Pré e Pós Operatório Flashcards
O que é REMIT?
REMIT é a resposta fisiológica ao trauma cirúrgico, com objetivo de reparar lesão e restaurar homeostase. É resultante de interações coordenadas entre as vias metabólicas, endócrinas e imunológicas., afim de fornecer nutrientes necessários ao reparo tecidual e conservar o volume intravascular.
Qual é a relação glicose-Na na REMIT?
A glicose tem um poder osmótico, aumento assim o volume intravascular e reduzindo o valor sérico de Na. Existe até uma fórmula para corrigir o sódio sérico, a depender do valor da glicose, vocês se lembram? Sódio corrigido = sódio medido + [1,6 x (glicose : 100)]
Quais são os fatores que interferem de forma negativa no fechamento de fístulas do TGI?
- Trajeto < 2 cm
- Múltiplos trajetos
- Fístulas internas associadas
- Fístula terminal
- Origem (duodeno lateral, estômago e íleo)
- Estado nutricional ruim
- Infecção local e/ou abscesso
- Epitelização do trajeto fistuloso
- Alto débito
- Obstrução a jusante (distal)
Dentre as estratégias para redução do uso de hemocomponentes no intraoperatório temos:
A autotransfusão por meio de um equipamentos como o CELL SAVER são muito eficazes e diminuem a necessidade de transfusão. Esse aparelho recupera o sangue perdido no intraoperatório e pode ser auto-transfundido ao próprio paciente.
Quais são as fases de cicatrização e células predominantes em cada uma?
O processo de cicatrização é caracterizado pela substituição do tecido original por um diferente. É dividido em três fases:
- Inflamatória: o primeiro evento a ocorrer é a hemostasia, que se inicia imediatamente após a lesão e até o 7º dia. Nos dois primeiros dias, há predomínio de neutrófilos e depois de macrófagos.
- Proliferativa: ocorre do 4º ao 21º dia. Há substituição da matriz de fibrina pelo tecido de granulação e epitelização. Há predomínio de fibroblastos.
- Maturação (reparativa ou remodelação): estende-se do 21º dia até 1 ano após a lesão. Ocorre retração cicatricial, a qual depende da ação dos miofibroblastos e de remodelação do colágeno
Mudanças hormonais no REMIT:
Sabe-se que no estado pós-operatório o paciente vai apresentar uma resposta endócrina metabólica imunológica ao trauma (REMIT), onde, através do metabolismo intermediário, há disponibilização de glicose, água e oxigênio ao organismo. Neste processo, ocorre estímulo para liberação de ACTH pela adrenal, através das citocinas inflamatórias liberadas no processo traumático cirúrgico, havendo estímulo à produção de cortisol que age estimulando as catecolaminas. Além disso, há redução da secreção de insulina e aumento dos hormônios contrainsulínicos, como o glucagon. Portanto, há aumento do glucagon, ACTH e cortisol, bem como redução da insulina, culminando em uma elevação glicêmica neste período.
O teste ergométrico convencional apresenta boa acurácia em relação aos outros testes associados à imagem?
Nope.