LI2 Flashcards
Qualquer animal destinado à matança de emergência por ocasião do desembarque será obrigatoriamente marcado com tatuagem na região dorsal anterior esquerda com o número de ordem, seguindo-se barra e o número do lote.
ERRADO
será obrigatoriamente marcado com tatuagem na região dorsal anterior esquerda com o número do lote, seguindo-se barra e o número de ordem, repetido a cada lote
Será proibida a matança de suínos que não tenham permanecido pelo menos 8 horas em descanso, jejum e dieta hídrica, nas pocilgas de matança do estabelecimento. Este repouso, a juízo da Inspeção Federal, poderá ser dilatado até 24 horas no máximo, nos casos em que os animais provenham de zonas distantes ou tenham efetivado viagem acidentada.
VERDADE
A necropsia é feita por servidor competente do SIF, nos animais que chegam mortos ou que venham a morrer nas dependências do estabelecimento, caso apresentem lesões compatíveis com doença infectocongiosas, deverá ser submetido à avaliação de Auditor Fiscal Federal Agropecuário com formação em Medicina Veterinária.
ERRADO
É feita pelo Médico Veterinário, com o Auxílio de um ou mais auxiliares, nos animais que chegam mortos ou que venham a morrer nas dependências do estabelecimento, ou ainda naqueles sacrificados por incidência de doenças infectocontagiosas, bem como nos que apresentarem hipo ou hipertermia
o uso de faca especial será obrigatório visando principalmente evitar a secção de alças intestinais e a consequente contaminação fecal, favorecendo ainda a técnica e rapidez da operação.
VERDADE
é obrigatório
Sempre que possível, as pocilgas devem estar localizadas de maneira que os ventos predominantes não levem, em direção ao estabelecimento, poeiras e emanações.
ERRADO
as pocilgas DEVEM estar localizadas de maneira que os ventos predominantes não levem, em direção ao estabelecimento, poeiras e emanações.
A critério da Inspeção Federal poderão ser abatidos suínos que atendam ao programa de jejum e dieta hídrica efetuados nas granjas de criação.
VERDADE
Matança de emergência é o sacrifício dos animais que chegam ao estabelecimento em precárias condições de sanidade, impossibilitados de atingirem a sala de matança por seus próprios meios, bem como dos que forem retirados da pocilga de sequestro, após exame geral.
VERDADE
A inspeção “ante mortem” é atribuição do Médico Veterinário, sendo que o exame “post-mortem” deve ser realizado pelo mesmo Médico Veterinário que inspecionou os animais “in vivo”.
VERDADE
Será proibida a matança de suínos que não tenham permanecido pelo menos 12 horas em descanso, jejum e dieta hídrica, nas pocilgas de matança do estabelecimento. Este repouso, a juízo da Inspeção Federal, poderá ser dilatado até 24 horas no máximo, nos casos em que os animais provenham de zonas distantes ou tenham efetivado viagem acidentada.
ERRADO
Conforme a PORTARIA 711/1995, será proibida a matança de suínos que não tenham permanecido pelo menos 8 horas em descanso, jejum e dieta hídrica, nas pocilgas de matança…
O embarque de carcaças ou/e cortes resfriados, somente poderá ser realizado quando a temperatura na intimidade das massas musculares estiver entre 1°C e -1°C. A medição da temperatura deverá ser realizada no interior das câmaras de triagem, de forma a impedir o transporte de carnes que não satisfaçam a exigência em relação à temperatura
VERDADE