Clima Flashcards
Fatores que influenciam:
1) Quanto maior, menor a irradiação dos raios solares.
2) É o índice de reflexão solar de uma superfície. Varia de acordo com a cor do corpo. Uma montanha coberta de neve possui 90%, enquanto a do asfalto é de 5%, havendo assim maior retenção de calor no último, pois reflete menos do que uma montanha de neve, por exemplo.
3) Porções atmosféricas (bolsões de ar) que se instauram numa região, que adquirem a característica do clima local, levando as características do local onde se formou quando se desloca. São divididas em oceânicas, continentais, tropicais e equatoriais, temperadas e polares.
4) A amplitude térmica (diferença da temperatura máxima da temperatura mínima) é menor exatamente porque está próximo ao mar, cidade litorânea, com um clima mais ameno.
5) Pelo fato de estar mais distante do oceano, o clima é mais quente e a amplitude térmica é maior.
6) São massas de água que se deslocam pelo oceano por causa dos ventos e dos movimentos da Terra, devido à diferença de salinidade e de temperatura. Elas influenciam o clima, como exemplo no Golfo. Sendo quentes ou frias, sua presença afetam a umidade e a precipitação. Com correntes frias, diminui-se o calor na atmosfera, diminuindo a evaporação e as precipitações, direcionando ventos secos em direção ao continente. Isso acontece no deserto de Atacama no Chile.
7) Proteção do solo dos raios solares, diminuindo a incidência direta. Quanto maior a presença dela, maior será a umidade do ar sobre a floresta, pois há maior transpiração quando se retira umidade do solo pelas raízes.
8) Pode dificultar ou facilitar a circulação das massas de ar. Pode resultar também nas chuvas orográficas.
- Altitude e latitude
- Albedo
- Massas de ar
- Maritimidade
- Continentalidade
- Correntes marítimas
- Vegetação
- Relevo
Elementos do clima:
1) Intensidade de calor existente na atmosfera. Precisa de corpo para ser percebida.
2) Quantidade de vapor da água presente na atmosfera (termos absolutos: g/m cúbico) ou pelo percentual % de nível de saturação. Quanto maior, maior a probabilidade de chuva. Chuva é quando a nuvem atinge um ponto de saturação, precipitando.
- Temperatura
2. Umidade do ar
Sobre altitude e pressão atmosférica, relacione as características a seguir. Além disso, explique como os ventos são afetados pela pressão atmosférica.
1) Menor pressão atmosférica
2) Maior pressão atmosférica
+ TEMP, ( ) PRESSÃO ATMOSFÉRICA, AR - DENSO (mais leve).
Tem menor massa em determinado volume justamente porque está mais disperso, menos concentrado.
- TEMP, ( ) PRESSÃO ATMOSFÉRICA, AR + DENSO (menos leve).
1) Quanto maior a temperatura, mais dispersas estão as partículas do ar e menor é a pressão atmosférica. Se onde a temperatura é maior, a pressão atmosférica é menor, isso significa que o ar é mais leve e portanto tende a subir. Assim, esse ar quente cria um movimento de ar convergente, concentrando umidade e calor na atmosfera. Isso facilita a formação e o crescimento das nuvens. Assim, o ar quente desloca a umidade para cima, condensando esse vapor d’água e formando as nuvens e as chuvas.
2) Já os centros de alta pressão atmosférica geram um movimento de ar divergente, para fora do centro e também subsidente (de cima para baixo) fazendo com que o ar fique mais seco. A alta pressão faz o papel oposto da baixa pressão: seca o ar, diminui a nebulosidade e as condições para chuva.
Sobre os tipos de ventos, diferencie e caracterize:
1) Ventos Alísios
2) Ventos de Monções
- Sopram dos centros de alta pressão atmosférica para os de baixa, ou seja, dos trópicos para o Equador. Alta pressão sobre os trópicos e baixa
- Acontecem na Ásia e agem sobre continentes. Forma um centro de alta pressão atmosférica, soprando do Oceano Índico para o continente. Resulta em chuvas abundantes, grande umidade e pluviosidade que sai do Oceano, e por isso é bom para o cultivo do arroz. Ocorre no verão.
Monções de verão • baixa pressão no continente, alta pressão sob o oceano. Vento vai para o continente, levando umidade e gerando chuvas. No inverno é o contrário.
O El Niño é fruto do enfraquecimento dos ventos alísios, com o aquecimento anormal das águas do Pacífico Sul. Nome devido a ter sido percebido próximo do Natal.
La Niña, intensificação dos ventos alísios sobre a região, resfriando ainda mais a temperatura das águas do Pacífico Sul, enfraquecendo os ventos alísios?
Impactos deles no Brasil:
Norte: reduz as chuvas
El Niño:
Nordeste: secas
Sudeste: aumento moderado da temperatura
Centro-Oeste: porra nenhuma
Sul: intensifica as chuvas
Lá Niña:
Norte: aumento das chuvas
Nordeste: aumento das chuvas
Centro-Oeste: nada …
Sul: estiagem, diminuição da umidade
A chuva é quando a nuvem atinge um ponto de saturação, precipitando. Ela se divide em:
1) Chuva Convectiva
2) Chuva frontal
3) Chuva orográfica
Diferencie cada uma, explicando suas principais características.
1) São chuvas de verão, que ocorrem em dias de muito calor em que há bastante evaporação. Assim, nuvens do tipo Columbus e Nimbus são formadas, precipitando em um período muito curto de tempo. É comum no Centro-Oeste.
2) Possui uma intensidade moderada, porém duração mais longa. Resulta do encontro de duas massas de ar de temperaturas distintas, em que o ar frio desce e o ar quente sobe, com ventos e uma duração maior.
3) A chuva orográfica (ou de relevo) é aquela que sofre influência do relevo, em que a evaporação é mais concentrada em uma parte (geralmente litoral), deixando o interior mais seco. A parte litoral, então, é mais úmida, deixando uma parte com menos chuva e outra com mais devido à interferência do relevo.
Explique como agem os anticiclones e os ciclones, sendo que ambos dão origens a ventos, relacionando-os então com a pressão atmosférica.
As áreas de alta pressão são aquelas que dispersam ventos, sendo então chamadas de anticiclonais. Ocorrem em temperaturas frias.
As zonas de baixa pressão são receptoras de ventos, chamadas então de zonas ciclonais. Ocorrem em temperaturas quentes.
Sistemas de alta pressão não provocam o quê?
Eventos ciclônicos como tornados e furacões, uma vez que áreas de alta pressão afastam ventos úmidos, e as áreas de baixa pressão recebem os ventos.
Vento e ar
Sempre circula de uma área de alta pressão anticiclonal para uma de baixa pressão ciclonal.
Na atmosfera, temperatura alta indica pressão baixar já temperatura baixa indica pressão alta.
Por que o El Niño não é uma condição climática capaz de amenizar o aquecimento global, mas sim sofrer forte influência dele?
O El Niño é resultado do aquecimento anormal das águas do pacífico. Logo, é intensificado pelo aquecimento global e não reduz suas consequências, pelo contrário, as agrava. Geralmente, a ação do El Niño causa muitas chuvas no Sul e no Sudeste e seca no Nordeste.
Altas latitudes = baixas temperaturas
Baixas latitudes = altas temperaturas (de 0 a 90 graus)
Linha do Equador e trópicos
.