POLUIÇÃO DO AR Flashcards
a maioria dos trabalhos com bioindicadores em ambientes terrestres são realizados com espécies vegetais, por serem sensíveis as perturbações, principalmente a do ar, as quais provocam algum tipo de reação no organismo. Já as espécies da fauna, são mais utilizadas como bioindicadores da qualidade de ecossistemas aquáticos.
v
O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo encontrado geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em maior ou menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório) e também pela criação de gado e cultivo de arroz.
V
poder de aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono.
METANO
O óxido nitroso (N2O) cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais, possui um poder de aquecimento global ________VEZES maior que o CO2;
310
Gases que são produzidos por queima incompleta de combustíveis e que em altas concentrações atmosféricas podem causar a “chuva ácida” são apresentados na alternativa:
dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre.
O CO2 atmosférico é um dos causadores da chuva ácida, em virtude de sua reação com a água provocar a formação de ácido carbônico
V
O dióxido de enxofre contribui com a chuva ácida ao gerar, por oxidação, o ácido sulfúrico.
V
Sendo um ácido forte, o ácido sulfúrico pode mudar a distribuição de íons metálicos em corpos d’água causando desequilíbrio ambiental
V
A atmosfera terrestre está constituída principalmente por oxigênio (aproximadamente 78%) e nitrogênio (aproximadamente 21%).
V
o gás carbônico é mais denso do que o ar e sua nuvem fica próxima à superfície da Terra.
V
Uma chuva cujo pH seja igual a seis é considerada chuva ácida.
F
o pH da água em equilíbrio com o CO2 atmosférico é de 5,6; ou seja, a chuva é naturalmente ácida.
V
Não é gás do EE
Amônia
Perfil de emissão de metano no Brasil
a fermentação entérica dos animais ruminantes herbívoros, que faz parte da sua digestão, é a maior fonte de emissão de CH4 no país, destacando-se as emissões devidas ao rebanho bovino.
Os setores que mais contribuem para a emissão de CO2 no Brasil é o setor de
Mudança de Uso da Terra e o setor de Energia (queima de combustíveis fosséis).
mitigação
mudanças e substituições tecnológicas que reduzam o uso de recursos e as emissões por unidade de produção, bem como a implementação de medidas que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e aumentem os sumidouros;
Os principais gases que contribuem para o aumento do efeito estufa e suas respectivas fontes antropogênicas são os seguintes:
CO2, CH4, N2O.
Por apresentar um potencial de aquecimento menor que o do dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) é o segundo mais importante gás do efeito estufa.
f
Apesar de possuir um dos menores potenciais de aquecimento, o dióxido de carbono (CO2) contribui com mais de 70% do aumento das temperaturas, pois representa a maior parte das emissões de gases do efeito estufa.
v
Comparativamente, uma molécula de dióxido de carbono apresenta um potencial de intensificação do efeito estufa 21 vezes maior que o metano.
F
É MENOR
O smog fotoquímico caracteriza-se pela elevação da concentração de ozônio na troposfera, devido às reações envolvendo a luz solar e poluentes atmosféricos, tais como óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos.
v
Os principais constituintes da atmosfera, N2, O2 e Ar, são incapazes de absorver luz infravermelha, e por este motivo não são associados à intensificação do efeito estufa.
v
A obstrução do céu, provocada pelos edifícios, resulta em uma diminuição da perda de calor por radiação de ondas longas do espaço entre os edifícios (cânion); o calor é interceptado pelas superfícies de obstrução e absorvido ou irradiado de volta para o tecido urbano.
v
A Conferência de Estocolmo (1972) teve como objetivo conscientizar os Países sobre a importância de se promover a limpeza do ar nos grandes centros urbanos, a limpeza dos rios nas bacias hidrográficas mais povoadas e o combate à poluição marinha.
F
A Conferência de Estocolmo teve como objetivo discutir as consequências da degradação do meio ambiente como:
Discutir as mudanças climáticas e a qualidade da água
Debater soluções para reduzir os desastres naturais
Reduzir e encontrar soluções para a modificação da paisagem
Elaborar as bases do desenvolvimento sustentável
Limitar a utilização de pesticidas na agricultura
Reduzir a quantidade de metais pesados lançados na natureza