Conto Contemporâneo - "Famílias Desavindas" Flashcards
Breve resumo de “Famílias Desavindas” de Mário de Carvalho…
A história acontece entre duas famílias que não se gostam, uma galega que são membros semaforeiros, e outra de médicos de Coimbra, ambas as famílias vivem no Porto.
O odio entre as duas famílias dura durante 3 gerações, começando entre Ramon e Dr. Bekett, devido ao facto do Dr. Better ter posto em causa o trabalho de Ramon, ódio esse que foi passado para os filhos Dr. João Bekett e Ximenez, por fim para os netos Dr. Paulo e Asdrúbal, até mesmo para o bisneto Paco.
Contudo, certo dia, na era da 3ª geração, ocorreu um acidente, devido a um roubo, um jovem que vinha de mota teve uns instantes de desequilíbrio, caindo e acabando por atingir Paco, o semaforeiro que teve de ir urgentemente para o hospital. durante a sua ausência, Dr. Paulo, fica a fazer o trabalho no semáforo para não ficar abandonado. Devido à sua atitude altruísta, o ódio entre as duas famílias desaparece, tornando-se em bons amigos.
Qual é a ironia ao longo do conto “Famílias desavindas”?
- A ironia é o facto dos médicos serem ignorantes, arrogantes e maliciosos, pois por vezes os médicos inventavam doenças ou orientavam sempre para outros médicos por não saberem fazer os diagnósticos.
- A herança de desencontros do passado, leva a inimizades e a ódios ilógicos, algo que não afeta só a esta família mas sim a sociedades e nações à escala global.
Qual é a importante do final do conto?
O incidente final é o desencadeador da alteração desta eterna desavença entre as duas famílias, assim depois de ter sido deixado ferido no chão, por um assaltante, Paco é levado para o hospital e substituído pelo agora amigo, Dr. Paulo. Se o um incidente inicial deu a origem a uma inimizade de várias gerações entre semaforeiros galegos e médios portugueses, assim também outro incidente final originou a reconciliação e amizade entre as duas famílias não mais desavindas.