O que é Coeficiente geral de fertilidade? Flashcards
Coeficiente geral de fertilidade
Também é chamado coeficiente monógeno feminino. Um coeficiente desse tipo é usado também em Medicina Veterinária, para avaliar o desempenho reprodutivo de um rebanho.
Isolamento
é uma medida que visa separar as pessoas doentes das não doentes, para evitar a propagação do agente.
Amostra
Amostra: subconjunto com número geralmente reduzido de unidades obtidas de modo a representar a população de origem.
Sacrifício ou rifle sanitário, Fatores limitantes:
A dificuldade de identificação da fonte de infecção constitui sério entrave para a aplicação dessa medida. Ainda assim, o sacrifício seletivo de doentes típicos ou de reagentes em testes imunológicos tem sido usado como medida relevante em muitas campanhas bem-sucedidas de combate às doenças animais.
PROPRIEDADES DOS TESTES DE DIAGNÓSTICO
Indiretos: quando visam constatar indiretamente a presença do agente etiológico.
Os métodos indiretos podem ser classificados em:
Os testes sorológicos podem ainda ser divididos em dois grupos: Primários: são aqueles que medem diretamente a união primária do antígeno com o anticorpo, não dependendo da ocorrência de fenômenos secundários. São exemplos de métodos primários a imunofluorescência, o Elisa teste, o radioimunoensaio etc.
Secundários: são aqueles que se baseiam em fenômenos secundários que ocorrem após a união primária do antígeno com o anticorpo, como, por exemplo, precipitação, aglutinação e fixação de complemento.
FORMAS DE OCORRÊNCIA DE DOENÇAS EM POPULAÇÕES
Tipos de epidemia
- Epidemia propagativa
Também é conhecida como epidemia progressiva, epidemia propagada ou epidemia de contato. Nesse tipo de epidemia, o aumento do número de casos ocupa longo espaço de tempo, ocorrendo progressivamente. O caso primário elimina o agente etiológico e, portanto, transmite, direta ou indiretamente, a infecção para indivíduos susceptíveis, os quais irão constituir casos secundários, que, por sua vez, também serão novas fontes de infecção, dando continuidade à transmissão do agente etiológico. Como exemplos, podem ser citadas a febre aftosa, a raiva etc.
MEDIDAS GERAIS DE PROFILAXIA
Controle:
é o conjunto de medidas empregadas com o objetivo de reduzir a frequência da ocorrência de uma doença já presente na população; consiste em evitar que a enfermidade venha a se desenvolver, ou seja, diminuir os efeitos da enfermidade quando ela não pode ser evitada.
ESTIMATIVAS DE POPULAÇÕES
Para as estimativas intercensitárias, o método aritmético apresenta resultados mais elevados, ao passo que para as estimativas pré-censitárias e pós-censitárias o método geométrico apresenta resultados mais elevados que o método aritmético.
ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS
Postulados de Evans oferecem valiosos subsídios para o estabelecimento das relações de causalidade:
a- A proporção de indivíduos com a doença dever ser significativamente maior no grupo dos expostos à suposta causa que no grupo dos não expostos, mantido como controle.
b- Quando todos os demais fatores de risco forem mantidos constantes, a exposição à suposta causa deve estar presente, mais frequentemente, naqueles indivíduos afetados pela doença que nos demais não afetados.
c- Em estudos prospectivos, o número de novos casos da doença deve ser significativamente maior naqueles indivíduos expostos à causa que nos não expostos.
NOÇÕES DE AMOSTRAGEM EM SAÚDE ANIMAL
População
Conjunto total de unidades existentes em determinado lugar em um determinado tempo que possuem características em comum as quais se deseja estudar. O número total de unidades que compõem a população é chamado tamanho da população e é representado por “N”.
CADEIA EPIDEMIOLÓGICA
3- Meio de transmissão
3.2.1.1- Aerossóis
Os aerossóis resultam da nebulização de secreções oronasais, em decorrência da emissão explosiva do ar. Há dois tipos de aerossóis: gotículas de Flügge - possuem um diâmetro superior a 0,1 mm; e núcleos infecciosos ou núcleos goticulares de Wells - possuem um diâmetro de 0,01 a 0,001 mm.