Básico Flashcards
Determine se as informações abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
Regiões localizadas em altas latitudes recebem menor radiação solar no inverno, devido ao eixo de inclinação da terra. ( )
Regiões de baixa latitude possuem clima tropical. Recebem radiação solar o ano todo, sendo sua latitude de 0° a 30°. ( )
Regiões de média latitude possuem clima temperado. São regiões de influência das massas polares e equatoriais/tropicais. Sua latitude varia de 30° a 60°. ( )
Todas as alternativas são verdadeiras.
Identifique as descrições das projeções cartográficas e relacione-as com suas representações mais conhecidas.
1) Tal projeção cilíndrica prioriza a forma, contorno dos continentes, mas distorce suas extensões. Nesse sentido, é bastante utilizada para navegação.
2) Essa projeção ganha destaque entre os países periféricos, pois valoriza continentes subdesenvolvidos, como a América Latina e a África. Assim, o tamanho e extensão territorial é privilegiado, alterando o contorno continental.
1) Projeção de Mercator.
2) Projeção de Peters.
Diferencie as seguintes descrições referentes às formações rochosas, que são formadas por um ou mais minerais, e também de vidro vulcânico (mineraloides) e matéria orgânica.
1) São rochas formadas pelo resfriamento e solidificação de elementos endógenos, como o magma pastoso. Alguns de seus exemplares são: granito, basalto, diorito e andesito.
2) Possuem origem na transformação de outras rochas devido à pressão e à temperatura. Seus exemplares são: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada a partir da argila) e mármore (formada do calcário).
3) São formadas pela deposição de sedimentos e, posterior compressão destes.
1) Rochas magmáticas
2) Rochas metamórficas
3) Rochas sedimentares
Relacione as descrições com seus exemplos.
1) A colisão de duas placas é descrita como convergente, em que uma das placas mergulha sob a outra. Tal convergência pode transformar o relevo, no que se chama orogênese, a movimentação horizontal das placas tectônicas, responsável assim pela formação de cadeias montanhosas, os chamados dobramentos modernos. Essa convergência é de subducção, já que uma placa desce e a outra fica por cima dela.
2) As placas tectônicas divergentes afastam-se uma da outra. Uma nova litosfera (constituída por rochas e solo, compõe a estrutura superficial da Terra) é criada a partir desse afastamento.
3) As placas transformantes se deslocam lateralmente e, o atrito entre elas causa, periodicamente, grandes terremotos.
1) Placa sul-americana sobrepõe-se à de Nazca, formando a Cordilheira dos Andes.
2) Placas sul-americana e africana no Oceano Atlântico.
3) Falha de San Andreas, na costa da Califórnia e litoral oeste do México.
As placas oceânicas se movimentam e dão origem a estruturas e áreas na litosfera. Após o choque convergente entre tais placas, dois fenômenos ocorrem: o da subducção, em que a placa mais leve ascende, e o da obducção, em que parte dela “enruga”. Com essas informações, julgue como verdadeiro (V) ou falso (F) os itens a seguir:
As áreas de subducção formam os pontos mais profundos da Terra, como as fossas oceânicas.
As áreas de obducção formam pontos de maior altitude do planeta.
(V)
V
Sobre os fenômenos El Niño e La Niña, identifique como verdadeiro (V) ou falso (F) as seguintes proposições:
1) Tais fenômenos provocam alterações climáticas no planeta, principalmente na região oeste da América do Sul, por meio do Oceano Pacífico. O El Niño surge do aquecimento das águas oceânicas, enquanto o La Niña surge do resfriamento anômalo. ( )
2) O El Niño aquece as águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Tal fenômeno pode resultar, no caso do Brasil, no tempo seco para o Norte do país, enquanto o Sul tende a sofrer com tempestades. ( )
3) O El Niño provoca uma onda de umidade excessiva em todos os lugares, enquanto o La Niña é responsável pela seca extrema. ( )
- V
- V
- F
O El Niño e o La Niña são fenômenos que alteram as relações climáticas no mundo todo, mas principalmente na América do Sul. Nesse sentido, qual é a diferença entre eles?
O El Niño provoca o aquecimento das águas oceânicas (Oceano Pacífico Equatorial), causando um tempo seco. Já o La Niña ocorre com o resfriamento anômalo das águas superficiais do Oceano.
Brasil
Estrutura Geológica do Brasil
Escudos Cristalinos: Contêm minerais metálicos, com destaque para: Serra de Carajás, Maciço do Urucu, Quadrilátero Ferrífero. (Nem todo escudo cristalino possui minerais metálicos, porém grande quantidade deles SÃO encontrados nos escudos).
Bacias sedimentares: Possuem combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral). Boa parte das reservas petrolíferas brasileiras se encontram na plataforma continental, no off-shore do mar.
A maior parte do território brasileiro se encontra sobre bacias sedimentares, que são áreas mais baixas do relevo, áreas em que também se encontram os principais rios do Brasil.
Classificação do Relevo Brasileiro
* Aroldo de Azevedo (1949): critério de cotas altimetricas (altura)
Dividiu o Brasil em planícies e planaltos.
Planícies: até 200 m
Planalto: acima de 200 m
4 planaltos e 4 planícies: Planalto das Guianas (NO), Planalto Central, Planalto Meridional (ao sul), Planalto Atlântico, Planície Costeira, Planície do Pampa, Planície do Pantanal e Planície Amazônica.
* Aziz Ab’ Saber (década de 1960): Critério morfoclimático (forma determinada por um agente externo, pelo clima)
Dividiu em 7 planaltos e 3 planícies.
Planícies: predomínio do processo de sedimentação (área que recebe depósito de sedimentos)
Planalto: predomínio do desgaste erosivo (até que sofre desgaste e fragmentação)
Mantém a Planície do Pantanal, da Amazônia e Costeira (embora mude o nome). Mantém o Planalto das Guianas e também o Central, subdividindo-a. Isso subdivisão também ocorre na parte nordeste.
- Jurandyr Ross (dec. de 1990)
Projeto RADAM Brasil (dec. de 1970) - Projeto RADAM: Plano de Integração Nacional (PIN, cujo lema era “integrar para não entregar”). Integrar e desenvolver a região amazônica para que não fosse perdida, porém antes era necessário conhecer as potencialidades econômicas daquela região.
- RADAM: Radar da Amazônia. Aviões equipados com máquinas fotográficas, para assim mapear a cartografia, o relevo, a geologia e a pedologia da Amazônia. Esse projeto acaba se estendendo para todo o território brasileiro.
- Introduziu o conceito de depressão
- Utilizou as classificações anteriores (unindo o conceito de cota altimétrica e de morfoclima com algumas adaptações).
- Dividiu o Brasil em 28 unidades de relevo
PLANALTOS: Superfícies com diferentes aspectos (chapadas, serras, colinas etc) com altitudes acima de 300 m e predomínio do desgaste erosivo
PLANÍCIES: Superfícies mais planas, com altitude de até 100 m, em que há predomínio do processo de sedimentação
DEPRESSÃO: Superfícies mais baixas que as áreas que o cercam, com altitudes entre 100 e 500 m. Existem depressões absolutas e depressões relativas.
- Absolutas: abaixo do nível do mar (não existem no Brasil, mas existem no Mar Morto e os Países Baixos).
RELEVO SUBMARINO (relacionadas à profundidade) Dividido em plataforma continental, talude, região pelágica e região abissal. - PLATAFORMA CONTINENTAL: Até 200 m de profundidade, em que há proveito das atividades econômicas, onde também apresenta maior biodiversidade e onde, por consequência, são formados os combustíveis fósseis (decomposição). O litoral brasileiro possui uma plataforma continental extensa devido ao movimento divergente das placas tectônicas sul-americana e africana. - MAR TERRITORIAL: 12 milhas náuticas (22,2 km) - LEI BRASILEIRA - ZONA ECONÔMICA ECLUSIVA: (ZEE), LEIS INTERNACIONAIS 200 milhas de distância do litoral (370,4 km). DIREITOS DE EXPLORAÇÃO EXCLUSIVA DA ATIVIDADE ECONÔMICA DAQUELE PAÍS, PODENDO CONCEDER PERMISSÃO A OUTROS AGENTES PARA EXPLORAREM ISSO. POR ISSO, HOUVE DESENTENDIMENTOS DEVIDO AO PRÉ-SAL
Sobre correntes marítimas, identifique quais alternativas estão erradas e quais são seus erros.
a) Os navegadores portugueses percorriam a costa atlântica africana em sentido sul, contornando o Cabo da Boa Esperança em direção ao oceano Índico. Essa trajetória era beneficiada pela corrente fria de Benguela, a qual apresenta sentido favorável a essa rota.
b) As correntes equatoriais, de sentido oeste, e a corrente quente do Brasil, em sentido sul, levaram a rota das expedições portuguesas a alcançarem as terras tropicais do hoje território brasileiro.
c) A Corrente das Malvinas foi a responsável pelo desvio da rota inicial, estabelecida na expedição de Pedro Álvarez Cabral, e, por consequência, pelo descobrimento acidental do Brasil.
d) A rota estabelecida pelos anglo-saxões, responsáveis pela ocupação das colônias de povoamento da América do Norte, foi beneficiada pela Corrente do Golfo, a qual apresenta sentido favorável ao deslocamento da Europa para a América do Norte.
a) Incorreta, pois a corrente de Banguela tem sentido norte (N).
b) Correta.
c) Incorreta, pois a corrente das Malvinas tem sentido sul (S) e se encontra no extremo sul da América do Sul.
d) Incorreta, porque a corrente do Golfo tem sentido Golfo do México - Europa.
À respeito do fenômeno de ressurgência, que abaixa a temperatura da água do mar em determinados períodos do ano, ovento constante empurra as águas da superfície, que haviam sofrido insolação e, portanto, estavam aquecidas, para o oceano aberto. Origina-se, então, uma lacuna de água junto à costa, que é preenchida por águas profundas, bem mais frias, que sobem e atingem a superfície. A ascensão das águas frias é chamada de ressurgência. Qual é a consequência desse fenômeno numa esfera socio-econômica e biológica?
Áreas de ressurgência promovem a subida de sedimentos depositados no chão oceânico, esses sedimentos (que inclusive podem ter sofrido a ação de decompositores, tornando-se, portanto, compostos inorgânicos) podem servir como fonte de alimento para o fitoplâncton que, por conseguinte, é fonte de alimento para outros seres vivos. Esse fenômeno fomenta a biodiversidade no local.
Explique as diferenças do smog fotoquímico do smog industrial.
O smog fotoquimico é causado pela liberação de óxidos de nitrogênio por automóveis. Já o smog industrial, pela própria atividade industrial e temos a participação do enxofre, que também gera chuva ácida. Já a inversão térmica é um fenômeno natural que pode ser agravado pela ação antrópica. O que ocorre é que em dias frios o ar resfria e como a camada de ar frio é muito mais densa superior, a camada de ar quente não consegue subir e dispersar os poluentes (particular e/ou gases). Ademais, os gases mais comuns liberados pela indústria contém alto teor de enxofre e nitrogênio, enquanto hidrocarbonetos e monóxido de carbono são mais comuns para carros, uma vez que há combustão incompleta.