PRIM Flashcards
Qual é o principal objetivo do PRIM ?
Gerar cenários que possibilitem a compatibilização entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento de atividades socioeconômicas.
Como o PRIM se relaciona com a legislação ambiental brasileira, como o Código Florestal?
Ele se relaciona com o Código Florestal por ser uma ferramenta que auxilia na implementação prática do código, buscando reduzir os impactos de atividades como infraestrutura viária, hidrelétricas, mineração e exploração de petróleo e gás sobre a biodiversidade.
Quem são os principais públicos-alvo do PRIM?
O PRIM se destina a órgãos ambientais, entidades reguladoras, empreendedores, pesquisadores e consultores.
A premissa central do PRIM é a hierarquia de mitigação de impacto. Descreva e explique a importância da ordem das etapas.
Evitar, mitigar e compensar. A ordem é importante pois prioriza a prevenção de impactos como a melhor estratégia.
Evitar: Busca direcionar os empreendimentos para áreas onde os impactos sobre a biodiversidade serão mínimos ou inexistentes.
Mitigar: Caso a atividade em área sensível seja inevitável, busca-se minimizar os impactos residuais através de medidas específicas.
Compensar: Quando os impactos não podem ser evitados ou totalmente mitigados, busca-se compensar os danos em outras áreas, com o objetivo de garantir a manutenção da biodiversidade.
Diferencie os conceitos de “evitar” e “mitigar” no contexto do PRIM. Se possivel, exemplifique.
Evitar: Implica em não realizar a ação impactante em áreas de alta sensibilidade, buscando alternativas locacionais para o empreendimento. Exemplo: No caso de uma rodovia, a etapa de evitar pode significar a alteração do traçado para que a via não atravesse uma área de mata nativa.
○
Mitigar: Envolve a implementação de medidas para reduzir a intensidade dos impactos quando a atividade em área sensível é inevitável. Exemplo: Construção de passagens de fauna sob a rodovia para permitir a movimentação segura dos animais e reduzir o risco de atropelamentos.
O que entende-se por “perda líquidia de biodiversidade” no contexto do PRIM?
É a perda dos componentes da biodiversidade no ambito nacional. O objetivo da compensação ambiental é evitar que isso ocorra.
O que são impactos residuais?
Qual estratégia o PRIM prevê para mitiga-los?
São aqueles que não puderam ser evitados ou mitigados com a execução do empreendimento. As medidas de compensação ambiental são a alternativa de mitigação nesse caso.
Como o PRIM contribui para a escolha de áreas para a compensação?
Através dos Agrupamentos Hierárquicos Aglomerativos que identificam áreas com similaridade na composição de alvos de conservação. Essa similaridade garante que a compensação seja direcionada para áreas que realmente contribuam para a manutenção da biodiversidade impactada pelo empreendimento.
Os principais produtos gerados pelo PRIM são:
Mapa de Sensibilidade da Biodiversidade
Mapa de Exposição aos Impactos
Mapa de Compatibilidade
Mapa de Compensação Ambiental
O que são os mapas de compatibilidade?
Combina os mapas de sensibilidade dos elementos da biodiversidade e o de exposição aos impactos, indicando as áreas onde a compatibilidade entre a conservação da biodiversidade e a atividade socioeconômica é maior ou menor.
Áreas de maior compatbilidade são as que apresentam menor sensibilidade e maior exposição aos impactos.
Como o PRIM pode ser utilizado para fortalecer a gestão de Unidades de Conservação?
O PRIM contribui para a gestão de UCs ao:
○ Avaliar a sensibilidade da biodiversidade dentro e no entorno das UCs.
○ Identificar as principais ameaças à biodiversidade nas UCs.
○ Mapear as áreas mais vulneráveis aos impactos dentro das UCs.
○ Orientar a elaboração de planos de manejo para as UCs.
○ Definir prioridades para ações de conservação nas UCs.
○ Monitorar os impactos de atividades no entorno das UCs.
O que é apresentado como principal desafio na elaboração dos PRIMs? Do que se trata?
São as lacunas de conhecimento, informações que poderiam aprimorar a ferramenta, mas que ainda não estão disponíveis, completas ou atualizadas.