PARTE 2 Flashcards
Quais são os meios pelos quais a remessa da duplicata pode ser feita?
A remessa da duplicata pode ser feita diretamente pelo vendedor ou por seus representantes, por intermédio de instituições financeiras, procuradores ou correspondentes. Esses intermediários têm a responsabilidade de apresentar a duplicata ao comprador na praça ou no local de seu estabelecimento. Eles podem devolvê-la depois de assinada ou mantê-la em seu poder até o momento do resgate, seguindo as instruções recebidas.
Qual é o prazo para a remessa da duplicata?
O prazo para a remessa da duplicata é de 30 dias, contado a partir da data de sua emissão.
Em caso de remessa da duplicata por intermédio de representantes, instituições financeiras, procuradores ou correspondentes, qual é o prazo para apresentação do título ao comprador?
Se a remessa da duplicata for feita por intermédio dos mencionados representantes, instituições financeiras, procuradores ou correspondentes, eles devem apresentar o título ao comprador dentro de 10 dias, contados a partir da data de seu recebimento na praça de pagamento.
O que o comprador deve fazer caso não aceite a duplicata que lhe foi apresentada?
Caso o comprador não aceite a duplicata que lhe foi apresentada, ele deve devolvê-la ao apresentante dentro do prazo de 10 dias, devidamente assinada ou acompanhada de uma declaração por escrito que justifique a falta de aceite.
O comprador pode reter a duplicata até a data do vencimento?Como deve ser comunicado o aceite e a retenção?
Com a concordância da instituição financeira cobradora, o comprador pode reter a duplicata em seu poder até a data do vencimento. Para isso, é necessário que ele comunique, por escrito, ao apresentante o aceite e a retenção.