P3 Flashcards
Dermatite de contato alérgica
Psoríase ungueal
Psoríase em placas
Urticária
Psoríase em placas
Homem com 58 anos apresenta anemia, esplenomegalia, leucocitose com basofilia, hiperuricemia, fosfatase alcalina dos leucócitos diminuída com cromossomo Philadelphia positivo e hipercelularidade granulocítica da medula óssea. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico:
Leucemia linfoide crônica
Leucemia mielóide crônica
Leucemia linfoblástica aguda
Leucemia mieloblástica aguda
Leucemia mielóide crônica
Impetigo
Psoríase
Rosácea
Líquen plano
Líquen plano
Mulher, 63 anos de idade, pele branca, vendedora ambulante na praia de Ubatuba há 34 anos, procurou o médico dermatologista para avaliação de lesão cutânea, localizada na face, com dois anos de duração. O médico realizou a biópsia e o laudo foi concluiu carcinoma in situ. A alternativa que melhor explica o dano (patogenia) e o comportamento tumoral do caso é:
O dano inicial às células foi induzido por radiação ultravioleta e este carcinoma apresenta atipias em toda a espessura do epitélio com padrão de invasão vertical e radial com rompimento da membrana basal da junção dermoepidérmica.
O dano inicial às células foi induzido por mutação no TGF-α em conseqüência do fumo e este carcinoma apresenta atipias em toda a espessura do epitélio, entretanto não houve a invasão da membrana basal da junção dermoepidérmica.
O dano inicial às células foi induzido por radiação ultravioleta e este carcinoma apresenta atipias em toda a espessura do epitélio, porém não houve a invasão da membrana basal da junção dermoepidérmica.
O dano inicial às células foi induzido por mutação no FGFR3, os quais conduziram o crescimento tumoral e este carcinoma apresenta atipias somente na camada basal do epitélio sem invasão da membrana basal da junção dermoepidérmic
O dano inicial às células foi induzido por radiação ultravioleta e este carcinoma apresenta atipias em toda a espessura do epitélio, porém não houve a invasão da membrana basal da junção dermoepidérmica.
Mulher, 31 anos de idade saudável, foi admitida em pronto socorro após sofrer um trauma abdominal brusco em um acidente com automóvel. Na admissão hospitalar, o nível inicial de hematócrito era de 33%, mas, na hora seguinte, diminuiu para 28%. Uma paracentese produziu um fluido serossanguíneo. Ela foi levada para ser realizada uma cirurgia, na qual uma laceração no fígado foi reparada e 1 L de fluido sanguíneo foi removido da cavidade peritoneal. Seu estado permaneceu estável. A análise do sangue realizada 4 dias depois apontou, mais provavelmente, qual dos seguintes achados morfológicos nas CSV do sangue periférico?
Linfocitose
Reticulocitose
Hipocromia
Monocitose
Reticulocitose
Homem, 27 anos, branco, procurou o médico hematologista queixando de febre há 1 semana, mal-estar generalizado que tem interferido na qualidade do seu sono e acredita que devido a isto tem tido quadro de cefaleia. Paciente informa que foi diagnosticado com doença falciforme aos 5 anos de idade e obteve acompanhamento pediátrico até os 12 anos de idade. Sabendo que o paciente é portador de anemia falciforme, qual tipo celular clássico espera-se encontrar na análise microscópica deste paciente?
Hemácias em alvo
Drepanócitos (Hemácias em foice)
Esferócitos
Metamielócitos
Drepanócitos (Hemácias em foice)
Homem, 53 anos de idade, procura por atendimento médico para um check-up de rotina. Este paciente não tinha nenhuma queixa, mas tinha a preocupação de estar envelhecendo e medo de desenvolver câncer. O exame físico mostra que ele está sem febre e com pressão arterial normal. Não há sinais de hepatoesplenomegalia ou de linfadenopatia. As análises laboratoriais indicam nível proteico total sérico de 7,5 g/dL e nível de albumina de 3,8 g/dL. Os níveis de cálcio e de fósforo no soro também são normais. A urinálise não aponta proteinúria de Bence Jones. A hemoglobina é de 14,0 g/dL, a contagem de plaquetas é de 280.000/mm3 e a contagem de leucócitos é de 6.630/mm3. A eletroforese proteica do soro mostra pequeno aumento (2,5 g/dL) de globulina γ, determinada pela IgG kappa da imunoeletroforese. A amostra da biópsia da medula óssea exibe celularidade normal com maturação de todas as linhas celulares. Os plasmócitos constituem cerca de 6% da medula. A investigação não revelou lesões ósseas (não havia regiões de reabsorção). Provavelmente, este paciente apresenta:
Mieloma indolente (assintomático)
Plasmacitoma solitário
Gamopatia monoclonal de significado indeterminado
Mieloma múltiplo (sintomático)
Gamopatia monoclonal de significado indeterminado
Homem de 52 anos de idade apresentou perda de 6 kg e náuseas nos últimos 6 meses. Ele não manifestava vômitos ou diarreia. No exame físico, não houve nenhum achado digno de nota. A endoscopia gastrintestinal superior evidenciou uma área irregular de 6 cm, mucosa do fundo gástrico pálida e perda das pregas rugosas. A amostra da biópsia mostrou infiltrado monomórfico de células linfóides. Os microrganismos Helicobacter pylori foram identificados no muco que reveste a mucosa adjacente. O paciente recebeu antibioticoterapia para H. pylori, e a biópsia foi repetida e apresentou resolução do infiltrado. Qual é o diagnóstico mais provável?
Linfoma de Hodgkin
Tumor MALT gástrico
Linfoma difuso de grandes células B
Adenocarcinoma gástrico
Homem, 35 anos de idade, deu entrada ao pronto atendimento do hospital universitário da cidade de Bauru, relatando dor torácica e tosse há uma semana, sudorese noturna e perda de apetite. O exame físico revelou murmúrios vesiculares preservados, mas estertores crepitantes na região superior do pulmão direito. Os sinais vitais apurados foram: temperatura de 38°C, frequência cardíaca 106 bpm, frequência respiratória 20 irpm, P.A. 140/78 mmHg, saturação de oxigênio de 97%. Os exames laboratoriais revelaram baixos níveis de hemoglobina, com funções renais e hepáticas preservadas. A proteína C reativa estava elevada. A radiografia de tórax mostrou opacidades heterogêneas no lobo superior do pulmão direito com cavitações. As amostras de escarro e lavado broncoalveolar foram negativas para Mycobacterium tuberculosis. O paciente foi submetido a biópsia em lobo pulmonar direito, após análise anatomopatológica o paciente recebeu o diagnóstico de Tuberculose. Uma imagem representativa da análise anatomopatológica está representada na figura a seguir. Selecione a alternativa compatível com este caso:
B representa presença de um cinturão de polimorfonucleares
A representa presença de necrose caseosa
C representa presença de células epitelióides
D representa presença de Gigantócitos tipo langhans
A representa presença de necrose caseosa
Homem, 50 anos, deu entrada no PS com rebaixamento do nível de consciência e queda do estado geral há dois dias com febre, taquicardia e diminuição da saturação periférica de oxigênio. Hipertenso, diabético e insuficiente renal crônico. O hemograma revelou anemia e leucocitose por neutrofilia. Este paciente apresenta distúrbio na eritropoese devido a deficiência do hormônio:
Eritropoetina, onde 90% dele é produzido pelos hepatócitos ao redor das veias centrais do fígado
Eritropoetina, onde 90% dele é produzido pelas células justaglomerulares renais
Eritropoetina, onde 90% dele é produzido pelas células intersticiais peritubulares renais
Eritropoetinogênio, onde 90% dele é produzido pelas células tubulares renais
Eritropoetina, onde 90% dele é produzido pelas células intersticiais peritubulares renais
A - Linfoblastos
A - Linfócitos B maduros
B - Linfoblastos
B - Linfócitos B maduros
B - Linfoblastos
Homem, 36 anos, procurou atendimento do serviço de saúde do seu município com queixa de tosse compulsiva há duas semanas. Na anamnese referiu calafrios, fadiga, evolução do quadro da tosse, com expectoração de sangue. Relatou ainda que há uma semana apresenta febre de 37,8 ºC, principalmente à noite. Ao exame físico apresentava acianótico, anictérico e hidratado, com alteração da temperatura (38 ºC). A radiografia de tórax em incidência póstero-anterior revelou infiltrado micronodular difuso com linfonodomegalia hilar bilateral. A cultura de escarro foi positiva para fungos. O método molecular de PCR em tempo real evidenciou o fungo Histoplasma capsulatum. Com base nessas informações, quais são os processos fisiopatológicos básicos?
Inflamação e adaptação celular
Inflamação aguda e inflamação crônica
Distúrbio hemodinâmico e inflamação
Adaptação celular e distúrbio hemodinâmico
Distúrbio hemodinâmico e inflamação
Homem, 64 anos, branco, casado, professor aposentado, dá entrada no pronto atendimento com queixa de dor precordial em aperto de forte intensidade, associada a náuseas e dispneia, irradiada para membro superior esquerdo, há aproximadamente 40 minutos. A dor iniciou-se quando ele estava carregando um saco de cimento. A dor melhorou com o repouso, assim como a dispneia. Nega fatores de piora. Nega episódios prévios semelhantes, porém conta que há 1 ano vem apresentando dispnéia aos moderados esforços que evoluiu para os pequenos esforços há 1 mês. Interrogatório sintomatológico: Notou ganho de peso (5Kg em 1 mês) sem aumentar a ingesta alimentar. Notou edema de membros inferiores progressivo no último mês. Antecedentes pessoais: Hipertensão arterial sistêmica há 20 anos, dislipidemia há 15 anos e diabetes mellitus tipo 2 há 6 anos. Hábitos e estilo de vida: tabagista 40 anos.maço, bebe 2 latas de cerveja diariamente, sedentário.Com base no caso clínico, selecione a alternativa abaixo que melhor representa as alterações hemodinâmicas apresentadas pelo paciente:
Congestão venosa, tendo como consequência o aumento da pressão hidrostática resultando em exsudato
Congestão venosa, tendo como consequência o aumento da pressão hidrostática resultando em transudato
Shunt, tendo como consequência o aumento da pressão hidrostática resultando em exsudato
Hipovolemia, tendo como consequência o aumento da pressão hidrostática resultando em transudato
Congestão venosa, tendo como consequência o aumento da pressão hidrostática resultando em transudato
Recem nascido, sexo masculino, nascido de parto cesareo com 39 semanas. No exame de imagem, detectou-se dois nódulos hiperrefringentes no ventrículo esquerdo, uma delas abaixo da valva aórtica, sugestiva de rabdomioma. O neonato encontrava-se cardiologicamente estável, sem arritmias, os nódulos visualizados não causavam obstruções nas vias de entrada ou saída dos ventrículos, e não alteravam a dinâmica das valvas cardíacas. Tendo em vista que trata-se de uma neoplasia benigna da musculatura estriada cardíaca, assinale a alternativa correta quanto às suas características:
Massa tumoral com necrose no central
Massa tumoral bem delimitada com células bem diferenciadas
Massa tumoral invasiva com alta incidência de metástase
Células neoplásicas de crescimento rápido e infiltrativo
Massa tumoral bem delimitada com células bem diferenciadas
Lesão celular reversível – degeneração hidrópica
Adaptação do crescimento e diferenciação – metaplasia intestinal
Neoplasia – neoplasia benigna glandular (adenoma)
Inflamação – inflamação aguda supurativa
Adaptação do crescimento e diferenciação – metaplasia intestinal