Obras - Fernão Lopes - A crónica de D. João I (10º) Flashcards

1
Q

Descreve um breve resumo da crónica de D. João I de Fernão Lopes

A

A crónica diz respeito a um periodo marcado por tensões e crises economicas de 1383-1385.

D. Fernando, rei de Portugal, morre deixando problemas de sucessão ao trono português

D. Leonor Tales manipulada por Conde Andeiro pretende juntar Portugal a Castela.

Álvaro Pais, chanceler-mor do rei D. Fernando, elabora um plano para matar o Conde Andeiro e D. João, Mestre de Avis, filho ilegítimo e irmão de D. Fernando, aceita a tarefa.

O plano era simples, Mestre de Avis iria matar o Conde Andeiro enquanto Álvaro Pais ia chamar o povo aclamando que o Conde e D. Leonor iriam matar D. João de modo ao povo ir acudir o Mestre.

O plano foi bem sucedido e após matar o Conde, D. João aparece na janela afirmando que estava tudo bem.

Após o sucedido os castelhanos tentaram invadir Portugal, obrigando a cercar Lisboa, contudo após alguns meses, a peste começou afetar os castelhanos fazendo-os retirar.

Após o cerco, D. João I, foi aclamado o novo Rei de Portugal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais são as características da crónica escrita por Fernão Lopes?

A

Cumprimento a missão de registar a história dos reis de Portugal, Fernão Lopes criou um novo estilo e afirmou-se como um nótavel prosador.

Com um tendência visualista, pois faz com que o leitor presencie as cenas retratadas, e ao realismo, pois tem uma abundância de pormenores.

Na 1º parte da crónica, Fernão Lopes atribui uma grande importancia a dois quadros:

  • Ao povo de Lisboa;
  • Ao cerco de Lisboa;

Na crónica, testumanhamos a “afirmação da consciência coletiva”, ou seja, o papel do povo como herói coletivo, acudindo o Mestre e a resistir ao cerco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A 1ª parte da crónica de D. João I de Fernão Lopes dividida em 3 principais capítulos. No capítulo 11, 115 e 148, o que correspondem cada um?

A

O capítulo 11 corresponde essencialmente como o povo foi incitada pelo Álvaro Pais a acudir Mestre de Avis e como o povo trabalhou como um herói coletivo para salvaguardar o bem estar do mesmo. = Sentimento de união e movimentação coletiva dos elementos do povo na defesa do Mestre de Avis.

Enquanto D. João aparece na janela a afirmar que está tudo bem e a tranquilizar o povo.

D. Leonor Tales consegue fugir com os seus aliados do Paços.

O Capítulo 115, corresponde ao inicio do cerco de Lisboa dada à tentativa dos castelhanos em reconquistar Lisboa. = Esforço, valentia e determinação das gentes da capital na recolha de mantimentos e na preparação da defesa da cidade face ao cerco.

O Capítulo 148, corresponde á grande dificuldade do povo durante o cerco, dada à escassez de alimentos e ao aumento de doenças, porém, mesmo muitos pedindo que a morte os fosse buscar, mantiveram leais à pátria defendendo o seu pais. Até que a peste começa afetar os castelhanos e os mesmos se decidem retirar, dando fim ao cerco de lisboa. = Espírito de sacrifício, coragem e resistência da população durante o cerco montado pelo rei de Castela a Lisboa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são as afirmações da consciência coletiva?

A
  • A ameaça castelhana como detonador da consciência coletiva, sensação e manisfestação de sentimentos de pertença a um grupo - a nação - assente no reconhecimento da autonomia política.
  • Ação popular coesa na defesa da independência nacional face a Castela e no apoio ao Mestre de Avis.
  • Valorização da “terra”, da identididade nacional e da vontade popular em detrimento da sucessão dinástica.
  • Demonstração de coragem, abnegação e patriotismo durante a guerra civil com Castela e o cerco de Lisboa.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Informações sobre os atores individuais

A

Pajem do Mestre & Álvaro Pais - Apoiantes e coadjuivantes do Mestre de Avis, envolvem-se na sua defesa e aclamação aquando da morte do Conde Andeiro.

Leonor Teles - Traidora e desela, na perspetiva do povo.

Conde Andeiro - Traiçoeiro e influência negativa sobre a rainha D. Leonor Teles.

D. João I, rei de Castela - Representante da ameaça à segurança e independência nacionais.

D. João, Mestre de Avis - Líder escolhido, defendido e aclamado pelo povo, enquanto garantia da independência nacional. Organizado, preocupado e solidário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Informações sobre os atores coletivos

A

Povo, em particular o da cidade de Lisboa:

  • Conjunto anónimo de figuras que agem e se expressam como um todo uno e coeso, partilhando vontades, sentimentos e emoções.
  • Protagonistas do relato, cabendo-lhe os papéis de defensor da independência e da capital e apoiante do Mestre de Avis.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Emergência da consciência coletiva do povo português

A

Quando circula a notícia de que o Mestre de Avis corre perigo de vida, uma multidão movimenta-se em direção ao Paço, em grande agitação, para proteger aquele que pode garantir a independência de Portugal;

Quando planeia assaltar o Paço da Rainha, o povo de Lisboa insurge-se contra a regente, Dona Leonor, acusando-a de ser traidora/«aleivosa», por defender os interesses castelhanos;

Quando Lisboa fica cercada, todos se unem para guarnecer as muralhas e assegurar o transporte de mantimentos para dentro da cidade, permitindo a resistência ao invasor castelhano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly