Fisiologia Flashcards
Cite algumas funções do sistema respiratório
Hematose, equilibrio ácido-base, termorregulação, proteção, aquecimento e umidificação do ar.
Como o organismo pode regular o pH sanguineo?
Uma das maneiras de regular é através do sistema respiratório. Ao perceber grande quantidade de CO2, por exemplo, os receptores enviam um sinal ao SNC e temos o aumento da FR, com o objetivo de eliminar uma maior quantidade de gás carbônico e permitir maior entrada de oxigênio no sistema.
Pq os animais braquicefálicos tem maior dificuldade respiratória e dificuldade em dissipar calor?
Pois eles tem o focinho mais curto e achato, e consequentemente, as conchas e meatos de sua cavidade nasal também são compactos e estreitos, dificultando a passagem de ar. Além disso, possuem uma menor área para dissipação de calor e por isso sofrem mais em períodos de alta temperatura.
pq um animal com colapso de traqueia tem uma respiração mais ofegante?
No colapso de traqueia, há uma redução no lúmen traqueal e com isso, temos uma menor concentração de oxigênio chegando aos pulmões, menor velocidade de difusão, menor oxigenação dos tecidos e uma dispneia.
O que é amplitude? Um animal com alta fr, terá uma amplitude maior ou menor do que um animal com baixa fr?
é o volume respiratório. Um animal com alta FR, terá uma amplitude menor, tendo em vista que terá uma inspiração e expiração diminuida, enquanto um animal com baixa FR, terá uma amplitude maior por ter uma inspiração e expiração prolongada e uma maior quantidade de ar entrando no sistema respiratório
Que fatores afetam a velocidade de difusão?
Temperatura (quanto mais aquecido o ar, maior a velocidade), concentração e área.
Quais músculos atuam na inspiração? Quais atuam na expiração?
Diafragma e músculos intercostais externos. O diafragma ao contrair, aumenta a pressão negativa necessária para que o tórax expanda. Essa pressão negativa é importante e a pleura se expande criando uma pressão negativa ainda maior. Na expiração, os músculos abdominais e intercostais internos atuam
Quais os mecanismos de defesa da via respiratória?
Produção de muco, que serve como ponto de aderência para partículas e agentes, além do mecanismo da tosse e espirro.
O que é uma dispnéia restritiva?
Uma dispneia associada a inspiração e a expansão do tórax. Tudo que impede essa expansão torácica é o que chamamos de dispneia restritiva: efusão pleural, pneumotórax, edema pulmonar, pneumonia.
O que é uma dispneia obstrutiva?
Se dá pela obstrução da passagem de ar nas vias respiratórias. Pode ser um componente que obstrui ou limita a passagem de ar. Exemplo: colapso de traqueia (redução do lúmen traqueal impede de forma mecânica a passagem do ar), bronquite crônica e asma felina (reduz o diâmetro do brônquio
Determine: VC Volume corrente minuto Volume de reserva inspiratório Volume de reserva expiratório Volume residual Volume alveolar Volume morto
Volume corrente: uma inspiração + expiração
Volume corrente minuto: quantidade de inspirações e expirações em um minuto
Volume de reserva inspiratório: Volume máximo que consigo inspirar de forma forçada
Volume de reserva expiratória: Volume máximo que consigo expirar de maneira forçada
Volume residual: Vol. que permanece nas vias respiratórias após a exp. forçada
Volume alveolar: 70% - é aquilo destinado as trocas gasosas
Volume morto: 30% - quantidade de ar que apenas preenche as vias respiratórias
O alveolo exerce função importante na difusão. Como ele precisa estar para que a difusão ocorra de forma adequada?
Armado (precisamos que a concentração de gás dentro do alvéolo seja superior à do capilar), integro (quanto maior a área de contato com o capilar, mais rápido será o processo.) e não colabado.
Pq em uma anemia grave, ocorre uma dificuldade resp?
Em uma anemia grave, por exemplo, teremos uma redução de hemácias e consequentemente, redução na quantidade de proteínas carreadoras de oxigênio. Com o transporte prejudicado, pode haver uma dificuldade respiratória.
b) Por que se observa um quadro de acidose em pacientes com pneumonias
: em pacientes com pneumonia, temos uma área lesada e menor área saudável para realização das trocas gasosas, e consequentemente, menor velocidade de difusão. Além disso, a distância do gás com o capilar também fica aumentada. Com tudo isso, teremos uma menor quantidade de oxigênio chegando aos tecidos e maior quantidade de CO2 acumulado, levando a um quadro de acidose.
A perfuração do pulmão poderá levar a quais consequências?
Pode levar a perda da pressão negativa do tórax, dificuldade respiratória, dispneia restritiva, taquipneia, cianose