Adverbio Flashcards
Orações subordinadas adverbiais causais: exprimem uma circunstância de causa. São introduzidas pelas conjunções
porque, já que, uma vez que, visto que, pois que, como, posto que.
Exemplo:
Uma vez que não o encontrei, resolvi telefonar.
Orações subordinadas adverbiais consecutivas: exprimem uma ideia de consequência. São introduzidas por elementos intensificadores
tão, tanto, tamanho), seguidos da conjunção que ou das locuções conjuntivas de que forma, tanto que, de sorte que, de modo que.
Exemplo:
Ela estudou tanto que foi aprovada no concurso.
Orações subordinadas adverbiais condicionais: expressam uma circunstância de condição (real ou hipotética) em relação ao predicado da oração principal. Elas são introduzidas pelas conjunções subordinativas
se, caso e pelas locuções conjuntivas desde que, contanto que, salvo se, exceto se, a menos que, uma vez que (seguidas de verbo no subjuntivo).
Exemplo:
Caso você precise desabafar, ligue para mim.
Orações subordinadas adverbiais concessivas: exprimem concessão, ou seja, traduzem algo inesperado em determinadas circunstâncias. São introduzidas pelas conjunções subordinativas
embora, conquanto e as locuções ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, ainda quanto, posto que.
Exemplo:
Embora não merecesse, recebi a promoção.
Orações subordinadas adverbiais conformativas: expressam a ideia de conformidade. Elas são introduzidas pelas conjunções
conforme, como, segundo, consoante.
Exemplo:
Fiz a dieta conforme orientou a nutricionista.
Orações subordinadas adverbiais finais: Expressam finalidade, objetivo ou fim. São introduzidas pelas locuções conjuntivas
para que, a fim de que.
Exemplo:
Preparamos muita comida a fim de que todos possam se alimentar.
Orações subordinadas adverbiais temporais: Expressam circunstâncias temporais. São introduzidas pelas conjunções temporais
quando, enquanto e pelas locuções conjuntivas assim que, desde que, logo que, depois que, antes que, sempre que.
Exemplo:
Antes que o prazo terminasse, Mariana fez sua matrícula.
Nem uma nem outra nasceram do acaso, mas são antes produtos de uma disciplina consciente. Já Platão a comparou ao adestramento de cães de raça. A princípio, esse adestramento limitava-se a uma reduzida classe social, a nobreza.
Considere as afirmações que seguem sobre o fragmento transcrito, respeitado sempre o contexto.
I.A conjunção mas pode ser substituída, sem prejuízo do sentido original, por “entretanto”.
II. O advérbio Já introduz a idéia de que mesmo Platão percebera a similaridade que o autor comenta, baseado na comparação feita pelo filósofo entre “cães de raça” e “nobreza”.
III. A expressão A princípio leva ao reconhecimento de duas informações distintas na frase, uma das quais está subentendida.
Está correto o que se afirma APENAS em Alternativas A I. B II. C III. D I e II. E II e III.
Gabarito C
I. A conjunção mas pode ser substituída, sem prejuízo do sentido original, por “entretanto”.
Há prejuízo, pois o mas aqui não contrasta, mas adiciona uma informação. Ou seja, ele tem valor aditivo e não adversativo.
II. O advérbio Já introduz a ideia de que mesmo Platão percebera a similaridade que o autor comenta, baseado na comparação feita pelo filósofo entre “cães de raça” e “nobreza”.
Não, o já significa por sua vez, por outro lado. Aqui existe uma relação de oposição.
III. A expressão A princípio leva ao reconhecimento de duas informações distintas na frase, uma das quais está subentendida.
Sim, a princípio significa primeiramente. Primeiramente, o adestramento limitava-se a nobreza.
Primeiramente isso. E o quê mais? Não falta alguma coisa? Essa coisa está subentendida, é o “segundamente” que deveria vir, que seria a ampliação para as outras classes sociais.
Em: “Escreveu, valeu.” (§ 2), a primeira oração do período expressa, no texto, a seguinte circunstância: Alternativas A modo. B conseqüência. C condição D conformidade E concessão
GABARITO: Letra C.
O texto fala sobre a possibilidade de um projeto de lei que regulamentaria profissão de escritor e, antes do período citado no enunciado da questão, o autor diz sobre a importância de não haver discriminações ao definir o profissional. Portanto, o período “Escreveu, valeu.” (§ 2), mostra um sentido de: basta escrever (exs do autor: panfletos, discursos, sermões, cartas, bilhetes, diários, memorandos, relatórios, bulas de remédio ) para ser escritor.
Ou seja: ESCREVER é a CONDIÇÃO para se valer como escritor. “Escreveu (condição), valeu (consequência).”Como o enunciado pede sobre a primeira oração do período, logo se refere a “Escreveu”, demonstrando uma circunstância de condição.
Bons estudos!!
(179)
(0)