PSIQUIATRIA E PSICOPATOLOGIA FORENSE Flashcards

1
Q

SÃO INIMPUTÁVEIS

A

Aqueles que,por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado,eram,ao tempo da ação ou omissão,INTEIRAMENTE incapazes de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

SÃO SEMI-IMPUTAVEIS

A

Aqueles que,em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado,NÃO ERAM INTEIRAMENTE capazes de entender o caráter ilícito do fato ou determinar-se de acordo com esse entendimento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A epilepsia, por si só, não acarreta a inimputabilidade penal. Uma pessoa pode conter tal condição e estar plenamente ciente dos seus atos e ser capaz de dominá-los. Situação diferente temos quando em estado de crise ou surto, ai sim poderá ser considerada inimputável para os fins penais.

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

PSICOSE,DEMÊNCIA, EPILEPSIAS

A

DOENÇA MENTAL

HYGINO CARVALHO HÉRCULES

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Fases do testemunho

A

1 - Sensação: mais física que fisiológica e por isso é responsável pelo maior número de erros porque é necessário que ela alcance um “limiar de excitação”.

2 - percepção: também sensível a erros, porque apenas um pequeno número de dados sensoriais passa para o campo da consciência, podendo ainda ter um caráter apenas ilusório. A percepção mais importante e que tem maior valor probatório é a visual. A auditiva tem também certo valor e é mais significativa do que as percepções olfativas e gustativas; a percepção tátil é aquela que menos tem importância pelo pouco valor convincente para um testemunho.

3 - fixação: fase em que a impressão se projeta no cérebro, no campo da consciência, e quando as imagens passam a ser recordadas por meio de lembranças, mas não está livre de deformações.

4 - exteriorização: cristaliza o processo testemunhal, permitindo a narração de um fato em arguido quando do depoimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Formas clínicas mais comuns de transtornos delirantes

A

C - Delirante de ciúme: Este tipo de delírio envolve a crença irracional e infundada de que o parceiro está sendo infiel. A pessoa que sofre deste delírio pode seguir o parceiro, acusá-lo constantemente sem provas e interpretar qualquer situação como evidência de traição. Este é o delírio celotípico, sendo a opção correta na questão.Agora, vamos explicar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Delirante genealógico: Não é uma forma reconhecida de transtorno delirante. As formas mais comuns de transtornos delirantes não incluem especificamente um delírio relacionado a genealogia.

B - Delirante de perseguição: Embora seja um tipo comum de transtorno delirante, em que a pessoa acredita estar sendo perseguida, vigiada ou alvo de conspirações, ele não é o delírio celotípico, que está relacionado aos ciúmes.

D - Delirante de intervenção e de reformas: Esta forma envolve a crença de que a pessoa tem uma missão especial de reformar ou mudar a sociedade. É uma forma menos comum e não se relaciona ao conceito de ciúmes.

E - Delirante erótico: Conhecido como erotomania, é um tipo de delírio onde a pessoa acredita que outra pessoa, geralmente de status superior, está apaixonada por ela. Também não se relaciona ao delírio de ciúmes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

delírio celotípico é a principal caracteristica nos indivíduos que possuem a Síndrome de Otelo. Esta Síndrome é um transtorno do tipo delirante que se caracteriza pela presença de ciúme patológico e a crença de que o parceiro (a) está cometendo uma infidelidade. O nome dessa síndrome possui origem no protagonista da novela Otelo: o mouro de Veneza de Shakespeare, o qual sofre de ciúme doentio e incontrolável…

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

RESOLUÇÃO Nº 2.232, DE 17 DE JULHO DE 2019, Conselho Federal de MedicinaArt.

1º A recusa terapêutica é, nos termos da legislação vigente e na forma desta Resolução, um direito do paciente a ser respeitado pelo médico, desde que esse o informe dos riscos e das consequências previsíveis de sua decisão.

Art. 2º É assegurado ao paciente maior de idade, capaz, lúcido, orientado e consciente, no momento da decisão, o direito de recusa à terapêutica proposta em tratamento eletivo, de acordo com a legislação vigente.

Parágrafo único.

O médico, diante da recusa terapêutica do paciente, pode propor outro tratamento quando disponível.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A síndrome de Munchaüsen, também conhecida como transtorno factício, é um transtorno psicológico em que a pessoa simula sintomas ou força o aparecimento de doenças.

Pessoas com esse tipo de síndrome inventam repetidamente doenças e frequentemente vão de hospital em hospital em busca de tratamento.
A origem do nome vem do Barão de Munchaüsen, que viveu no século XVIII e era conhecido por inventar histórias fantásticas sobre a guerra e seus atos heroicos.

Quais são as causas da síndrome de Munchaüsen?Normalmente a causa da síndrome de Munchaüsen é a necessidade de atenção e simpatia da equipe médica – enfermeiros e médicos.Para alguns especialistas, as causas vão além da necessidade de atenção, ela pode estar relacionada com o prazer em enganar indivíduos considerados mais importantes e poderosos.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O psicodiagnóstico é um conjunto de técnicas, testes e procedimentos que visam chegar a uma conclusão sobre o estado psicológico de um paciente.

O psicodiagnóstico pode ter objetivos de prevenção, como identificar problemas precocemente, avaliar riscos e estimar a capacidade do paciente para enfrentar situações difíceis.

Algumas técnicas utilizadas no psicodiagnóstico são:
• Entrevistas
• Observação direta do comportamento
• Dinâmicas
• Testes psicológicos
• Tarefas experimentais
• Técnicas projetivas e expressivas

A sequência e distribuição dos testes na bateria de testes devem ser cuidadosamente consideradas, levando em conta o tempo necessário para a administração, o grau de dificuldade e as características específicas do paciente

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly