POLUIÇÃO DO AR Flashcards
a maioria dos trabalhos com bioindicadores em ambientes terrestres são realizados com espécies vegetais, por serem sensíveis as perturbações, principalmente a do ar, as quais provocam algum tipo de reação no organismo. Já as espécies da fauna, são mais utilizadas como bioindicadores da qualidade de ecossistemas aquáticos.
v
O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo encontrado geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em maior ou menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório) e também pela criação de gado e cultivo de arroz.
V
poder de aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono.
METANO
O óxido nitroso (N2O) cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais, possui um poder de aquecimento global ________VEZES maior que o CO2;
310
Gases que são produzidos por queima incompleta de combustíveis e que em altas concentrações atmosféricas podem causar a “chuva ácida” são apresentados na alternativa:
dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre.
O CO2 atmosférico é um dos causadores da chuva ácida, em virtude de sua reação com a água provocar a formação de ácido carbônico
V
O dióxido de enxofre contribui com a chuva ácida ao gerar, por oxidação, o ácido sulfúrico.
V
Sendo um ácido forte, o ácido sulfúrico pode mudar a distribuição de íons metálicos em corpos d’água causando desequilíbrio ambiental
V
A atmosfera terrestre está constituída principalmente por oxigênio (aproximadamente 78%) e nitrogênio (aproximadamente 21%).
V
o gás carbônico é mais denso do que o ar e sua nuvem fica próxima à superfície da Terra.
V
Uma chuva cujo pH seja igual a seis é considerada chuva ácida.
F
o pH da água em equilíbrio com o CO2 atmosférico é de 5,6; ou seja, a chuva é naturalmente ácida.
V
Não é gás do EE
Amônia
Perfil de emissão de metano no Brasil
a fermentação entérica dos animais ruminantes herbívoros, que faz parte da sua digestão, é a maior fonte de emissão de CH4 no país, destacando-se as emissões devidas ao rebanho bovino.
Os setores que mais contribuem para a emissão de CO2 no Brasil é o setor de
Mudança de Uso da Terra e o setor de Energia (queima de combustíveis fosséis).
mitigação
mudanças e substituições tecnológicas que reduzam o uso de recursos e as emissões por unidade de produção, bem como a implementação de medidas que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e aumentem os sumidouros;
Os principais gases que contribuem para o aumento do efeito estufa e suas respectivas fontes antropogênicas são os seguintes:
CO2, CH4, N2O.
Por apresentar um potencial de aquecimento menor que o do dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) é o segundo mais importante gás do efeito estufa.
f
Apesar de possuir um dos menores potenciais de aquecimento, o dióxido de carbono (CO2) contribui com mais de 70% do aumento das temperaturas, pois representa a maior parte das emissões de gases do efeito estufa.
v
Comparativamente, uma molécula de dióxido de carbono apresenta um potencial de intensificação do efeito estufa 21 vezes maior que o metano.
F
É MENOR
O smog fotoquímico caracteriza-se pela elevação da concentração de ozônio na troposfera, devido às reações envolvendo a luz solar e poluentes atmosféricos, tais como óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos.
v
Os principais constituintes da atmosfera, N2, O2 e Ar, são incapazes de absorver luz infravermelha, e por este motivo não são associados à intensificação do efeito estufa.
v
A obstrução do céu, provocada pelos edifícios, resulta em uma diminuição da perda de calor por radiação de ondas longas do espaço entre os edifícios (cânion); o calor é interceptado pelas superfícies de obstrução e absorvido ou irradiado de volta para o tecido urbano.
v
A Conferência de Estocolmo (1972) teve como objetivo conscientizar os Países sobre a importância de se promover a limpeza do ar nos grandes centros urbanos, a limpeza dos rios nas bacias hidrográficas mais povoadas e o combate à poluição marinha.
F
A Conferência de Estocolmo teve como objetivo discutir as consequências da degradação do meio ambiente como:
Discutir as mudanças climáticas e a qualidade da água
Debater soluções para reduzir os desastres naturais
Reduzir e encontrar soluções para a modificação da paisagem
Elaborar as bases do desenvolvimento sustentável
Limitar a utilização de pesticidas na agricultura
Reduzir a quantidade de metais pesados lançados na natureza
Sobre a Conferência do Rio (1992), o objetivo principal foi discutir as conclusões e propostas do relatório “Nosso Futuro Comum”, produzido pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente, em 1987.
v
Produzida pela Conferência do Rio (1992), a Agenda 21 é o processo contínuo pelo qual uma comunidade (bairro, cidade, região) deve criar planos de ação destinados a adequar as suas necessidades à prática de viver dentro do conceito que se estabeleceu como sustentável.
v
Os denuders, ou tubos de difusão, estão entre os dispositivos de amostragem mais úteis para alguns tipos de poluentes aéreos.
v
Os denuders resolvem um dos grandes problemas da amostragem, ao permitir a coleta de poluentes em fase gasosa sem risco de contaminação por partículas
v
As técnicas de amostragem de vapores e gases são as mesmas para coletas de um único poluente, bem como para coletar todos os contaminantes
v
Fale dos métodos de espectrofotometria direta são usados para medir os teores de dióxido de enxofre
vários métodos de espectrofotometria direta são usados para medir os teores de dióxido de enxofre, como a absorção por infravermelho não dispersivo, a análise por infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), a absorção no ultravioleta, a fluorescência de ressonância molecular e a espectrofotometria da segunda derivada
Diversas técnicas de análise de compostos químicos podem ser usadas para caracterizar poluentes atmosféricos particulados. Essas técnicas incluem
a absorção atômica, as metodologias de plasma indutivamente acoplado, a fluorescência de raio X, a análise por ativação de nêutrons e os eletrodos íon seletivos para a análise de flúor.
A Resolução n° 03/1990 do CONAMA, ao dispor sobre padrões de qualidade do ar, estabelece, entre outros dispositivos,
o uso de indicadores biológicos, amostradores de grandes volumes e amostradores passivos, como os métodos padrões de monitoramento da qualidade do ar.
f
Ficam estabelecidos os seguintes métodos de amostragem e análise dos poluentes atmosféricos a serem definidos nas respectivas Instruções Normativas:
a) Partículas Totais em Suspensão - Método de Amostrador de Grandes Volumes ou Método Equivalente.
b) Fumaça - Método da Refletância ou Método Equivalente.
c) Partículas Inaláveis - Método de Separação Inercial/Filtração ou Método Equivalente.
d) Dióxido de Enxofre - Método de Pararonasilina ou Método Equivalente.
e) Monóxido de Carbono - Método do Infra-Vermelho não Dispersivo ou Método Equivalente.
f) Ozônio - Método da Quimioluminescência ou Método Equivalente.
g) Dióxido de Nitrogênio - Método da Quimioluminescência ou Método Equivalente.
Na Resolução n° 03/1990 do CONAMA ficam estabelecidos
Níveis de Qualidade do Ar para elaboração do Plano de Emergência para Episódios Críticos de Poluição do Ar, visando providências dos governos de Estado e dos Municípios, assim como de entidades privadas e comunidade geral, com o objetivo de prevenir grave e iminente risco à saúde à saúde da população.
O PRONAR terá como ações de médio prazo:
implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar.
As partículas sólidas ou líquidas emitidas por fontes de poluição do ar são denominadas de material particulado, e quando dispersas no ar formam os chamados aerossóis;
v
Padrões Primários:
São concentrações de poluentes que, se ultrapassadas, podem causar efeitos adversos à saúde humana. Eles são estabelecidos para proteger a saúde das pessoas, especialmente dos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Padrões Secundários:
São concentrações de poluentes destinadas a proteger o meio ambiente, incluindo animais, plantas, o clima e as propriedades materiais. Eles visam evitar danos à natureza e preservá-la para as futuras gerações.
são padrões de qualidade do ar
as concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
A escolha de um bom captor é fundamental para esse tipo de ventilação funcionar adequadamente. Um dos melhores captores é o receptor.
v
receptores são
captores colocados estrategicamente no sentido de movimentação dos poluentes, de forma a receber naturalmente o fluxo de poluentes.
Em relação à poluição do ar, assinale qual é uma das principais características do smog fotoquímico:
É típico de cidades ensolaradas, quentes e de clima seco.
O gerenciamento direto do Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar (PRONAR) cabe ao Ministério do Meio Ambiente.
Compete ao IBAMA o gerenciamento do PRONAR.
Uma técnica que pode ser utilizada no controle da poluição do ar gerada por fontes móveis, como automóveis, é o uso de conversor catalítico, que:
oxida o monóxido de carbono e hidrocarbonetos para dióxido de carbono e água;
mecanismo de deposição somente para partículas grandes (maiores que 20 micro). A eficiência de coleta de partículas através de sedimentação gravitacional é função da velocidade terminal da partícula
Sedimentação Gravitacional
gás carreador de partículas é levado a chocar-se contra obstáculos, com mudanças bruscas de direção, após aumento de sua velocidade. nome do equipamento:
coletores inerciais
A emissão evaporativa de combustível refere-se às substâncias lançadas na atmosfera por veículos automotores em decorrência da evaporação de combustível pelos respiros, pelas tampas e conexões do reservatório, pelo carburador ou sistema de injeção de combustível e pelos sistemas de controle de emissão de poluentes.
v
Família de motores:
classificação básica para a linha de produção de um mesmo fabricante, determinada de tal forma que qulquer motor da mesma família tenha as mesmas características de emissão
Trata-se
de um dos objetivos do Proconve. Instituir, em caráter nacional, o PROGRAMA DE CONTROLE DA POLUIÇÃO
DO AR POR VEÍCULOS AUTOMOTORES - PROCONVE, com os objetivos de: * promover a
melhoria das características técnicas dos combustíveis líquidos, postos à
disposição da frota nacional de veículos automotores, visando a redução de
emissões poluidoras à atmosfera;
v
A resolução CONAMA que estabelece os padrões de qualidade do ar no Brasil divide os padrões em primários e secundários, sendo os padrões secundários fixados em função dos efeitos adversos ao bem-estar da população e, portanto, mais exigentes que os padrões primários.
v
II - Padrões Secundários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem-estar da população, assim como o mínimo dano à fauna, à flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
e acordo com o Decreto n.º 52.469, de 12 de dezembro de 2007, para a execução de programas de controle da poluição do ar, qualquer RCQA poderá ser dividida em sub-regiões cuja abrangência de gerenciamento da qualidade do ar onde houver estação de medição será, para o ozônio, o território compreendido pelos municípios que, no todo ou em parte, estejam distantes da estação de monitoramento da qualidade do ar até
30km
Medidas para controle de poluição atmosférica incluem a implementação de tecnologias de fim-detubo.
v
Clima urbano
No processo de urbanização, a poluição do ar afeta a transferência de radiação e acrescenta núcleos de condensação no ar, aumentando a precipitação. A densidade e a geometria das edificações criam uma superfície rugosa que influencia na circulação do ar e no transporte de calor e vapor d’água. Os materiais de construção e o asfaltamento das ruas aumentam o estoque de calor; a impermeabilização do solo aumenta a possibilidade de enchentes. Conceito de..
Um dos poluentes do ar atmosférico é o Dióxido de Enxofre. Esse poluente resulta principalmente e emanações provenientes de(a):
centrais elétricas e indústrias.
Para a determinação da vazão de gases, usa-se, entre outros, um dispositivo que é instalado no interior de uma tubulação, restringindo a passagem dos gases. Essa restrição cria um diferencial de pressão entre a montante e a jusante da placa, que, devidamente medido e interpretado, permite a determinação da vazão dos gases. Essa descrição refere-se a
uma placa de orifício.
Os denuders, ou tubos de difusão, estão entre os dispositivos de amostragem mais úteis para alguns tipos de poluentes aéreos. Os denuders resolvem um dos grandes problemas da amostragem, ao permitir a coleta de poluentes em fase gasosa sem risco de contaminação por partículas
v
O sedimentador é um exemplo de equipamento para separação líquido-sólido utilizado na indústria química
v
A relação líquido/gás é um dos parâmetros mais importantes de um lavador de gás e representa a relação do fluxo de água necessário para a limpeza do gás e a vazão do mesmo.
A velocidade do gás na entrada de um separador tipo ciclone deve ser maior que a velocidade de decantação da partícula sólida.
Uma indústria emite para a atmosfera particulados muito finos em temperatura muito alta. Nessa situação o dispositivo de controle de poluição mais apropriado é
precipitador eletrostático
Obs: o filtro de manga não é adequado para temperaturas elevadas.
Dentre os variados tipos de equipamentos de controle de poluição atmosférica, aquele que possui como vantagens a alta eficiência de coleta para partículas muito pequenas (pode exceder a 99,95%), o baixo custo operacional, vida útil longa (maior que vinte anos), pode operar a altas temperaturas (até cerca de 650°C) trata-se de:
precipitador eletrostático
Dentre os variados tipos de equipamentos de controle de poluição atmosférica, aquele que possui como vantagens a alta eficiência de coleta para partículas muito pequenas (pode exceder a 99,95%), o baixo custo operacional, vida útil longa (maior que vinte anos), pode operar a altas temperaturas (até cerca de 650°C) trata-se de:
filtro manga.
Adsorvedores são indicados para o controle de gases e vapores, seja em baixas ou em altas concentrações.
v
os lavadores de gases são eficientes para a remoção de SOx e NOx e não são capazes de remover partículas.
f
nos separadores ciclônicos, a emissão passa por um duto na forma de parafuso e a perda de carga gerada permite a deposição das partículas.
v
asbesto é
amianto
Exemplos de poluentes secundários
S03, 03, HN03
Poluentes primários: exemplos
co2, so2, n02,HC