Persuasão Flashcards
O que pretende fazer a persuasão e como evoluiu a pesquisa nesta área
A pesquisa evoluiu de tentativas de influência em massa (“um-para- muitos”) para a análise de influência interpessoal (“um-para-um”).
Esta é uma competência que pretende mudar atitudes ou comportamentos de alguém ou fortalecer atitudes ou comportamentos já pré-estabelecidos.
Estabelece as diferenças entre persuasão e influência
Sucesso - A persuasão é uma forma de influência bem-sucedida. Não faz sentido dizer “Convenci-os a fazer, mas eles não fizeram.” No entanto, pode-se dizer “Influenciei-os, mas ainda não fizeram.” Isso mostra que houve uma mudança de atitude, mas não de comportamento. A influência costuma ser gradual, enquanto a persuasão refere-se a uma tentativa específica de mudar algo.
Direção – O processo é unidirecional ou unilateral. Na verdade, se ambas as partes tiverem envolvidas no processo, e estiverem simultaneamente a realizar tentativas persuasivas, a interação assume a forma de uma negociação.
Perceção consciente – As ações de persuasão são realizadas com intenção clara e deliberada. As tentativas de persuasão devem ser a manipulação consciente da comunicação face a face para induzir outros a agir. Embora a influência nem sempre dependa da persuasão, esta última requer sempre a influência. Por exemplo, uma estrela de cinema que usa uma marca de t-shirt num programa pode influenciar jovens a comprá-la sem intenção consciente. Contudo, se participasse num anúncio para promover a marca, ficaria evidente que estava a ocorrer uma tentativa de persuasão.
Resistencia - A persuasão é uma forma de influência usada para superar resistência, como quando alguém pensa “Não gosto disto” ou “Não acredito nisto”. Enquanto a influência pode moldar atitudes sem oposição, a persuasão enfrenta objeções para transformá-las em aceitação.
Quais os objetivos da persuasão
Eliminar uma crença existente (ex.: mudar a crença de que fumar não faz mal à saúde).
Mudança na força de uma crença existente (ex: fumar muito pode ser prejudicial à saúde).
Criar uma crença (ex.: acreditar que fumar é definitivamente prejudicial à saúde).
Alterar intenções para realizar uma ação (ex.: “Agora pretendo definitivamente parar de fumar”).
Alterar um comportamento real (ex.: parar de fumar).
Quais os quatro possiveis desfechos da persuasão?
Sucesso imediato - A persuasão pode ser imediatamente eficaz, resultando nas mudanças desejadas nas crenças, sentimentos, conhecimentos ou comportamentos do alvo.
Sem mudança - O alvo pode simplesmente rejeitar a tentativa de persuasão e continuar com a resposta atual.
Efeito bumerange - Pode não haver mudança e, além disso, o alvo pode tornar-se muito resistente a futuras tentativas de persuasão desse agente. Este processo é conhecido como efeito bumerangue, que ocorre quando uma tentativa de persuasão produz o efeito oposto ao originalmente esperado.
Sucesso retardado - Pode haver um atraso no tempo até que a tentativa seja bem-sucedida. Aqui ocorre o fenómeno conhecido como efeito adormecido. Assim, o alvo pode inicialmente rejeitar a tentativa de persuasão, mas, algumas semanas ou meses depois, começar a aceitá-la
Os alvos podem ainda ser incentivados a tornarem-se mais resitentes à persuasão, quais os dois métodos existentes
Advertencia e a inoculação
Em que consiste a advertência?
Este processso envovle o público-alvo sendo informado sobre a pessooa ou mensagem que esta prestes a encontrar. Este aviso pode vir do proprio orador ou de algúem que apresente essa pessoa, cosntituindo os dois tipos de advertência:
a) Declaração de intenção persuasiva
b) Declaração do topico e posição
Em que consiste a declaracao de intencao persuasiva?
(a) Declaração de intenção persuasiva. Informa o alvo de que uma tentativa de persuasão está prestes a ser feita (por exemplo, “Vou apresentar evidências para apoiar a visão de que todas as drogas deveriam ser descriminalizadas.”).
Em que consiste a declaração topico e posição
(b) Declaração do tópico e posição. Informa o alvo sobre o problema que será apresentado e onde o orador se posiciona sobre isso (por exemplo, “Agora, gostaria de apresentar Jo Fleming, uma conhecida defensora dos direitos dos animais, que espera convencê-los de que não apenas é antiético matar animais para alimentação, mas também que, como as indústrias de laticínios e outras envolvem considerável crueldade, vocês devem adotar um estilo de vida vegan.”).
O que concluiu benoit com a meta-análise sobre o que avisar um publico faz?
Benoit (1998) concluiu que avisar o público sobre uma tentativa persuasiva reduz a sua eficácia, pois prepara as pessoas para serem mais resistentes. Para que o aviso funcione, deve ocorrer antes da persuasão, mas é mais eficaz evitar avisar o público para aumentar o impacto da mensagem - melhorar a qualidade da persuasão
Quais as estratégias usadas para evitar resistência?
Co-opting: Reconhecer a rejeição antecipadamente, como “Sua primeira reação será rejeitar o que vou dizer”, ajuda a suprimir a negação e facilita a aceitação.
Efeito irônico: Pedir para não pensar em algo faz com que a pessoa pense ainda mais nisso, devido ao monitoramento inconsciente. “Não precisa acreditar já que este curso vai mudar a sua vida.”
Sugestão paradoxal: Dizer que o alvo pode não conseguir algo pode, paradoxalmente, motivá-lo a provar o contrário, sendo útil para desafiar a falta de confiança. Esta técnica deve ser usada com cautela em pessoas com baixa autoestima.
Alternativa de escolha com duplo vínculo: Oferecer opções criativas que, embora pareçam dar liberdade, conduzem à ação desejada, como dar escolhas que levam à mesma conclusão. Por exemplo, em vez de mandar a criança ir dormir, oferece-se a escolha de colocar o pijama ou escovar os dentes primeiro.
Em que consiste a inoculação e quais os seus dois componentes
São mais fortes que a advertencia
e este aviso prepara os alvos para refutar mensagens futuras. Mensagens de inoculação podem ser emocionais, com “palavras carregadas de afeto, anedotas e opiniões”, ou cognitivas, com “dados verificáveis, como estatísticas, factos e resultados de pesquisas”.
Ameaça - Avisar o alvo sobre o ataque iminente às suas crenças, motivando-o a se preparar para resistir.
Pré-emulação da refutação - Apresenta os possíveis argumentos futuros e contra-argumentos para refutá-los, ajudando a fortalecer a resistência.
Quais os dois componentes que influenciam a eficácia da inoculação
A eficácia depende do tempo para gerar contra-argumentos - atraso e da perda de força deles ao longo do tempo – decadência.
Quais as duas formas de combater a decadencia e o atraso
Pode ser combatido com a aprendizagem mecânica – refere-se a pratica de memorizar informações de forma repetitiva, para que elas se tornem profundamente enraizadas
e com a ancoragem - É uma técnica onde uma nova mensagem ou crença é ligada a uma crença ou valor já estabelecido. Assim, é mais difícil alterar uma sem mudar a outra. Por exemplo, conectar uma crença religiosa a uma visão contra o aborto, tornando as duas interdependentes.
Quais os passos para uma persuasao bem sucedida –> modelo transteorico de mudança
Pré-contemplação: A pessoa não está a pensar em mudar o comportamento atual ou iniciar um novo comportamento. Não há intenção de mudar.
Contemplação: A pessoa foi sensibilizada para o problema e refletiu sobre o processo de mudança, mas ainda está ambivalente. Nenhuma decisão foi tomada sobre agir ou não.
Preparação: Se a pessoa decide que os benefícios da mudança superam os custos, é tomada a decisão de mudar. Em seguida, é necessário fazer preparações para lidar com isso. Estratégias precisam ser formuladas sobre quando, onde e como a nova resposta será implementada. Pode também envolver informar publicamente os outros sobre a intenção de mudar.
Ação: Esta é a fase de implementação, quando a pessoa está ativamente envolvida em uma tentativa explícita de realizar o comportamento. Os outros podem precisar ser lembrados de que o novo padrão de comportamento foi adotado deliberadamente e não é uma aberração.
Manutenção: Após a mudança, o desafio é mantê-la. A mudança de comportamento pode encontrar resistência de pessoas significativas e a pessoa precisa lidar com isso — até mesmo alterando padrões de amizade.
Quais as caracteristicas deste modelo, isto é, se é linear ou nao?
Também se reconhece que, mesmo após a implementação da resposta, pode ocorrer uma recaída. Quando isso acontece, o indivíduo ou se prepara novamente para a ação ou retorna ao padrão de resposta anterior, abandonando o novo.
Quais as fases do modelo de mcGuire
Modelo de McGuire
1) Atenção - a mensagem a passar tem de ter relevância pessoal para poder promover maior atenção, elaboração, processamento e, em última análise, persuasão.
2) Compreensão - a pessoa-alvo deve entender perfeitamente o que está sendo dito.
3) Cedência - a mensagem deve ser aceite, na medida em que a pessoa tem que ceder.
4) Retenção- o alvo deve reter ou lembrar a mensagem.
5) Ação- pessoa realiza a ação e implementa a resposta recomendada
Quais as rotas cognitivas para a persuasão?
Rota central e rota perfiférica
Rota central - Aqui, a pessoa-alvo sabe que uma tentativa de persuasão está sendo feita e examina conscientemente as vantagens e desvantagens das informações recebidas (pros e contras)
Rota perfierica - Aqui, a informação tende a ser processada em nível subconsciente, e a pessoa-alvo não percebe que uma tentativa de persuasão está sendo feita. Há pouca análise ou escrutínio do conteúdo da mensagem, e a resposta é mais intuitiva. (pessoas atraentes para vender o carro)
Quais as vantagens ou desvantagens das rotas perfiericas e centrais
As atitudes formadas por meio da rota central são mais persistentes ao longo do tempo e mais resistentes à mudança porque o indivíduo refletiu sobre o processo e tomou uma decisão consciente
As decisões tomadas pela rota periférica são tomadas sem uma reflexão cuidadosa e, portanto, são mais vulneráveis a contra-argumentos, mas esta rota é omnipresente nos encontros humanos