PS4 Flashcards
À propriedade declarada controlada para A.I.E. pelo Serviço de Sanidade Animal da respectiva UF será conferido certificado, por solicitação do interessado, renovado a cada 6 (seis) meses, após exame de todo o efetivo equídeo existente.
ERRADO
A cada 12 meses
Para manutenção da situação de propriedade controlada para A.I.E., todo o seu efetivo equídeo deverá ser submetido ao exame, no mínimo, uma vez a cada 6 (seis) meses e apresentar resultado negativo.
VERDADE
O médico veterinário responsável pela requisição do exame para diagnóstico da A.I.E deverá estar inscrito no órgão de defesa sanitária animal da respectiva UF.
ERRADO
O médico veterinário requisitante deverá estar inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária da respectiva UF.
A propriedade controlada perderá esta condição, quando houver descumprimento, dentre outras, da obrigação de manter atualizado o controle clínico e laboratorial dos equídeos alojados na propriedade, comunicar imediatamente, ao serviço veterinário oficial qualquer suspeita de A.I.E. e submeter o equídeo procedente de propriedade não controlada à quarentena, antes de incorporá-lo ao rebanho sob controle.
VERDADE
A contraprova deverá ser solicitada ao Serviço de Sanidade Animal da DFA da respectiva UF, no prazo máximo de 8 (oito) dias, contados a partir do recebimento da notificação do resultado e será efetuada em laboratório oficial, com amostra colhida pelo serviço oficial, para fins de perícia.
ERRADO
Primeira parte está correta, são 8 dias para solicitar ao SS, no entanto a contraprova (a partir da amostra original) será efetuada no laboratório que realizou o primeiro exame.
Em caso de reteste, será realizado em laboratório oficial, a partir de nova colheita de material de animal com resultado positivo.
A propriedade controlada deverá encaminhar ao Serviço de Sanidade Animal da respectiva UF, até o quinto dia útil do mês subsequente, relatório mensal de suas atividades.
CERTO
Todo produto biológico de origem equídea, para uso profilático ou terapêutico, deverá, obrigatoriamente, ser elaborado a partir de animal que apresente teste negativo para A.I.E.
ERRADO
De acordo com o art. 37 da IN 45/2004, não basta ser de animal com resultado negativo, obrigatoriamente deve ser elaborado a partir de animal procedente de propriedade controlada.
Para ingresso de equídeo no Território Nacional, será prescindível, sem prejuízo de outras exigências sanitárias, a apresentação de resultado negativo ao exame de A.I.E.
ERRADO
Imprescindível
Em caso de levantamento sorológico para controle de propriedade, poderá ser utilizado o formulário “Requisição e resultado para exame de Anemia Infecciosa Equina para fins de levantamento sorológico”, o qual não possui validade para trânsito.
CERTO
Para manutenção da situação de propriedade controlada para A.I.E., todo o seu efetivo equídeo deverá ser submetido ao exame, no mínimo, uma vez por ano e apresentar resultado negativo
ERRADO
Exames semestrais
O isolamento será permitido para animais portadores sempre que requerido pelo proprietário ao Serviço Veterinário Oficial, após ciência da Comissão Estadual de Prevenção e Controle da Anemia Infecciosa Equina (CECAIE) da respectiva UF.
ERRADO
Somente em áreas de alto risco
Detectado foco de A.I.E., deverá ser realizada, entre outras medidas, investigação epidemiológica de todos os animais que reagiram ou não ao teste de diagnóstico de A.I.E., incluindo histórico do trânsito.
ERRADO
Apenas os reagentes
Será lavrado termo de sacrifício sanitário, assinado pelo médico veterinário oficial, pelo proprietário do animal ou seu representante legal e, no mínimo, por duas testemunhas.
ERRADO
No mínimo uma testemunha
O isolamento será permitido para animais portadores sempre que requerido pelo proprietário ao Serviço Veterinário Oficial, após ciência da Comissão Estadual de Prevenção e Controle da Anemia Infecciosa Equina (CECAIE) da respectiva UF.
Conforme o parágrafo único do art. 24 da IN 45/2004, o isolamento somente será permitido para animais portadores localizados em área de alto risco, proposto pela CECAIE da respectiva UF.
Os equídeos destinados ao abate ficam dispensados da prova de diagnóstico para A.I.E. e o veículo transportador deverá ser lacrado na origem, com lacre numerado e identificado no documento oficial de trânsito pelo emitente do mesmo, sendo o lacre rompido no destino final, sob responsabilidade do SIF.
CERTO