Pontuacao Flashcards
“O sineiro não está aqui, eu é que toquei o sino”, foi a resposta do camponês. “Mas então não morreu ninguém?”, tornaram os vizinhos, e o camponês respondeu: “Ninguém que tivesse nome e figura de gente, toquei a finados pela Justiça porque a Justiça está morta”.
No texto CG1A1-I, as aspas, em todas as suas ocorrências no segundo parágrafo, foram usadas para
Alternativas A sinalizar a mudança de narrador. B realçar determinadas palavras no texto. C ironizar as falas dos personagens. D relativizar o sentido de determinadas expressões no texto. E indicar falas nos termos em que teriam sido proferidas na situação narrada.
Gab: E
Sem muita enrolação
o que é e para que serve ASPAS NA LINGUA PORTUGUESA?
As aspas (“ ”) representam um recurso gráfico empregado aos pares na produção de textos sendo que uma serve para abrir e outra para fechar o discurso.
Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto.
No caso do texto as aspas servem para indicas FALAS das pessoas no contexto da NARRATIVA
(78)
No segmento “O monitoramento da Palo Alto Networks apontou que as tentativas de phishing ligadas ao coronavírus passaram por certas ‘fases’ desde o início da pandemia.” (9º§), assinale a alternativa cujo comentário está correto em relação ao emprego das aspas em “fase”.
Alternativas
A
As aspas indicam a delimitação de um adendo intercalado na informação apresentada ao leitor.
B
O uso de aspas, nesse caso, denota a decepção do enunciador mediante a situação apresentada.
C
A função do sinal de aspas é delimitar uma relevante citação textual cuja omissão comprometeria a informação trazida ao texto.
D
É necessário que o contexto seja reconhecido para que a razão discursiva do destaque feito pelo uso das aspas possa ser identificada corretamente.
Uso das aspas:
citação destaque ironia e sentido figurado neologismo arcaísmos expressão popular; giria Gabarito Letra D
(60)
Acerca de alguns vocábulos acentuados no texto, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A forma “pôde” é acentuada em razão de distinção de tempo verbal.
( ) A palavra “saúde” recebe o acento em decorrência da presença de dígrafo assim como ocorre em “três”.
( ) Caso o termo “é” não receba o acento, um novo vocábulo será formado, pertencente a outra classe gramatical.
( ) Diferentemente de “coronavírus”, a palavra “virus” não recebe o acento gráfico, para registrar a alteração da classificação morfológica.
A sequência está correta em
Alternativas A V, V, F, V. B F, F, V, V. C F, V, F, V. D V, F, V, F.
(V) A forma “pôde” é acentuada em razão de distinção de tempo verbal.
pode está para presente do indicativo assim como pôde está para pretérito perfeito do indicativo; Portanto, verdadeira. O acento diferencial, como o próprio nome já diz, é para diferenciar uma coisa da outra (classe gramatical, sentido ou pronuncia, por exemplo), aqui é para diferenciar o tempo verbal.
(F) A palavra “saúde” recebe o acento em decorrência da presença de dígrafo assim como ocorre em “três”.
não existe dígrafo em saúde, o acento se dá em decorrência da regra do hiato. Portanto, falsa.
(V) Caso o termo “é” não receba o acento, um novo vocábulo será formado, pertencente a outra classe gramatical.
sim, o acento tem o poder de transformar a fonologia, o sentido e a classe gramatical. Portanto, verdadeira.
(F) Diferentemente de “coronavírus”, a palavra “virus” não recebe o acento gráfico, para registrar a alteração da classificação morfológica.
essa aqui me deixou na dúvida, mas até onde eu pesquisei não existe virus sem acento.
GAB: D
A afirmativa correta é:
Alternativas
A
Em A educação é uma função tão natural e universal da comunidade humana que, pela própria evidência, leva muito tempo a atingir a plena consciência daqueles que A recebem e praticam, sendo, por isso, relativamente tardio o SEU primeiro vestígio na tradição literária, os termos destacados remetem ao mesmo referente.
B
Em O SEU CONTEÚDO , aproximadamente o mesmo em todos os povos, é ao mesmo tempo moral e prático, se o termo destacado fosse substituído por “A sua essência”, a palavra mesmo, nas duas ocorrências, não precisaria sofrer nenhuma alteração, para que fosse mantida a correção da frase.
C
Em As regras das artes e ofícios resistiam Naturalmente, em virtude da sua própria natureza à exposição escrita dos seus segredos, se outra vírgula fosse posta antes de NATURALMENTE , o sentido original não sofreria alteração.
D
Em resistiam naturalmente, em virtude da sua própria natureza À EXPOSIÇÃO ESCRITA, na substituição do segmento destacado por “expor na escrita”, o acento indicativo da crase deveria permanecer, conforme o padrão culto da língua.
E
A frase “O seu conteúdo, aproximadamente o mesmo em todos os povos, é ao mesmo tempo moral e prático” está clara e corretamente reescrita assim: “Confrontando os povos, vê-se que o mesmo conteúdo é bem próximo, sendo simultâneos o moral e o prático”.
A) Esta é a resposta da questão.
No período, as formas pronominais “a” e “seu” referem- -se ao substantivo “educação”:
“(…) daqueles que a recebem” = (…) daqueles que recebem a educação
“(…) o seu primeiro vestígio na tradição literária” = (…) o primeiro vestígio da educação na tradição literária
E quais os erros das demais opções? Vejam.
B) Ao sugerir a modificação, haveria alteração apenas na primeira ocorrência de “mesmo”, flexionando-se no gênero feminino para concordar com a expressão “A sua essência”: “A sua essência, aproximadamente a mesma em todos os povos, é ao mesmo tempo moral e prática”.
C) No período original, o advérbio “naturalmente” relaciona-se somente à forma verbal “resistia”. Por outro lado, ao antepor a vírgula ao vocábulo mencionado, haveria modificação de sentido, pois a forma adverbial passaria a se relacionar com toda a oração.
D) Conforme estudamos nas lições acerca desse tema, os verbos não admitem a anteposição do artigo definido feminino “a”. Portanto, o acento indicativo de crase não deve permanecer ao fazer a substituição proposta pelo examinador.
E) O trecho foi transcrito de forma obscura e sem coerência, em comparação com a construção original do texto. Gabarito: A.