POSICOES CIRURGICAS Flashcards
Indicada para indução anestésica geral e acesso as cavidades maiores do corpo. O paciente fica deitado sobre o dorso, braços em posição anatômica e pernas levemente afastadas. As palmas das mãos voltadas para o corpo. A posição da cabeça deve manter as vértebras cervicais, torácicas e lombares numa linha reta. Os quadris paralelos. As pernas ficam paralelas e descruzadas para prevenir traumas , atrito e comprometimento circulatório e nervoso.
Decúbito dorsal
Indicadas para cirurgias da região dorsal, lombar, sacrococcígea e occipital. Algumas observações são importantes, como as necessidades de expansão pulmonar, liberação das mamas no sexo feminino e uso de coxins e travesseiros e cabeça deve estar lateralizada e braços no suporte.
Decúbito ventral
Indicado para toracotomias e cirurgias renais. O paciente sobre o lado não afetado, oferecendo acesso a parte superior do tórax, na região dos rins, na secção superior do ureter. O posicionamento das extremidades e do tronco facilita a exposição desejada. Essa posição também permite visualizar a região dos rins.
Sims
Oferece melhor visualização dos órgãos pélvicos durante a abertura ou cirurgia laparoscópica no abdome inferior ou pelve. Nessa posição o paciente ficará em posição dorsal com elevação da pelve e membros inferiores, por inclinação da mesa cirúrgica, a cabeça fica mais baixa que os pés. Pode ser utilizada também para melhorar a circulação no córtex cerebral e gânglio basal quando a PA cai repentinamente e aumenta o fluxo sanguíneo arterial para o crânio.
Trendelemburg
Usada frequentemente para oferecer acesso a cabeça e pescoço para facilitar que a forca da gravidade desloque a víscera para adiante do diafragma e na direção dos pês, indicada para manter as alças intestinais na parte inferior do abdome e reduzir a pressão sanguínea. Nessa posição o paciente estará m decúbito dorsal com elevação da cabeça e tórax e abaixamento do MMII. Quando a modificação desta posição é usada para cirurgia da tireoide, o pescoço pode ser hiperestendido pela elevação dos ombros do paciente.
Trendelemburg reverso
Indicada para exames urinários endoscópicos, cirurgias ginecológicas por via baixa e retais. Essa posição fe derivada do decúbito dorsal, na qual se elevam os MMI, que ficam elevados em suportes especiais, denominados perneiras e fixados com correias.
Litotomia ou ginecológica
Indicada para neurocirurgias , mamoplastias e abdominoplastias. Essa é a posição sentada propriamente dita, isto é, em ângulo de 90 graus. Flexiona a parte dos MMI para prevenção de quedas. Ocorre o aumento do peso do paciente no dorso do corpo. O repouso do dorso é elevado, os joelhos são flexionados, e o suporte de pé é mantido no lugar.
Fowler
Posição derivada da ventral, na qual os MMII, tórax e MMSS são abaixados de forma que o corpo fique fletido sobre a mesa, mantendo-se a região a ser operada em plano mais elevado. Utilizada para cirurgias da região proctologicas e coluna lombar.
Canivete
Objetivos do posicionamento correto
Promover a ótima exposição do sítio cirúrgico e, ao mesmo tempo, a prevenção de complicações, decorrentes do posicionamento cirúrgico;
Deixar o corpo alinhado;
Prevenir paralisias/parestesias;
Proteger proeminências ósseas;
Impedir vícios de posicionamento;
Impedir o contato direto do corpo com mesa metálica;
ESCALA DE ELPO
Tempo de cirurgia
Tempo de posição
Tempo de anestesia
Posição dos membros
Superfície de suporte
Comorbidades
Idade do paciente