Processo Penal Flashcards
V ou F: as prisões cautelares são uma espécie de medida cautelar de natureza pessoal dentro do processo penal, não podendo servir como antecipação de pena, uma vez que seu único objetivo é impedir a ocorrência de dano.
V
as medidas cautelares no processo penal podem ser de que natureza?
REAL/PATRIMONIAL: recaem sobre os bens do acusado para impedir que este deles se defaça no curso do processo. Ex.: arresto, sequestro.
PROBATÓRIA: recaem sobre as provas. Ex.: depoimento antecipado de testemunha que está prestes a morrer.
PESSOAL: recaem sobre o próprio acusado. Ex.: prisões cautelares (preventiva, temporária e em flagrante), proibição de frequentar determinados lugares etc.
V ou F: o STF decidiu recentemente que é vedada a execução provisória de pena criminal
V! Logo, a única prisão possível de ser executada antes do trânsito em julgado é a de caráter cautelar
V ou F: a prisão cautelar pode ser utilizada como antecipação de pena
FALSO! A culpa só é formada após o trânsito em julgado, logo, é só aí que passa a existir a prisão-pena (princípio da presunção de inocência)
V ou F: não se aplica a liberdade provisória aos crimes inafiançáveis
FALSO! Aplica-se.
No que resulta a incidência do princípio da presunção de inocência nas prisões cautelares?
Implica no fato de que não se pode usar nenhuma prisão cautelar como antecipação de pena, pois até o trânsito em julgado, o sujeito é inocente.
V ou F: a despeito da aplicação do princípio da jurisdicionalidade, sempre caberá ao juiz a decretação das medidas cautelares
F! Em regra, cabe ao juiz decretar as medidas cautelares, à exceção da PRISÃO EM FLAGRANTE!!
(A lavratura do APF é feita pela autoridade policial, depois é que o juiz faz a análise de legalidade)
V ou F: o ordenamento jurídico brasileiro admite a prisão cautelar “ex lege”.
F!! A prisão cautelar “ex lege” é aquela em que o legislador já diz previamente em quais situações deve haver a prisão cautelar. Ela é VEDADA, pois o juiz no caso concreto é que tem que dizer se a medida é adequada ou não.
V ou F: para a aplicação da medida cautelar, o juiz deve se guiar pelo princípio da proporcionalidade, ou seja, pelos critérios de necessidade e adequação
V
explique o princípio da provisoriedade ou temporariedade aplicado às medidas cautelares
As medidas cautelares não podem ser eternas e o juiz pode revogá-las, cumulá-las se diversas da prisão, substituí-las etc.
Art. 282, §5º, CPP: O juiz poderá, de ofício ou a pedido das partes, revogar a medida cautelar ou substituí-la quando verificar a falta de motivo para que subsista, bem como voltar a decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem.
em quais hipóteses o CPP prevê que a busca pessoal independerá de mandato?
Art. 244, CPP: A busca pessoal INDEPENDERÁ de mandado, nos casos de:
1) prisão
2) quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida
3) ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito
4) ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar
V ou F: a gravidade em abstrato do crime justifica a prisão preventiva com base na garantia da ordem pública, representando, por si só, fundamento idôneo para a segregação cautelar do réu.
F! Art. 312, CPP: A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal.
V ou F: o STJ consolidou o entendimento de que não se pode decretar a prisão preventiva de autor de contravenção penal, mesmo que o fato tenha sido praticado no âmbito de violência doméstica e ainda que seja caso de descumprimento medida protetiva imposta.
V
qual medida cautelar é considerada precária e de natureza administrativa?
prisão em flagrante, uma vez que é realizada pela autoridade policial e não depende de autorização judicial para sua realização, sendo a ele submetida apenas a posteriori
quem incorre no flagrante próprio ou propriamente dito?
o indivíduo que está cometendo o fato criminoso ou que acaba de cometê-lo
quem incorre no flagrante impróprio ou quase flagrante?
“quem é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração”
OU SEJA: tem que haver perseguição!!!
no que consiste o flagrante ficto ou presumido?
Tem-se o denominado flagrante presumido se o agente é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. (aqui não há fuga!!!)
quais as 4 etapas da prisão em flagrante?
1- captura
2- condução
3- lavratura do APF (art. 310, CPP)
4- recolhimento ao cárcere
V ou F: infrator que se apresenta espontaneamente na delegacia não pode ser preso em flagrante
V - mas nada impede que o delegado represente pela sua prisão preventiva
quem pratica infração de menor potencial ofensivo e se recusa a comparecer ao Juizado após a lavratura do TCO pode ser preso em flagrante?
SIM
pessoa flagrada na posse de entorpecente para uso próprio (art. 28 da lei de drogas) pode ser presa em flagrante caso não se comprometa a comparecer ao juizado?
NÃO
menor de 18 pode ser preso em flagrante?
NÃO
V ou F: Presidente da República só pode ser preso em flagrante por crime inafiançável
F- Ele não está sujeito à prisão em flagrante, pois só pode ser preso pela prática de crime comum após sentença condenatória, nos termos do art. 86, § 3° da Constituição