ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Flashcards
A Constituição Federal estabelece, logo em seu art. 2º, que são poderes da União, independentes e harmônicos entre si:
o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
Sobre função política e função administrativa
…………….:É aquela que diz respeito à elaboração de políticas públicas e ao estabelecimento de diretrizes governamentais.
A função política
Sobre função política e função administrativa
…está relacionada à execução dos serviços públicos e à implementação das políticas públicas.
A função administrativa
LER- Em relação às políticas públicas, é importante ressaltar que a Emenda Constitucional nº 109/21 incluiu o § 16 no art. 37 da CF/88, que possui a seguinte redação:
§ 16. Os órgãos e entidades da administração pública, individual ou conjuntamente, devem realizar avaliação das políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados, na forma da lei.
( A fim de se mostrar a efetividade e o resultado das ações governamentais em prol da sociedade.)
Administração Pública em sentido amplo: abrange………….
os órgãos que exercem função política e os órgãos e entidades que exercem funções administrativas.
Administração Pública em sentido estrito: abrange apenas os …………………
órgãos e entidades que
exercem funções administrativas.
Administração Pública em sentido subjetivo: tem como foco os ………………………
sujeitos que integram a Administração Pública
Quem são os sujeitos que
integram a Administração Pública?
órgãos públicos (que integram a chamada Administração direta) e as entidades da Administração indireta (autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas públicas).
Administração Pública em sentido objetivo: tem como foco as ……………… relacionadas à função administrativa.
atividades
Qual função desempenhada pela Administração Pública em sentido objetivo?
o fomento (estímulo à iniciativa privada), a polícia administrativa (atividade de restrições aos direitos individuais), o serviço público (atividades destinadas a satisfazer as necessidades da coletividade) e a intervenção (regulação e fiscalização estatal sobre as atividades econômicas).
O Estado exerce suas tarefas administrativas de duas formas diferentes:
i) centralizadamente; ou
ii) descentralizadamente.
Quando o Estado atua de forma…………… , ele não delega competência a nenhuma outra entidade.
centralizada
Por exemplo, uma das competências administrativas da União é assegurar a defesa nacional (art. 21, III). A União não atribuiu essa competência a nenhuma outra pessoa; é ela mesma quem exerce essa competência por meio do Ministério da Defesa.
Os ………………… são entes despersonalizados: eles não possuem personalidade …………………….
- órgãos públicos
- jurídica própria
A ………………. pode ser conceituada como o conjunto de órgãos que integram os entes políticos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e que têm a competência para exercer as tarefas administrativas do ………………, de forma ……………….
- Administração Direta
- Estado
- centralizada
quando o Estado atua de forma ……………, ele atribui a outra pessoa a competência para realizar determinada tarefa administrativa.
descentralizada
Entidades com personalidade jurídica própria são responsáveis por executar atividades administrativas específicas. Essas entidades compõem o que denominamos ………………
Administração Indireta
Segundo a CF/88, a ……………………… é composta pelas autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.
Administração indireta
………são pessoas jurídicas de direito público que exercem atividade típica da administração pública. Ex: INSS, IBAMA, BACEN, ANATEL, ANVISA. São criadas por lei.
Autarquias:
………………existem fundações públicas com personalidade jurídica de direito público (equiparadas às autarquias) e fundações públicas com personalidade jurídica de direito privado.
Fundações Públicas:
As ………………… são também chamadas de fundações autárquicas e, por serem equiparadas às autarquias, devem ser criadas por lei. Já as fundações ………………………. têm sua criação autorizada por lei. Ex: FUNAI e FUNASA.
fundações públicas de direito público
fundações públicas de direito privado
………………..são pessoas jurídicas de direito privado que, em regra, exploram atividades econômicas. Dizemos “em regra” porque existem empresas públicas que prestam serviços públicos. Nas empresas públicas, o capital social é ……………….. Ex: Caixa Econômica Federal (CEF) e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A criação de empresas públicas é autorizada ……………
- Empresas Públicas:
- 100% público
- por lei
são pessoas jurídicas de direito privado que, em regra, exploram atividades econômicas. Também existem sociedades de economia mista que prestam serviços públicos. Diferem, em essência, das empresas públicas pelos seguintes motivos: i) são constituídas sob a forma de sociedade anônima (as empresas públicas podem assumir qualquer forma jurídica); ii) a maioria das ações com direito a voto é do Estado, mas não há obrigatoriedade de que todo o capital social seja público. Ex: Banco do Brasil e Petrobrás. A criação de sociedades de economia mista é autorizada por lei.
Sociedades de economia mista:
LER- A descentralização envolve, sempre, mais de uma pessoa jurídica. A desconcentração, ao contrário, é uma técnica administrativa de distribuição de competências dentro de uma única pessoa jurídica.
Por exemplo, dentro da Receita Federal do Brasil (RFB), são criadas várias Delegacias e Superintendências Regionais. Ou, ainda, dentro da União, são criados vários Ministérios, cada um com uma competência própria (Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde, etc.)
A descentralização consiste na transferência da …………………. a pessoas jurídicas criadas para executarem as mesmas.
titularidade de determinadas atividades
XIX - somente por ………………. poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à ……………………, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;
lei específica
lei Complementar
XX - depende de autorização ………………., em cada caso, a criação de subsidiárias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada;
legislativa
Observa-se que as autarquias só podem ser criadas por ………………
lei específica
As sociedades de economia mista e empresas públicas precisam de ………………………… Essas entidades são pessoas jurídicas de direito privado, que poderão tanto prestar serviços públicos quanto ………………………
- autorização em lei para serem criadas
- explorar atividades econômicas
As ……………………. tanto poderão ser criadas quanto ter sua criação autorizada por lei. No primeiro caso, terão personalidade jurídica de direito público, sendo uma espécie de autarquia (fundações autárquicas). No segundo, terão personalidade …………………… Em ambos os casos, contudo, caberá à lei complementar definir as áreas de sua atuação.
fundações públicas
jurídica de direito privado
LER- No que se refere ao art. 37, XX, da CF, observa-se que depende de autorização legislativa, em cada caso, a criação de subsidiárias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participação de qualquer uma delas em empresa privada. Não há necessidade de aprovação do Poder Executivo, uma vez que a autorização se dá por lei, conforme o texto constitucional.
O Regime Jurídico da Administração é o conjunto de ………………….. às quais se submete a Administração Pública, o que engloba o regime de direito público e o regime de direito privado.
normas (princípios e regras)
Um exemplo de situação em que a Administração está envolvida em uma relação horizontal é quando ela celebra um contrato de aluguel com um particular.
a Administração Pública, em suas relações, pode atuar com supremacia perante os particulares (…………………..) ou em pé de igualdade com eles (…………………….).
- **relação vertical
- relação horizontal**
O Regime …………………….., por sua vez, é o regime de direito público ao qual se submete a Administração Pública.
jurídico-administrativo