitida.
Compare qualidades dos dormentes de madeira e de concreto. Por que a troca de tipo de dormentação, madeira por concreto, por exemplo, deve ser feita em trechos longos e não aleatoriamente?
Dormentes de madeira e concreto tem estabilidades e vidas longas diferentes. A sucessão de dormentes desses dois materiais diferentes em trechos curtos geraria um desconforto dos usuários e dificuldades na manutenção
Quais são os componentes de AMV? Como a curvatura de uma curva se relaciona com a velocidade de entrada do trem?
O AMV possui agulhas/chaves, jacaré/coração e contra-trilhos.
Quanto menor N, maior beta e maior a curvatura de uma curva. Assim, menor o seu raio e, portanto, menor a velocidade entrada possível para um trem.
Descreva e indique qual a relação entre os seguintes itens:
- Sobrelevação teórica
- Sobrelevação prática
- Sobrelevação prática máxima
- Velocidade limite de entrada na curva
A sobrelevação teórica é o aumento de cota do trilho externo à curva que equilibra a aceleração lateral por completo
A sobrelevação prática é a que de fato é adotada na via. É menor que a teórica e é definida por critério de segurança ou conforto
A sobrelevação máxima considera a sobrelevação máxima possível sem que haja tombamento interno de veículos de carga a baixa velocidade (situação mais crítica)
O que caracteriza o modelo de deformações sobre apoio elástico? Esse modelo reflete exatamente o comportamento futuro da estrutura?
O modelo de deformações sobre apoio elástico quando discreto considera o apoio dos dormentes no lastro e quando contínuos considera o trilho apoiado num meio elástico e contínuo.
Esse modelo não reflete exatamente o comportamento da estrutura , ocorrem simplificações na representação da distribuição de tensões e deformações.
Cite características de dormentes de concreto e madeira
Concreto: grande estabilidade (grande inércia), elevada vida útil, elevado custo inicial
Madeira: fácil manuseio para instalação (leve), resistência e flexibilidade, baixa vida útil
Como a conicidade das rodas auxilia em curvas?
A conicidade provê uma ligeira inclinação do trem no sentido da curva que compensa parte da diferença do percurso de rodas (minimizando a patinação de uma delas) e auxilia a inscrição em curvas