Polineuropatias infecciosas Flashcards
Quando pensar em uma neuropatia de origem infecciosa ou inflamatória?
Quando não é comprimento dependente principalmente! Polirradiculoneuropatias (proximal e distal, pode ter dor), ganglionopatias…
Com relação à Hanseníase, temos 2 polos da doença - como é a forma tuberculoide?
Poucas lesões de pele, com mononeuropatia unica ou multipla, com resposta celular proeminente, sem bacilos nas lesões
Com relação à Hanseníase temos 2 polos da doença - como é a forma lepromatosa?
Muitas lesões em pele, com papulas e infiltrados, alem de acometimento nervoso difuso com polineuropatia, muitos bacilos nas lesões.
Com relação à Hanseníase, quais são os nervos mais acometidos?
Ulnar, mediano, auricular posterior, radial superficial, fibular, sural. Podem ser acometidos V e VII pares cranianos também.
O acometimento neurologico da hanseníase, ocorre em quais tipos de fibras? e isso implica em qual clinica?
Mais em fibras finas. Principalmente hipoestesia dolorosa e termica, geralmente com preservação de reflexos profundos. Pode não acompanhar lesões de pele em até 10% dos pacientes. Pode ter fraqueza e atrofia, mas nao é frequente.
Como fazemos o diagnostico de neuropatia por hanseníase?
Clinica - lesões de pele, hipopigmentadas com anestesia, espessamento de nervos periféricos, positividade de esfregaço de pele para bacilos alcool acido resistentes. Diagnostico definitivo só com biopsia de nervo (mais sensivel que pele)
Uso a tecnica de Ziehl Neelsen para pesquisa de BAAR, posso tambem pesquisar PCR para Mycobacterium leprae e reação para BCG
A sensibilidade de USG de nervos é boa para hanseniase?
entre 40-70% de sensibilidade
Como é a ENMG da neuropatia por hanseniase?
alterações axonais, principalmente sensitivas, mas pode ser normal se só acometer fibras finas
Qual o tratamento para neuropatia por hanseniase?
Se mononeuropatia, trato como paucibacilar ou forma tuberculoide. Caso contrario se polineuro por exemplo trato como lepromatosa ou multipacilar.
Trato com poliquimioterapia.
Se tuberculoide: Rifampcina e dapsona
Se lepromatosa:Rifampicina, dapsona, clofazimina
Quanto às reações hansenicas, temos a reação hansenica tipo 1 com vermelhidão no trajeto dos nervos, cor, edema, lesões de pele , esta mais em paucibacilares
Quanto a reação tipo 2 , temos nodulos eritematosos, dolorosos, febre, astenia, mialgia, nauseas e dor articular.
Qual a conduta?
Prednisona 1-2mg/kg se reação tipo 1
Se reação tipo 2 dou prenisona + talidomida.
Com relação a polineuropatia associada ao HIV, como é a manifestação mais comum? e a ENMG? Quais alterações podemos encontrar no LCR? Trato?
Polineuropatia distal simetrica, de predominio sensitivo, na ENMG tem padrão axonal. Podemos ter discreta pleocitose e proteinorraquia. Trato somente deficit vitaminico de b1,b6 b12 se houver
Com relação à polirradiculoneurite inflamatoria desmielinizante associada ao HIV, semelhante ao guillain barré, como são as caracteristicas clinicas/eletroneuromiograficas? Qual detalhe tenho que estar atento no liquor?
Aqui a clinica pode ser de PIDC ou guillain barre, com fraqueza proximal e distal, associado a ENMG com redução da velocidade de condução, aumento das latencias distais, bloqueios de condução, dispersão temporal patologica. O liquor tem aumento de proteina, porem exclusivamente quando HIV, pode ter aumento de celularidade junto!!. Trato com imunoglobulina ou plasmaferese (evitar corticoide no guillain barre, embora possa ser usado na pidc!!).
Com relação a mononeuropatia multipla associada ao HIV, tenho que suspeitar de quais co-infecções? como tratar?
CMV, hepatite B ou hepatite C. Lesão AXONAL na ENMG, tratamento é com corticoterapia e nos casos de infecções concomitantes tratamento especifico como ganciclovir se CMV
Quanto a neuropatia autonomica relacionada ao HIV, quais sao os sintomas? Como faço diagnostico? como trato?
Diarreia, incontinencia urinaria, disfunção eretil, hipotensão postural. LCR com hiperproteinorraquia e pleocitose. ENMG com polineuropatia de predominio sensitivo e alteração nas fibras C tipo autonomicas. Posso tratar com corticoide, IVIG ou plasmaferese
Como é a ganglionopatia associada ao HIV? Como trato?
ataxia sensitiva proeminente, comprometimento sensitivo não comprimento dependente. ENMG com redução da amplitude dos potenciais sensitivos, sem acometimento de fibras motoras. Trato com corticoide, IVIG ou plasmaferese.