Bases de Cirurgia e Procedimentos Flashcards
Qual é a conduta em apendicite aguda complicada com abcesso pélvico?
É recomendada a conduta inicial não operatória, com antibioticoterapia e punção percutânea com drenagem do abcesso. A aspiração guiada por imagem, com posicionamento do dreno tipo “pig tail”, é a conduta mais adotada para drenagem de coleções abdominais na prática.
Paciente submetido à esofagectomia por câncer esofágico, a técnica em que a reconstrução do trânsito apresenta uma anastomose intratorácica do tubo gástrico, com o esôfago remanescente, é denominada?
Ivor Lewis.
Instrumentos da Diérese:
A diérese é o tempo cirúrgico relacionada à separação de planos e tecidos, sendo as tesouras e bisturis os principais instrumentos dessa fase cirúrgica.
Instrumentos da Hemoatasia:
As pinças hemostáticas são utilizadas no pinçamento de vasos e possuem ranhuras mais delicadas de forma a não lesarem estruturas vasculares. São pinças hemostáticas a de Kelly, Halsted, Crile, Rochester, Satinsky e Bulldog. A pinça de Backaus é uma pinça de ponta pontiaguda utilizada na fixação dos campos cirúrgicos.
Como é realizada a cantoplastia?
O Caderno de Atenção Básica n. 30, sobre Procedimentos, traz um passo a passo do procedimento de cantoplastia. O passo a passo é o seguinte:
1. Explique o procedimento ao paciente e obtenha autorização.
2. Examine a unha que será tratada e o tecido de granulação circunscrito.
3. Realiza-se o bloqueio digital com lidocaína sem vasoconstritor, pois o procedimento é extremamente doloroso.
4. Procede-se à limpeza do dedo com sabão e água, degermação com povidine ou clorexidine.
5. Inicia-se o procedimento propriamente dito com a introdução de uma tentacânula, ou instrumental semelhante, a mais ou menos 3 mm da margem lateral, longitudinalmente até a matriz. Descola-se o leito ungueal, provocando avulsão parcial do segmento que está encravado.
6. Resseca-se esse segmento da unha com uma tesoura reta, ou lâmina de bisturi, até a base da unha, juntamente com a matriz.
7. Em seguida, corta-se em elipse o tecido de granulação e pode-se realizar a curetagem do leito. Se não houver infecção associada, pode-se retirar uma elipse de pele e tecido subcutâneo da borda com tecido de granulação, suturando-se após com nylon, propiciando cicatrização por primeira intenção.
8. Lavar o ferimento com soro fisiológico
9. Curativo com gaze
Sequência de sutura:
Antissepsia com clorexedine aquoso; colocação de campo estéril; anestesia local; limpeza e exploração da ferida; sutura com pontos alternados.
Sinais e sintomas de Diverticulite?
Quadro típico de DIVERTICULITE AGUDA = APENDICITE À ESQUERDA (Dor hipogástrica que progride para fossa ilíaca esquerda) + VÔMITOS + HISTÓRICO DE CONSTIPAÇÃO (alteração do hábito intestinal) + LEUCOCITOSE, que evoluiu com piora do quadro e sepse. Geralmente pode ser acompanhado de náusea, hiporexia, febre e queda do estado geral.
O método mais adequado de fechamento da parede abdominal quando de uma cavidade grosseiramente contaminada é fechar?
O contexto é de reabordagem com infecção de sítio cirúrgico com contaminação grosseira da cavidade abdominal. Neste caso, é preconizado o fechamento da aponeurose com fechamento de pele por segunda intenção ou fechamento tardio.
A dimensão dos trocateres e o seu posicionamento correto no abdômen para realização da apendicectomia videolaparoscópica no adulto é?
Para a realização de cirurgias videolaparoscópicas, é necessária a colocação de trocateres no abdome, que são instrumentos perfuro-cortantes que permitem a inserção de pinças endoscópicas e ópticas. Os trocateres estão disponíveis em diversos tamanhos. Na apendicectomia, o acesso ao abdome se dá através da colocação de 03 trocateres: um umbilical, de 5 a 12mm, por onde é introduzido o laparoscópio, que vai permitir a visualização direta da introdução dos outros 2 portais. O segundo é colocado na fossa ilíaca esquerda, geralmente de 12mm, por onde vai passar o grampeador cirúrgico, e o terceiro na região suprapúbica, de 5 mm.
A idade do doador é um fator importante, que influencia na sobrevida do enxerto?
Sim.
Os valores alterados de glicemia, amilase e lipase são contraindicações absolutas para doação pancreática?
Não.
Os valores alterados de glicemia, amilase e lipase são contraindicações absolutas para doação pancreática?
Não.
Os indivíduos com IMC > 30 não estão aptos para a doação?
Sim.
Dentre os fios abaixo, qual o ideal para realizar uma enterorrafia
A enterorrafia consiste em realizar a sutura de extremidades de uma ferida no intestino. O fio Prolene (3.0) é amplamente indicado para este procedimento.