Patologia Flashcards
Cite diferenças entre neoplasias benignas e malignas
As benignas tem crescimento lento, não invadem tecido adjacente e não possuem potencial metastático, enquanto as malignas tem crescimento rápido, invadem tecidos adjacentes, são mais agressivas e possuem potencial metastático.
O que é uma necropsia, quando se faz uma necropsia e quais os tipos?
Necropsia é o exame realizado no indivíduo morto. Pode ser realizada para descobrir a causa mortis de um paciente, confirmar um diagnóstico, verificar o efeito de um tratamento, para estudar anatomia topográfica e para aprender patologia. Os tipos de necropsia são: completa (onde se verifica todos os sistemas de forma esmiuçada), parcial e estética (quando deve-se devolver o animal integro para o tutor realizar uma cerimonia, por exemplo).
Qual a diferença entre biopsia excisional e incisional?
Na incisional retira-se parte da lesão, enquanto na excisional retira-se a lesão completa
O que é causa mortis e o que é doença principal
Doença ou moléstia principal é a responsável pela causa mortis do paciente. Causa mortis é o que levou o paciente ao óbito.
Em um edema pulmonar, qual a causa mortis e qual a doença principal?
Doença principal: edema pulmonar
Causa mortis: insuficiência respiratória.
O que é a endocardiose?
Acomete quais animais? Como vemos a lesão na macroscopia?
É o processo degenerativo valvar que ocorre com deposição de um tecido fibromixoide (semelhante a um conjuntivo frouxo). Acomete mais de 75% dos cães machos com idade superior a 16 anos.
Na macro, vemos uma retração importante da valva e nódulos de coloração firme e esbranquiçada.
Qual a valva mais acometida pela endocardiose?
Atrioventriculares, sendo mais frequente na mitral
Qual uma consequencia da endocardiose?
Os animais com endocardiose severa podem ter congestão pulmonar por refluxo de sangue para as veias pulmonares. Com o espessamento das valvas e cordas tendíneas retorcidas e encurtadas, a valva não se fecha em sua totalidade e parte do sangue que seria destinado aos tecidos, reflui para o átrio e para as veias pulmonares. Haverá um aumento da pressão hidrostática do sangue e pode ocorrer o edema pulmonar
Pode gerar tb hipertrofia do ventrículo esquerdo, dilatação do átrio esquerdo, falência da valva mitral, insuficiência cardíaca congestiva esquerda.
O que é a endocardite?
É o processo inflamatório do endocárdio, principalmente valvular. Ocorre tendencialmente, pois as valvas sofrem mais com o turbilhonamento do sangue e isso pode estimular o endotélio, predispondo a processos inflamatórios e desenvolvimento de trombos
A endocardite pode ser do tipo infecciosa e não infecciosa. Cite exemplos
Não infecciosa: endocardite urêmica, por acúmulo de compostos nitrogenados no sangue que são toxicos e muito lesivos para o endotélio.
Infecciosas: sao mais comuns e ocorrem por agentes infecciosos que ganham a circulação sanguinea. Exemplo: streptococcus equi
Como vemos a endocardite na macroscopia?
Geralmente a valva mitral se apresenta espessada e macia ao toque, indicando presença de liquido no intersticio. Vemos vegetações e verrucosidades (aspecto de couve-flor) de tonalidades variadas, mas com aspecto opaco. São irregulares, podem ter áreas de necrose e são muitas vezes, friáveis, isto é, se rompem ao toque.
O que é miocardite? De que tipos podem ser?
É a inflamação dos cardiomiócitos e estruturas celulares que fazem parte do miocárdio. Pode ocorrer por extensão direta ou por agentes patógenos que adquirem a corrente sanguinea.
Podem ser: supurativas (lesões com focos pálidos e abscessos), necrosantes (áreas pálidas e amareladas, de aspecto heterogêneo - dando a impressão de estarem manchadas.), linfocitária (observamos áreas pálidas intercaladas com áreas de coloração normal, dando um aspecto tigrado) e miocardite eosinofílica (podemos ver pontos brancos que são os cisticercos parasitários)
Quais as principais causas das miocardites supurativas?
bactérias piogenicas que adquirem a corrente sanguinea ou por extensão direta
Quais as principais causas das miocardites necrosantes?
bactérias piogênicas ou presença de protozoários (bem comum - exemplo, toxoplasma gondii)
Quais as principais causas das miocardites linfocitárias?
muito associada a infecções virais, como febre aftosa e parvovirose canina
Quais as principais causas das miocardites eosinofilícas?
associado a infecções parasitárias ou idiopáticas (sem causa conhecida).
O que é a pericardite?
Inflamação do pericárdio e pode ser classificada de acordo com o tipo de exsudato observado.
Fale sobre a pericardite serosa
indica um processo inicial brando e vemos um conteúdo liquido transparente e fluido. Exemplo de agentes: Haemophylus somnus
Fale sobre a pericardite Fibrinosa
vemos um predomínio de fibrina que promove aderência. Dá o aspecto coração com manteiga. Podemos ver esse processo em PIF, pleurites e em lesões vasculares importantes
Fale sobre a pericardite Fibrino-purulenta
Está muito associado a reticulo-pericardite-traumática e o que observamos é a fibrina com pus e um pericárdio esbranquiçado que perdeu sua transparencia.