PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Flashcards
Os princípios constitucionais, segundo Canotilho, podem ser de duas espécies:
* Princípios político-constitucionais:
representam decisões políticas fundamentais, conformadoras de nossa Constituição.
Preveem as características essenciais do Estado brasileiro.
Princípios jurídico-constitucionais: são princípios gerais referentes à ordem jurídica nacional, encontrando-se dispersos pelo texto constitucional.
os princípios do devido processo legal, do juiz natural e da legalidade.
Se uma questão disser que um determinado fundamento da RFB (por exemplo, a soberania) é um princípio fundamental, ela estará CORRETA ou ERRADA.
CRRETA
um objetivo fundamental da RFB (por exemplo, “construir uma sociedade livre, justa e solidária”), é um princípio fundamental, ela também estará CORRETA OU ERRADA?
CORRETO
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I- a soberania;
II- a cidadania;
III- a dignidade da pessoa humana;
IV- os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V- o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
FUNDAMENTOS DA RFB:
soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político.
A soberania é considerada um poder supremo e independente: supremo porque ………………………… independente porque, no plano internacional, não se subordina à vontade de outros Estados.
não está limitado a nenhum outro poder na ordem interna;
A soberania guarda correlação direta com o princípio da ………………….., que é um dos princípios adotados pela República Federativa do Brasil em suas relações internacionais (art. 4º, V, CF/88).
- igualdade entre os Estados
A cidadania, por sua vez, é simultaneamente um ………… fundamental das pessoas;
objeto e um direito
A dignidade da pessoa humana consiste no valor-fonte do ordenamento jurídico. Trata-se de princípio que coloca o ser humano como a preocupação central para o Estado brasileiro:
a proteção às pessoas deve ser vista como um fim em si mesmo.
A dignidade da pessoa humana, princípio fundamental da República Federativa do Brasil, promove o direito à vida digna em sociedade, em prol do bem comum, fazendo prevalecer o interesse coletivo em detrimento do direito individual.
CERTO ou ERRADO?
ERRADO
Esse princípio coloca o indivíduo (o ser humano) como a preocupação central do Estado.
O STF considerou legítima a união homoafetiva como entidade familiar, em razão do princípio da ……………………………………… e do direito à busca pela felicidade.
dignidade da pessoa humana
O STF considera que não ofende o direito à vida e a dignidade da pessoa humana a pesquisa com células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização “in vitro” e não utilizados neste procedimento.
O STF entende que não é possível, por violar o princípio da dignidade da pessoa humana, a submissão compulsória do pai ao exame de DNA na ação de …………………………
investigação de paternidade
Forma de estado diz respeito à maneira pela qual o poder está territorialmente ………………….;
repartido
Forma de estado um Estado poderá ser ……………… (quando o poder está territorialmente centralizado) ou ………………… (quando o poder está territorialmente descentralizado).
- unitário
- federal
Os entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) são pessoas jurídicas de direito público que mantêm entre si um vínculo ……………….
indissolúvel
O Estado federal, segundo a doutrina, apresenta duas características:
autonomia e participação.
A autonomia traduz-se na possibilidade de os Estados e Municípios terem sua própria estrutura governamental e competências, …………… daquelas da União.
distintas
A participação, por sua vez, consiste em dar aos Estados a possibilidade de interferir na ………………… Ela é garantida, em nosso ordenamento jurídico, pelo ………………….., órgão legislativo que representa os Estados.
- formação das leis
- Senado
Cabe destacar que autonomia difere de soberania. No Brasil, apenas a República Federativa do Brasil (RFB) é considerada ………………..
soberana
Para fins de direito internacional; só ……………….. possui personalidade internacional.
a Federação
A União é quem representa a RFB no plano internacional (art. 21, inciso I), mas possui apenas ……………… , jamais ………………..
- autonomia
- soberania
Federalismo brasileiro passou a ser considerado um federalismo de ……………: temos uma federação composta por União, Estados e Municípios.
terceiro grau
União, os Estados-membros e os Municípios, todos igualmente autônomos, têm o mesmo status hierárquico, recebendo tratamento jurídico isonômico.
certo
A federação brasileira tem como característica ser resultado de um movimento centrífugo, ou seja, formou-se por …………………….
segregação
Outra característica de nosso federalismo é que ele é cooperativo.
CERTO OU ERRADO
CERTO
São características da República o caráter eletivo, representativo e transitório dos detentores do poder político e responsabilidade dos governantes. CERTO OU ERRADO
CERTO
O CARÁTER ELETIVO é uma das caracteristicas da……………..
república
além do carater eletivo a república possui também caracteristica………………..
representativo e transitório
A República é que ela é fundada na igualdade formal das pessoas. Nessa forma de governo, é intolerável a ………………., sendo todos formalmente iguais, ou seja, …………………………….
- discriminação
- iguais perante o Direito
c) O regime político adotado pelo Brasil é a democracia, o que fica claro quando o art. 1º, caput, da CF/88 dispõe que a República Federativa do Brasil se constitui um Estado ………………….
democrático de direito
Hoje, vive-se o momento do Estado Constitucional, que é, ao mesmo tempo, um Estado de ……………….. e um Estado …………………….
Direito
democrático
a expressão “Estado Democrático de Direito” implica na garantia de uma sociedade pluralista, em que todas as pessoas se submetem às leis e ao …………….., que, por sua vez, são criados pelo povo, por meio de seus representantes.
Direito
O princípio democrático é reforçado pelo parágrafo único do art.1º da Constituição Federal. Segundo esse dispositivo, todo o poder emana do ……………., que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente” nos termos da Constituição.”
povo
São formas de participação direta do povo na vida política do Brasil o …………………… de leis e ação popular. Esses mecanismos são o que a doutrina chama “institutos da democracia semidireta”.
plebiscito, o referendo, a iniciativa popular
o ……………… é convocado antes da criação da norma (ato legislativo ou administrativo) para que os cidadãos, por meio do voto, aprovem ou não a questão que lhes foi submetida.
plebiscito
o ………….. é convocado após a edição da norma, devendo esta ser ratificada pelos cidadãos para ter validade.
referendo
Princípio da constitucionalidade: exprime, em primeiro lugar, que o Estado Democrático de Direito se funda na legitimidade de uma Constituição …………….., emanada da vontade popular, que, dotada de supremacia, vincule todos os poderes e os atos deles provenientes, com as garantias de atuação livre de regras da jurisdição constitucional;
rígida
Princípio democrático: há de constituir uma democracia representativa e …………., pluralista, e que seja a garantia geral da vigência e eficácia dos direitos ………………….. (art. 1º);
- participativa
- fundamentais
Sistema de direitos fundamentais: compreende os individuais, coletivos sociais e ………….. (títulos II, VII e VIII da CF/88);
culturais
Princípio da justiça social: referido no art. 170, caput, da CF/88, e no art. 193, como princípio da ordem ………………… e da ordem social.
econômica
LER-A Constituição não prometeu uma transição para o socialismo mediante a realização da democracia econômica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa, como o faz a Constituição de Portugal, mas com certeza ela se abre também, timidamente, para a realização da democracia social e cultural, sem avançar significativamente rumo à democracia econômica;
A democracia brasileira é SEMIDIRETA, ou representativa, haja vista que o poder popular se expressa por meio de representantes eleitos, que recebem mandato para a elaboração das ………………………………….
leis e a fiscalização dos atos estatais
princípios do Estado Democrático de Direito:
- Princípio da igualdade (art. 5º, caput, e I);
- Princípios da divisão de poderes (art. 2º) e da independência do juiz (art. 95);
- Princípio da legalidade (art. 5º, II); e
- Princípio da segurança jurídica (art. 5º, XXXVI a LXXIII)
A separação de poderes é um princípio cujo objetivo é evitar …………… e o desrespeito aos direitos fundamentais
arbitrariedades
a separação de poderes é verdadeira técnica de limitação do ………………
poder estataL
Com efeito, o poder político é ……….., indivisível; assim, o que pode ser objeto de separação são as funções estatais (e não o poder político).
uno
o poder político é uno, indivisível; assim, o poder político pode ser objeto de separação. CERTO OU ERRADO?
ERRADO
o que pode ser objeto de separação são as funções estatais (e não o poder político).