Patologia II: Inflamação Flashcards
“Conjunto de reações dos tecidos a um agente agressor caracterizada morfologicamente pela saída de líquidos e de células do vaso para o interstício.”
Reação inflamatória
Quais são as funções da inflamação?
- Proteção: impede a continuidade da quebra de homeostase por um agente agressor;
- Reparação: associada aos processos de reparo no organismo, uma vez que o agente agressor já tenha provocado lesões teciduais.
A postulação dos quatro sinais cardinais da inflamação foi realização por Cornelius Celsus, posteriormente sendo acrescido um quinto sinal por Rudolf Virchow. Cite quais são os sinais cardinais da inflamação.
O calor consiste no aumento da temperatura da região inflamada. Quais fenômenos inflamatórios definem esse sinal cardinal?
• Vasodilatação;
• Aumento do metabolismo celular no sítio inflamatório.
O edema (tumor) consiste no inchaço da região inflamada. Quais fenômenos inflamatórios definem esse sinal cardinal?
- Vasodilatação;
- Aumento da permeabilidade capilar (extravasamento de fluido);
- Quimiotaxia no sítio inflamatório (influxo celular).
O rubor consiste na vermelhidão visualizada na região inflamada. Quais fenômenos inflamatórios definem esse sinal cardinal?
• Vasodilatação;
• Hiperemia no sítio inflamatório.
A dor consiste na sensação dolorosa contínua ou mediante o toque na região inflamada. Quais fenômenos inflamatórios definem esse sinal cardinal?
• Liberação de mediadores inflamatórios (que irritam as terminações nervosas);
• Edema (que comprime as terminações nervosas).
Resuma o “passo a passo” do desenvolvimento de uma reação inflamatória.
Agentes inflamatórios → Alarminas → Sinalização celular → Mediadores inflamatórios → Alterações vasculares (saída de plasma e leucócitos) e teciduais (reparação de danos).
Diferentes agressões físicas, químicas ou biológicas, exógenas ou endógenas, constituem o que se denominam agentes inflamatórios, que carregam ou promovem a síntese de moléculas sinalizadoras de agressão, às vezes coletivamente chamadas de alarminas. Exemplifique os tipos de agentes inflamatórios.
- Agentes exógenos:
- Físicos: extremos de frio e calor;
- Quimícos: soda cáustica;
- Biológicos: agentes infecciosos;
- Agentes endógenos:
- Células necróticas;
- Reações autoimunes;
- Imunocomplexos.
Alarminas é nome genérico para as moléculas carregadas ou cuja síntese é promovida pelos agentes inflamatórios. Quais marcadores moleculares são considerados alarminas?
PAMPs e DAMPs.
Receptores de alarminas: são receptores de células do sistema imune que, uma vez ativados pelas alarminas, iniciam vias sinalização que induzem a expressão de moléculas genericamente conhecidas como mediadores da inflamação. Quais são esses receptores, segundo sua localização na célula?
- Receptores de membrana: incluem TLRs, CLRs, receptores de célula NK e o sistema complemento;
- Receptores intracelulares: incluem receptores da família NOD (que originam o inflamassoma) e da família RLR.
______ são fármacos que inibem a ______, diminuem a ______, reduzem ______, e têm ação ______. Por isso, não é indicada a administração desse tipo de droga em infecções agudas, pois interromperia uma inflamação que ainda está se desenvolvendo. Agem, por exemplo, sobre ______, impedindo a formação do _____ a partir de ______.
Corticosteroides são fármacos que inibem a fagocitose, diminuem a exsudação celular, reduzem permeabilidade vascular, e têm ação anti-fibrinogênica. Por isso, não é indicada a administração desse tipo de droga em infecções agudas, pois interromperia uma inflamação que ainda está se desenvolvendo. Agem, por exemplo, sobre fosfolipases, impedindo a formação do ácido araquidônico a partir de fosfolipídios de membrana.
______ são fármacos que bloqueiam ______ e ______. Agem, por exemplo, sobre ______, impedindo a formação de ______ a partir do ______.
Drogas não esteroidais (AINES) são fármacos que bloqueiam dor e edema. Agem, por exemplo, sobre cicloxigenases (COX-1 e COX-2), impedindo a formação de prostaglandinas a partir do ácido araquidônico.
Quais são os fenômenos inflamatórios?
• Irritativos;
• Vasculares;
• Exsudativos;
• Alterativos;
• Resolutivos;
• Reparativos.
Os _______________ culminam na expressão de mediadores pró-inflamatórios pelas células cujos receptores reconheceram os agentes inflamatórios.
Os fenômenos irritativos culminam na expressão de mediadores pró-inflamatórios pelas células cujos receptores reconheceram os agentes inflamatórios.
Os _______________ culminam em alterações hemodinâmicas que aumentam a permeabilidade vascular, propiciando o começo dos fenômenos exsudativos. Destaca-se a vasodilatação arteriolar, iniciada por ação da histamina.
Os fenômenos vasculares culminam em alterações hemodinâmicas que aumentam a permeabilidade vascular, propiciando o começo dos fenômenos exsudativos. Destaca-se a vasodilatação arteriolar, iniciada por ação da histamina.
Os _______________ são complexos e variados, consistindo na saída dos elementos do sangue – plasma e células – do leito vascular para o interstício. Em geral, a exsudação plasmática precede a exsudação celular. Essa última permite a migração de leucócitos circulantes para o sítio inflamatório, onde sua função poderá dar origem aos fenômenos alterativos.
Os fenômenos exsudativos são complexos e variados, consistindo na saída dos elementos do sangue – plasma e células – do leito vascular para o interstício. Em geral, a exsudação plasmática precede a exsudação celular. Essa última permite a migração de leucócitos circulantes para o sítio inflamatório, onde sua função poderá dar origem aos fenômenos alterativos.
A exsudação plasmática depende principalmente do aumento da permeabilidade vascular e ocorre sobretudo em vênulas. Quanto mais progressiva a exsudação plasmática, maior a quantidade de proteínas no exsudato líquido. De que forma as proteínas plasmáticas exsudadas contribuem para a formação do edema inflamatório?
• Aumentam a pressão oncótica intersticial, favorecendo a retenção de água;
• Aumentam a hidrofilia intersticial, pela quebra de proteoglicanos e síntese de ácido hialurônico;
• Diminuem a eficiência da drenagem linfática, uma vez que há sobrecarga e compressão dos vasos linfáticos.
A exsudação plásmatica representa um componente importante da imunidade inata. De que forma se dá essa importância?
• Possibilita a saída de anticorpos e de proteínas do sistema complemento;
• Favorece a migração de leucócitos, além de representar uma barreia à invasão de microrganismos, por meio da polimerização de fribinogênio (fibrina);
• Reduz o potencial lesivo da inflamação, uma vez que há a saída de proteínas com ação inibidora sobre proteases e removedora de radicais livres.
O recrutamento leucocitário consiste na saída de leucócitos circulantes no sangue para o sítio inflamatório. Nomeie as etapas sequenciais:
A) Marginação leucocitária, seguida do fenômeno de captura, adesão (ativação do endotélio e dos leucócitos - selectinas e integrinas) e rolamento;
B) Fenômeno de adesão e espraiamento;
C) Transmigração (ou diapedese), mediada por moléculas quimiotáticas (quimiocinas), liberadas a partir do sítio inflamatório.
Os leucócitos são categorizados de acordo com a quantidade de núcleos que possuem, o que está correlacionado com a duração do processo inflamatório. Polimorfonucleares predominam nas inflamações agudas. Mononucleares predominam nas inflamações mais persistentes. Exemplifique esses tipos celulares.
• Polimorfonucleares: neutrófilos e eosinófilos;
• Mononucleares: mastócitos, basófilos, monócitos, macrófagos, células dendríticas, linfócitos T e B, células NK.
“A movimentação dos
neutrófilos ao longo do tecido deixa um “rastro” do vazamento do conteúdo citoplasmático (com os grânulos) e nuclear no tecido, que é capaz de aprisionar microrganismos e facilitar a fagocitose por macrófagos.”
Armadilhas extracelulares neutrofílicas (NETs)
O macrófago é considerado a principal célula do processo inflamatório. Encontra-se circulante no sangue sob a forma de __________, tornando-se um macrófago apenas quando faz transmigração para um tecido.
O macrófago é considerado a principal célula do processo inflamatório. Encontra-se circulante no sangue sob a forma de monócito, tornando-se um macrófago apenas quando faz transmigração para um tecido.
Quando o monócito, ao chegar ao sítio inflamatório, é estimulado predominantemente por mediadores pró-inflamatórios, ele polariza para _______________, que é capaz de intensificar a inflamação produzindo citocinas pró-inflamatórias.
Quando o monócito, ao chegar ao sítio inflamatório, é estimulado predominantemente por mediadores pró-inflamatórios, ele polariza para M1 (macrófago classicamente ativado), que é capaz de intensificar a inflamação produzindo citocinas pró-inflamatórias.