Perturbação Afetiva Bipolar Flashcards
A PAB é mais prevalente em mulheres do que em homens. Verdadeiro ou falso?
Falso. A prevalência da PAB é igual nos dois sexos.
Qual o risco de PAB ao longo da vida em pessoas que têm parentes em 1º grau com PAB?
10%
Normalmente, em que idade surge a sintomatologia da PAB?
18 anos - inicio da idade adulta.
Como se caracteriza a PAB?
Episódio de mania/hipomania, episódios depressivos e episódios mistos.
Como se caracteriza a mania?
Humor elevado (euforia e optimismo exagerado vs humor disfórico com irritabilidade e raiva), aparência exuberante e colorida, comportamento desinibido e hiperativo com diminuição da necessidade de dormir e muitos planos, ideias de grandiosidade.
Quais as alterações de discurso e pensamento mais frequentes na PAB?
Pressão do discurso, associação superficial e fuga de ideias, ideias de grandiosidade e extravagância com gastos excessivos. Sintomas de 1ª ordem de Kurt Schneider, ideias delirantes de grandiosidade e alucinações congruentes com o humor (mania psicótica). Ausência de insight para a doença.
Critérios de diagnóstico de episódio maníaco
Sintomas característico de mania, durante ≥ 1 semana e/ou que têm interferência nas atividades laborais/sociais/familiares do doente.
O que caracteriza os episódios depressivos em contexto de PAB?
Frequentemente são a inauguração da doença.
São mais precoces e mais graves do que na depressão unipolar, podem ter sintomas psicóticos associados.
O que caracteriza os episódios mistos da PAB?
Sintomas depressivos e maniacos em simultâneo.
Respondem bem a EH. P.e. doente muito agitado com taquipsiquismo mas com ideação suicida.
O que é a hipomania?
Comparação com a mania
Humor elevado mas menos e durante menos tempo do que a mania. Não causa disfunção social ou ocupacional marcada nem carece de internamento.
Sem sintomas psicóticos.
Na mania temos humor muito relacionado durante > 7 dias, disfunção marcada, podem existir sintomas psicóticos como ideias delirante e pode haver necessidade de internamento.
O que é a ciclotimia?
Instabilidade persistente do humor e sintomas ligeiros maniformes ou depressivos
Qual é a diferença entre DSM-5 e ICD10 no que toca ao diagnóstico de PAB?
Segundo a ICD10, para haver diagnóstico de PAB é necessário existir pelo menos 1 episódio maníaco/hipomaníaco + 1 episódio depressivo, enquanto que, segundo a DSM5, para diagnosticar PAB I basta 1 episódio maníaco e, para diagnosticar PAB II, basta 1 episódio hipomaníaco e 1 depressivo.
Qual é o Ddx de PAB?
Esquizofrenia (na PAB também podem haver sintomas de 1ª ordem de Kurt Schneider mas na esquizofrenia não há a mania característica da PAB nem as depressões profundas), perturbação esquizoafetiva (15 dias só de sintomas psicóticos), doença cerebral orgânica que envolve os lobos frontais (cursa com desinibirão comportamental que também pode ser induzida por substâncias), PDR e Perturbação de personalidade Borderline (muita instabilidade afetiva em que há mudanças de humor em curtos espaços de tempo e normalmente têm como precicipante algum evento stressor; dura anos).
A PAB tem grande associação com outras entidades psiquiátricas e médicas. Quais?
Perturbação da ansiedade e abuso de substâncias.
Patologia cardíaca.
Em casos de pessoas com alguns casos de PAB na família, podemos pedir pesquisa genética do gene CACNA1C. Verdadeiro ou falso?
Falso. De facto, o gene CACNA1C parece ter alguma associação com os casos de PAB. No entanto, a hereditabilidade da PAB é poligénica, depende da interação gene-ambiente e está mal esclarecida, pelo que a pesquisa deste gene em nada nos ajudaria a saber se aquela pessoa irá ou não ter PAB.