Pedologia Flashcards
A respeito dos tipos de solo, mencione as principais características relacionadas a cada um deles.
I) Argiloso
II) Arenoso
III) Humífero
I) Solo mais compactado com menor infiltração da água, com menor índice de evaporação.
II) Maior teor de areia, solo com drenagem mais intensa
III) Alto teor de húmus = matéria orgânica decomposta
Principais tipos de solo no território brasileiro. Some as alternativas corretas.
1) Latossolos - Solos profundos e bem drenados. Presente em paisagens em relevos mais planos, planaltos. Possuem elevado potencial de utilização e são solos com matéria orgânica e rochas decompostas, solos mais maduros.
3) Litossolos - Solos rasos que ocorrem em ambientes secos (intemperismo físico) , solo mais rochoso, horizonte O e A finos, próximos à rocha-mãe.
4) Solos Aluviais: Solos mais férteis que se formam a partir de sedimentos (fragmentos de rochas) oriundos de outros lugares e carregados pela ação das águas e dos ventos.
5) Solos eluviais: Formados pelo processo de decomposição da rocha-matriz, possuindo as mesmas características desta, portanto não são solos formados por desgaste.
6) Solo Massapê: Solo presente na região litorânea do Nordeste, solo muito fértil com grande quantidade de matéria orgânica. Possui coloração bem escura e é excelente para a prática da agricultura. Origina-se, principalmente, da decomposição do gnaisse.
8) Solo Terra Roxa: Solo bastante fértil, sendo o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas arenito-basáltico, ou seja, são ricas em minerais. Origina-se, assim, de um desgate vulcânico. Ocorre no Sul do Brasil.
9) Solos lateríticos: Encontrados principalmente nas regiões tropicais do mundo, são solos com alto teor de ferro e alumínio, e acabam criando crostas ferruginosas ao serem expostas as intempéries. Solos poucos férteis, encontrados principalmente na região central do Brasil, como o Cerrado. Podem ser corrigidos para corrigir o PH.
10) Solo tchernozion: Encontrado principalmente na Argentina e Ucrânia em regiões de planície. É muito fértil e bastante utilizado para o cultivo de trigo, solo com cor escura e grande concentração de matéria orgânica.
11) Solo Permafrost: Ocorre nas regiões polares, não é fértil.
12) Solo Loess: Possui coloração mais amarelado, bastante fértil, formado principalmente pelo processo eólico devido à sedimentação de partículas pelo ação do vento. Também são aluviais.
Todas as alternativas estão corretas
Qual a diferença entre desertificação e arenização, já que ambos são processos de degradação dos solos?
A desertificação do solo é resultado de um processo de evaporação intenso, ou seja, o processo de evaporação supera o de infiltração, tornando assim o solo ressecado e impróprio para uso. Típica de regiões semi-áridas e tropicais.
Já a arenização é resultado do processo de sedimentação mais intenso, acumulando então areia num solo já arenoso.
Sobre os processos erosivos do solo, caracterize os seguintes.
a. Lixiviação
b. Salinização
c. Laterização
d. Contaminação e poluição
a. Também chamada de erosão laminar, a lixiviação é resultado da lavagem excessiva da camada superficial do solo pela água das chuvas. Esse processo torna os solos mais ácidos o improdutivos, uma vez que vão perdendo nutrientes.
b. A salinização é promovida principalmente pela irrigação em excesso, acumulando então sais minerais após a evaporação da água. Esse acúmulo de sais minerais aumenta a salinidade do solo.
c. É a formação de uma camada de ferrugem no solo. A exposição do solo (desmatamento) acelera o processo de oxidação do solo, formando então uma camada ferruginosa que o torna impróprio para o uso.
d. A contaminação do solo ocorre tanto no ambiente rural quanto no urbano, em que há uso de produtos químicos que contaminam esse solo. Ex.: agrotóxicos, pesticidas, defensivos agrícolas no campo; já no ambiente urbano ocorre bastante nos aterros sanitários e lixões, que pode contaminar também o lençol freático.
Sobre as seguintes características dos tipos de solos encontrados no planeta, identifique-os.
1) Formado por sedimentos não consolidados, depositados pelo vento e pela ação fluvial.
2) Proveniente da decomposição do gnaisse e do calcário.
3) Existente em regiões de clima quente e úmido no verão e frio no inverno, apresenta coloração negra, com tapete vegetal coberto de gramíneas. Pode ser considerado ideal para o cultivo de cereais.
4) Resultante da decomposição do basalto e do diabásio; rico em argila e óxido de ferro. É considerado ideal para a plantação de café e soja.
- Solo Loess
- Solo Massapê
- Solo Tchernozion
- Solo Terra roxa