QUESTÕES DE CONCURSO- PÉ DIABÉTICO- ENF Flashcards
Acerca das orientações para o autocuidado do pé diabético, analise as alternativas a seguir.
I. Exercite-se regularmente.
II. As unhas devem estar lixadas até o limite dos dedos e suas bordas devem ficar retas.
III. Aplique compressas quentes diariamente nos pés para estimular a circulação.
IV. Após a lavagem dos pés, seque-os deixando-os levemente úmidos entre os dedos para evitar rachaduras.
V. Esteja atento ao aparecimento de calos e sempre que aparecerem use algum agente químico para removê-los, evitando objetos pontiagudos.
Estão corretas apenas as alternativas
A) I , II
A respeito do paciente diabético e de sua assistência, é INCORRETO afirmar:
A) São fatores de risco para o desenvolvimento de úlceras nos pés do paciente diabético: neuropatia periférica, anormalidade estrutural do pé, limitação da mobilidade articular e retinopatia.
B) Casos de pés diabéticos estão associados geralmente a pequenos traumas originados por uso de calçados impróprios, dermatoses comuns, manipulações incorretas dos pés ou unhas.
C) A neuropatia periférica constitui-se na causa mais comum dos casos de pé diabético, conduzindo à lesão, podendo comprometer as fibras sensitivas, as motoras e as autonômicas.
D) A neuropatia periférica, quando se instala, é reversível, por isso a importância que pacientes diabéticos mantenham o controle glicêmico e retomem seu tratamento quando com hiperglicemia.
E) A avaliação da sensibilidade periférica deve fazer parte da rotina do exame físico das pessoas com diabete, oportunidade em que o profissional deve descalçar o paciente para examinar seus pés.
(D) INCORRETA
A respeito dos cuidados de enfermagem necessários para a prevenção do pé diabético, assinale a afirmativa correta.
A
O estímulo ao auto-cuidado não deve fazer parte das ações de prevenção de úlcera nos pés. Por ser uma complicação grave, apenas os profissionais de saúde devem realizar as ações de cuidados e prevenção do pé diabético.
B
Incluir uma rotina sistemática de avaliação da sensibilidade protetora e da integridade dos pés, apenas de pessoas com DM que já apresentem alguma queixa de alterações nos pés.
C
A palpação dos pulsos pedioso e tibial posterior deve ser registrada como presente ou ausente. Além do pulso é importante observar a temperatura, os pelos, o estado da pele e dos músculos.
D
Hidratar os pés com cremes para evitar o ressecamento, sempre remover calosidades e sempre cortar as unhas encravadas. Esses cuidados devem ser realizados somente pelo profissional de saúde.
C-
A palpação dos pulsos pedioso e tibial posterior deve ser registrada como presente ou ausente. Além do pulso é importante observar a temperatura, os pelos, o estado da pele e dos músculos.
Em relação ao Pé Diabético, considere as afirmações a seguir.
I - O Pé Isquêmico apresenta edema de membros.
II - O Pé Neuropático apresenta pulsos diminuídos ou ausentes.
III- O Pé Neuropático é caracterizado pela perda progressiva da sensibilidade.
IV - O Pé Diabético é caracterizado pela presença de infecção, ulceração ou destruição de tecidos profundos.
Quais estão corretas?
III E IV
QUAL a periodicidade da avaliação e monitoramento de pacientes com diabetes melito tipo 1 para investigação de pé diabético (neuropatia periférica e doença arterial periférica).
ANUALMENTE