QuestHemato2 Flashcards

1
Q

As anemias dizem-se hiperregenerativas quando tem uma causa periférica, e o hemograma mostra sinais de resposta eritropoética medular apropriada no sentido compensador. Dizem-se hiporregenerativas quando são decorrentes de insuficiência da proliferação eritroide ou da síntese hemoglobínica; nessas não há sinais de regeneração compensadora (Failace, 2015). Qual o exame laboratorial mais apropriado para distinguir anemias hiperregenerativas das hiporregenerativas?

1) Determinação dos níveis de ferro;

2) Contagem de reticulocitos;

3) Determinação dos níveis de ácido fólico e vitamina B12;

4) Avaliação da morfologia eritrocitária.

A

2) Contagem de reticulocitos;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O casal Siqueira recebe o seguinte resultado do teste do pezinho de sua filha de 2 meses de idade: “Pesquisa de hemoglobinopatias: Hb FAS (realizado por HPLC)” O casal relata óbito de seu primeiro filho, na época com 3 anos de idade, devido a complicações da anemia falciforme. Como pode ser descrito o perfil hemoglobínico da filha triada no teste do pezinho e no caso de uma nova gestação deste casal, qual a probabilidade de nascer uma criança com perfil hemoglobínico normal (sem a presença de Hb S)?

1) Portadora de anemia falciforme; 50%;

2) Portadora de traço talassêmico beta; 25%;

3) Portadora de anemia falciforme; 25%;

4) Portadora de traço falciforme; 25%.

A

4) Portadora de traço falciforme; 25%.

A questão é composta de duas partes; a primeira refere-se ao perfil hemoglobínico da filha triada no teste do pezinho, sendo que o mesmo apresentou resultado FAS, condizente com o traço falciforme (heterozigose para hemoglobina S). A presença de hemoglobina fetal (Hb F) é considerada normal até os dois anos de idade, onde, a partir disso a Hb F encontra-se em concentrações inferiores a 2%. Já a segunda parte da questão refere-se à probabilidade de nascer uma criança normal. Para que o casal tivesse tido um filho portador de anemia. falciforme (Hb SS) é necessário que, ao menos, ambos os genitores fossem portadores de traço falciforme (Hb AS). Desta maneira, em cada nascimento, a probabilidade de uma criança homozigota normal (Hb AA) é de 25%.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

As anemias que resultam primariamente da destruição aumentada dos eritrocitos são denominadas de anemias hemolíticas e decorrem de defeitos intrínsecos ou extrínsecos aos eritrócitos. São classificadas como anemias hemolíticas por defeitos intrínsecos:

1) Esferocitose hereditária, síndromes falciformes e deficiência de G6PD;

2) Deficiência de piruvato quinase, piropoiquilocitose hereditária e malária;

3) Talassemia maior, anemia falciforme e síndrome microangiopática;

4) Anemia hemolítica da marcha, eliptocitose hereditária e malária.

A

1) Esferocitose hereditária, síndromes falciformes e deficiência de G6PD;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A maioria dos casos de anemia hemolítica autoimune é causada por anticorpos que agem a quente, em geral do tipo IgG, dirigidos contra antígenos da membrana eritrocitária. As células fagocíticas do baço e, em menor grau, do fígado, removem tanto células inteiras como as partes da membrana eritrocitária onde se ligaram as imunoglobulinas ou complemento. A remoção de pedaços de membrana leva à formação de esferócitos. A distensão sanguínea de um paciente com anemia hemolítica autoimune mostra, além da presença de esferócitos, policromatofilia e macrócitos policromáticos. O diagnóstico diferencial deve ser realizado com a esferocitose hereditária e com as demais causas de anemia hemolítica imunológica. Com base na necessidade de um diagnóstico diferencial, qual avaliação laboratorial é a mais indicada para a distinção entre a anemia hemolítica autoimune da esferocitose hereditária?

1) Investigação do anticorpo de Donath-Landsteiner;

2) Teste da fragilidade osmótica;

3) Investigação de anticorpos frios;

4) Teste da antiglobulina direto (teste de Coombs).

A

4) Teste da antiglobulina direto (teste de Coombs).
O teste da antiglobulina direto (teste de Coombs) positivo é crucial para distinguir a anemia hemolítica auto-imune da esferocitose hereditária (Bain, 2007). O teste de Coombs, quando positivo, mostra a presença de anticorpos ligados aos eritrócitos, estando presente em mais de 90% das anemias hemolíticas auto-imunes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Macrocitose, anemia, leucopenia, plaquetopenia. Esses achados são compatíveis com:

1) Anemia de doença crônica;

2) Hemorragia aguda;

3) Deficiência de vitamina B12;

4) Anemia sideroblástica congênita.

A

3) Deficiência de vitamina B12;

Os achados de pancitopenia (anemia, leucopenia e plaquetopenia) associado à macrocitose são características da anemia megaloblástica (Henry, 2008).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O sangue circulante pode ser perdido externa ou internamente em um espaço tecidual ou cavidade corporal. Quando o sangue é perdido em um período curto de tempo em quantidades suficientes para causar anemia, ocorre a anemia pós-hemorrágica aguda (Henry, 2008). Inicialmente a anemia que se desenvolve apresenta as seguintes características:

1) Macrocítica, normocrômica, com reticulócitos diminuídos;

2) Normocítica, normocrômica, com anisocitose;

3) Microcítica, hipocrômica, com RDW normal;

4) Microcítica, normocrômica com dimorfismo eritrocitário.

A

2) Normocítica, normocrômica, com anisocitose;

A resposta é opção 2. A anemia que se desenvolve após um episódio de hemorragia aguda é normocítica e normocrômica, com volume corpuscular médio (VCM) e concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) normais, acompanhados de anisocitose e poiquilocitose. A secreção aumentada de eritropoietina estimula a proliferação eritroide na medula óssea e os reticulócitos começam a alcançar a corrente circulatória em três a cinco dias (Henry, 2008).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Homem, 45 anos, relata desenvolver atividade não formal de reciclagem de baterias. É encaminhado para serviço de referência em saúde por suspeita de intoxicação de chumbo após diagnóstico de anemia hemolítica, além do quadro de doença sistêmica. Qual alteração na dosagem enzimática e na morfologia eritrocitárias são mais compatíveis com a intoxicação por chumbo?

1) Deficiência de G6PD e eritrócitos contraídos;

2) Deficiência de LDH e eliptócitos;

3) Deficiência de pirimidina-5-nucleotidase e ponteado basofílico;

4) Deficiência de aldolase e ponteado basofílico.

A

3) Deficiência de pirimidina-5-nucleotidase e ponteado basofílico;
A resposta é opção 3. A intoxicação pelo chumbo, tanto aguda como crônica, causa inibição da atividade da pirimidina-5-nucleotidade e anemia hemolítica, além do quadro de doença sistêmica. A falta da enzima causa um bloqueio no catabolismo do RNA, cujos metabólicos acumulam-se nos ribossomos e são vistos como pontilhado basofílico na maioria dos eritrocitos (Failace, 2015).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A malária é uma infecção aguda e algumas vezes crônica por hemoparasitas do gênero Plasmodium caracterizada por febre, anemia e esplenomegalia. A pesquisa de malária deve ser incluída no diagnóstico diferencial de febre em pacientes com história de viagem ou residentes de regiões endêmicas, uso de drogas ilícitas ou hemotransfusão. O diagnóstico geralmente é estabelecido pela demonstração dos parasitas em extensões delgadas e espessas de sangue (Henry, 2008).

A análise de extensão sanguínea, corada com Leishmann, de paciente com malária apresentou as seguintes características: eritrocitos de tamanho muito aumentado (até 2x o tamanho normal), granulação de Schüffner, com 12-24 merozoitos e todos os estágios do ciclo vital presentes. Estes achados são compatíveis com Plasmodium:

1) Vivax;

2) Ovale;

3) Falciparum;

4) Malarie.

A

1) Vivax;
Ques A resposta é opção 1. As características descritas são compatíveis com o Plasmodium vivax, sendo as principais diferentes com relação ao Plasmodium falciparum, segunda opção mais escolhida a diferença no tamanho nos eritrócitos (muito aumentados no vivax e normais no falciparum) e presença de todos os estágios do ciclo vital, encontradas no vivax e praticamente restritas às formas em anéis no falciparum (Bain, 2007).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly