Processos Erosivos Flashcards
Resuminho 1
Estrutura Geológica do Brasil
Escudos Cristalinos: Contêm minerais metálicos, com destaque para: Serra de Carajás, Maciço do Urucu, Quadrilátero Ferrífero. (Nem todo escudo cristalino possui minerais metálicos, porém grande quantidade deles SÃO encontrados nos escudos).
Bacias sedimentares: Possuem combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral). Boa parte das reservas petrolíferas brasileiras se encontram na plataforma continental, no off-shore do mar.
A maior parte do território brasileiro se encontra sobre bacias sedimentares, que são áreas mais baixas do relevo, áreas em que também se encontram os principais rios do Brasil.
Classificação do Relevo Brasileiro
* Aroldo de Azevedo (1949): critério de cotas altimetricas (altura)
Dividiu o Brasil em planícies e planaltos.
Planícies: até 200 m
Planalto: acima de 200 m
4 planaltos e 4 planícies: Planalto das Guianas (NO), Planalto Central, Planalto Meridional (ao sul), Planalto Atlântico, Planície Costeira, Planície do Pampa, Planície do Pantanal e Planície Amazônica.
* Aziz Ab’ Saber (década de 1960): Critério morfoclimático (forma determinada por um agente externo, pelo clima)
Dividiu em 7 planaltos e 3 planícies.
Planícies: predomínio do processo de sedimentação (área que recebe depósito de sedimentos)
Planalto: predomínio do desgaste erosivo (até que sofre desgaste e fragmentação)
Mantém a Planície do Pantanal, da Amazônia e Costeira (embora mude o nome). Mantém o Planalto das Guianas e também o Central, subdividindo-a. Isso subdivisão também ocorre na parte nordeste.
- Jurandyr Ross (dec. de 1990)
Projeto RADAM Brasil (dec. de 1970) - Projeto RADAM: Plano de Integração Nacional (PIN, cujo lema era “integrar para não entregar”). Integrar e desenvolver a região amazônica para que não fosse perdida, porém antes era necessário conhecer as potencialidades econômicas daquela região.
- RADAM: Radar da Amazônia. Aviões equipados com máquinas fotográficas, para assim mapear a cartografia, o relevo, a geologia e a pedologia da Amazônia. Esse projeto acaba se estendendo para todo o território brasileiro.
- Introduziu o conceito de depressão
- Utilizou as classificações anteriores (unindo o conceito de cota altimétrica e de morfoclima com algumas adaptações).
- Dividiu o Brasil em 28 unidades de relevo
PLANALTOS: Superfícies com diferentes aspectos (chapadas, serras, colinas etc) com altitudes acima de 300 m e predomínio do desgaste erosivo
PLANÍCIES: Superfícies mais planas, com altitude de até 100 m, em que há predomínio do processo de sedimentação
DEPRESSÃO: Superfícies mais baixas que as áreas que o cercam, com altitudes entre 100 e 500 m. Existem depressões absolutas e depressões relativas.
- Absolutas: abaixo do nível do mar (não existem no Brasil, mas existem no Mar Morto e os Países Baixos).
RELEVO SUBMARINO (relacionadas à profundidade) Dividido em plataforma continental, talude, região pelágica e região abissal. - PLATAFORMA CONTINENTAL: Até 200 m de profundidade, em que há proveito das atividades econômicas, onde também apresenta maior biodiversidade e onde, por consequência, são formados os combustíveis fósseis (decomposição). O litoral brasileiro possui uma plataforma continental extensa devido ao movimento divergente das placas tectônicas sul-americana e africana. - MAR TERRITORIAL: 12 milhas náuticas (22,2 km) - LEI BRASILEIRA - ZONA ECONÔMICA ECLUSIVA: (ZEE), LEIS INTERNACIONAIS 200 milhas de distância do litoral (370,4 km). DIREITOS DE EXPLORAÇÃO EXCLUSIVA DA ATIVIDADE ECONÔMICA DAQUELE PAÍS, PODENDO CONCEDER PERMISSÃO A OUTROS AGENTES PARA EXPLORAREM ISSO. POR ISSO, HOUVE DESENTENDIMENTOS DEVIDO AO PRÉ-SAL
Resuminho 2
INTEMPERISMO / METEORIZAÇÃO - AÇÃO DO TEMPO SOBRE ROCHAS E MINERAIS, CAUSANDO ALTERAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS, CAUSADAS PELO CLIMA (AGENTES EXTERNOS). Desagregação das estruturas rochosas. Relaciona-se também à formação do solo.
ROchas sofrem uma ação que provoca ruptura, formando assim partículas menores, que evoluem p a arenização.
FRASE: Intemperismo consiste na alteração química e física das estruturas minerais promovendo a desagregação de partículas.
PRINCIPAIS AGENTES NATURAIS:
- Água (chuva), umidade do ar, neve…
- Vento
TIPOS: Intemperismo físico: desagregação mecânica das rochas sem mudança da composição química (variação da temperatura: ambientes desérticos). VENTO: Ar em movimento, carregando partículas q são arremessadas sobre as rochas, causando desagregação. ÁGUA CONGELADA: Expande o volume, promovendo desagregação de partículas.
- Químico: Transformações químicas (diferença de pressão, temp, contato com ar, água, etc). PRINCIPAL AGENTE: ÁGUA
_ Biológico: Matéria orgânica é responsável pela desagregação de partículas (minhcoa, raízes de plantas, excrementos… quantitativamente ocorre menos).
O INTEPERISMO DEPENDE DE FATORES CLIMÁTICOS, PORTANTO EM CADA LUGAR PREDOMINA UM TIPO DIFERENTE.
Zonas equatoriais - alto intemperismo químico e físico (princip. chuva)
Zona intertropicais - alto intemperismo (diferentes agentes)
Zonas temperadas - intemperismo médio
Zonas áridas - bastante intemperismo devido às grandes variações de temp.
Zonas polares - Intemperismo físico: água se expande ao congelar dentro das rochas, desagregando as rochas
PROCESSOS EROSIVOS: - Processo de desgaste: desgaste e transporte (percolação), sedimentando (acumulando) partículas no solo. (3 eventos principais)
1) METEORIZAÇÃO / INTEMPERISMO; 2)EROSÃO;3)TRANSPORTE / PERCOLAÇÃO (levadas em direção à bacia sedimentar); 4)DEPOSIÇÃO / SEDIMENTAÇÃO
- EROSÃO PLUVIAL: Desgaste promovido pela água da chuva. Níveis de desgaste (intensidade dessa erosão)
Erosão laminar (superficial), desgaste do solo (lixiviação), compromete a fertlidade do solo
Sulcos: retirada ds lâminas, continuidade da laminar (fissuras + finas)
Ravinamento (ravinas): fissuras, fendas abertas no solo em q já ocorre perda de nutrientes e matéria orgânica do solo
Voçorocamento: desgaste acelerado, alcança o lençol freático, é mt intenso
EROSÃO FLUVIAL: Desgaste causado pela água dos rios sobre os relevos, transformando o seu curso em vales + profundos do que o seu entorno. Desgaste é + intenso prox. a nascente
EROSÃO MARINHA: Falésias (paredões) e restigas, ocorre mt no RJ (deposição)
EROSÃO EÓLICA: Desgaste (taças, pinos de rochas, formas variadas, modelam as rochas)
Areia (CE), deposita sedimentos, areia, etc
As estruturas geológicas e as formas de relevo influenciam as atividades humanas, sejam nas áreas rurais como nas urbanas.
Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.
I - O conhecimento das características do relevo é fundamental para o planejamento das atividades humanas, com destaque para os locais adequados à construção de moradias, formas de uso e ocupação do solo, traçado de rodovias, dentre outras.
II - O relevo é resultante da ação conjunta de agentes internos ou endógenos, impulsionados por forças tectônicas e agentes externos ou exógenos, também chamados de modeladores do relevo.
III - O intemperismo é uma fase dos agentes externos que provoca a desagregação (intemperismo químico) e a decomposição (intemperismo físico), sendo que na segunda o fator principal é a variação da temperatura.
IV - Em relação à estrutura geológica o Brasil não dispõe dos dobramentos modernos, mas apresenta as bacias sedimentares que cobrem a maior parte da superfície do país e os escudos ou maciços antigos.
Todas as alternativas corretas estão em:
I, II e IV.
Arenização x Desertificação
Arenização: É semelhante à desertificação, no entanto ocorre devido a uma maior quantidade de areia no solo, ou seja, está relacionado à deposição de detritos areníticos. Geralmente ocorre alteração na dinâmica das chuvas.
Desertificação: Solo se torna pouco fértil, com dificuldade de infiltração da água devido ao solo ressequido. Pode ocorrer alteração na dinâmica de chuvas. As áreas de clima subúmido e semidesértico (semiárido) são mais suscetíveis a esse processo, que pode ser aumentado pela ação humana.
> Sarréu, em torno do deserto do Saara. As áreas de estepe viraram deserto. Houve uma desertificação dessas áreas.
> As atividades ligadas à desertificação das áreas do entorno da Caatinga foram a pecuária e a agricultura, interferindo nas gramíneas.
Qual a importância das matas ciliares para corpos d’água?
A mata ciliar previne/evita o assoreamento e a erosão do solo próximo às margens de corpos d’água, como rios.
O que são os Mares de Morros, exemplificados pela Serra da Mantiqueira (SP - MG - RJ)?
Os Mares de Morros fazem parte de um domínio morfoclimático com intenso processo de mamelonização, desenvolvendo assim uma área de rochas cristalinas, propensas à pluviosidade e à erosão pela ação da água.