Organização Administrativa Flashcards
Diferencie centralização, desconcentração e descentralização.
R. Centralização: é o exercício da atividade adm diretamente pela administração pública direta, sem a criação de novas pessoas jurídicas. Desconcetração: consiste na criação de centros de competência, sem personalidade jurídica própria, dentro da própria estrutura da pessoa jurídica da administração pública, com vistas ao exercício mais eficiente da atividade administrativa. Descentralização: consiste na criação de novas pessoas jurídica para prestação de alguns serviços públicos ou exploração de atividade econômica.
A Defensoria Pública é um órgão integrante de algum Poder Estatal? Se não, qual a natureza jurídica da DP, segundo a doutrina institucional?
Segundo parte da doutrina a Defensoria Pública seria um órgão do Poder Executivo, todavia para a doutrina institucional a DP é uma Instituição Constitucional/Primária, assim como o Ministério Público, possuindo, por este motivo, capitulação própria e regulameno própria na constituição federal como provedora da justiça.
Conceitue o Pípio da Indeclinabilidade de Causas.
Consiste em princípio aplicável à DP que leciona que esta não pode deixar de atuar em sua prestação de assistência jurídica e judiciária, integral e gratuita, por razões de excesso de trabalho ou ausência de especialização técnica.
Classifique os órgãos quanto à hierarquia.
Independentes: Integram a cúpula hierárquica da administração, sendo representativos dos poderes. Ex. Congresso Nacional Autônomos: apesar de não estarem no topo, são imediatamente subordinados aos independentes e possuem autonomia financeira e administrativa. Ex. Ministérios Superiores: não possuem autonomia financeira e administrativa, mas tem poder decisório. Subalternos: órgãos de execução, sem poder decisório.
Classifique os órgãos quanto à atividade.
Executivos, Consultivos e de Controle
Classifique os órgãos quanto ao âmbito de atuação.
Centrais e Locais
Classifique os órgãos quanto à atuação funcional
Simples: manifestação de vontade de um único agente; Colegiado: manifestação de vontade de um órgão colegiado, composto de vários agentes;
Disserte sobre as características das pessoas jurídicas da Administração Indireta.
Autonomia orçamentária e administrativa, responsabilidade própria, personalidade jurídica própria, não subordinação
O que é o controle finalístico?
Controle finalístico, tambpem chamado de vinculação, é a prerrogativa de a Administração Direta tem que fiscalizar as Pessoas Jurídicas quanto ao cumprimento de suas finalidades, de acordo com a lei criadora ou autorizadora.
Cite um exemplo de controle finalístico realizado pela administração direta em face da indireta.
Possibilidade de livre nomeação e exoneração dos dirigentes da adm indireta.
Explique a diferença entre o recurso hierárquico interposto dentro da estrutura da adm direta e o controle hierárquico interposto em face de ato da pessoa juridica da adm indireta.
É possível interpor recurso hierárquico em face de ato praticado dentro da estrutura da adm direta, ainda que não exista previsão legal. Já para interposição de recurso hierárquico em razão de ato praticado por pessoa jurídica da adm indireta é necessário expressa previsão legal.
Diferencie recurso hieráquico próprio e impróprio.
Recurso hierárquico próprio: dentro da mesma pessoa jurídica; Recurso hierárquico impróprio: entre pessoas jurídicas diferentes.
Indique quais são as pessoas jurídicas da Administração Indireta.
R. São as autarquias, fundações públicas de direito público, associações públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e Fundações Públicas de Direito Privado. .
Divida a classificação das Pessoas Jurídicas da Adm. Indireta de acordo com seu regime jurídico.
R. Direito Público: Autarquia, Fundação Pública de Direito Público e associações públicas; Direito Privado: Empresa Pública, Sociedade de Economia Mista e Fundação Pública de Direito Privado.
Informe as características das Autarquias.
- Pessoas Jurídica de Direito Público; 2. Prerrogativas e deveres da Fazenda Pública; 3. Possui prazo processual em dobro; 4. Pagamento de débitos via precatório; 5. Reexame Necessários; 6. bens são públicos; 7. controle pelo TCU; 8. Imunidade Tributária. 9. Criadas pelo Chefe do Poder Executivo. 10. Deve ralizar concurso público
Qual a natureza jurídica da OAB?
R. Não trata-se de Autarquia, mas entidade sui generis com regulação própria, apesar de possuir dentre suas funções o dever de fiscalização profissional.
Como classificam-se as autarquias?
R. As autarquias classificam-se em: a) Autarquias de Controle/corporativas; b) Autarquia em regime especial.
Classifique as autarquias em regime especial.
R. a) agências reguladoras; b) universidades públicas