LI3 Flashcards
Na Linha A, exame dos pés, deve-se lavar os mocotós sob o chuveiro, realizar o exame visual das patas e das superfícies periungueais e espaços interdigitais e marcar a cabeça no occipital com a chapa tipo 3 quando encontrar, eventualmente, lesões de febre aftosa.
ERRADO
A marcação é na carcaça (no peito- lado esquerdo)
Na linha F, ao proceder o exame do coração, deve-se examinar com um golpe vista o coração o pericárdio, antes mesmo de sua abertura, seguindo de incisão. Procede-se ao exame visual da superfície do coração (pericárdio), sob a água morna corrente a 38-40ºC, com vistas especialmente à pesquisa de cisticercose.
Errado
A superfície do coração avaliada é o epicárdio.
A combinação do baixo pH e da elevada temperatura destas carnes causa uma menor desnaturalização das proteínas miofibrilares nas carnes PSE.
ERRADO
MAIOR DESNATURAÇÃO!
A chapa tipo 5 deve ser numerada e aplicada na paleta direita da 1ª meia carcaça da rês inicial de cada lote.
ERRADO
PALETA ESQUERDA
O potencial de ação libera acetilcolina na fenda entre membrana do axônio e célula muscular provendo a entrada de íons sódio através do sarcolema no local da junção, gerando hiperpolarização ao longo da membrana.
ERRADO
DESPOLARIZAÇÃO
No exame da Linha I, deve-se examinar , esfoliando com a faca, os nodos-linfáticos pré-peitorais e pré-escapulares; estes, pela sua natural localização intermuscular, são deslocados para o exame, através de um corte previamente praticado na musculatura superficial da base do pescoço, pouco acima da articulação escapulo-humeral; dito corte deve ser limitado e os nodos-linfáticos depois de examinados devem ser repostos, sem excisões, no seu sítio original; evita-se, desta forma, desfigurar os “dianteiros”.
CERTO
As carcaças não apreendidas serão carimbadas com o carimbo Modelo 1, do RIISPOA, o qual deve existir obrigatoriamente no D.I.F., no coxão, no lombo (à altura da 1ª ou 2ª vértebra lombar), na ponta de agulha e na costela.
ERRADO
De acordo com a Apostila “Tecnologia de Carnes e Inspeção de Bovinos”: “3.14 - Carimbagem das Carcaças Reinspecionadas pelo D.I.F. 3.14.1 - Carcaças Não-Apreendidas: São carimbadas com o carimbo Modelo 1, do RIISPOA, o qual deve existir obrigatoriamente no D.I.F., no coxão, no lombo (à altura da 1ªa ou 2ª vértebra lombar); na ponta-de-agulha e na paleta
A água é o componente majoritário das carnes gordas e auxilia principalmente nas funções de transporte de nutrientes, hormônios e produtos metabólitos.
CARNES MAGRAS
Em abates realizados fora dos dias e horas das matanças normais, os exames podem ser feitos todos na mesa de inspeção de vísceras, passando-a e o equipamento de trabalho pelos cuidados de lavagem e esterilização.
CERTO
A chapa tipo 4 é numerada de 1 a 20, para identificação das carcaças das redes de matança de emergência.
CERTO
O pH da carne de suínos está entre 5,3 a 5,7 após 24 horas, enquanto que dos bovinos – após 48 horas do abate – permanece entre 5,6 a 5,8.
CERTO
Carne com pH acima de 6,0 apresentam-se escura, pois o consumo mitocondrial de oxigênio é alto e permanece assim por um período mais prolongado que nas carnes com pH mais baixo.
VERDADE
A capacidade de extensão e elasticidade diminuem rapidamente após o abate, de 2 a 3 horas, e, como consequência da menor concentração de ATP, diminui até desaparecer completamente, se instalando, então, o rigor mortis
VERDADE
A musculatura vermelha é mais resistente ao encurtamento pelo frio que a musculatura branca.
ERRADO
é mais suscetível
Com relação às vitaminas lipossolúveis, destaca-se a importância da carne como fonte de vitamina B, pois os alimentos de origem animal são as únicas fontes de vitamina B biologicamente ativa.
ERRADO
Vitamina A