ÍNDICES E COEFICIENTES INDICADORES DE SAÚDE Flashcards
Coeficiente de ataque
É similar ao coeficiente de incidência. É usado para doenças transmissíveis, em situações em que é possível delimitar quais foram os indivíduos expostos ao agente etiológico.
Variabilidade
É a capacidade que tem o agente etiológico de adaptar-se às condições do hospedeiro e do ambiente.
A variação antigênica é um exemplo do mecanismo seletivo de adaptação do agente a uma situação adversa, alterando suas características antigênicas para evitar os mecanismos de defesa do hospedeiro. Um exemplo é o vírus da febre aftosa, que apresenta uma grande capacidade de desenvolver variantes imunes.
Outro mecanismo relacionado com a variabilidade do agente é o desenvolvimento de resistência a agentes microbianos.
CARACTERÍSTICAS DOS MÉTODOS QUALITATIVOS
Relação entre sensibilidade e especificidade
Para a maioria dos testes, há uma relação inversa entre a sensibilidade e a especificidade, dependendo do valor crítico estabelecido como limite entre os positivos e os negativos. Embora os infectados possuam uma média de títulos de anticorpos superior à média dos não infectados, as duas distribuições de títulos apresentam alguma sobreposição, e isso produz uma relação inversa entre sensibilidade e especificidade, ou seja, quando uma aumenta, a outra diminui.
Meio de transmissão
O meio exterior é geralmente desfavorável aos agentes etiológicos. Por outro lado, há casos em que a permanência no meio exterior é necessária para que se complete o ciclo vital, como, por exemplo, nas verminoses. Portanto, o fator tempo exigido pelo meio de transmissão é fundamental.
Os meios que demandam longa exposição ao meio exterior não servem para agentes que não sobrevivem por esse tempo.
Valor preditivo
Quando se utiliza um teste de diagnóstico, é importante saber a probabilidade de que um indivíduo com resultado positivo no teste seja de fato infectado, e de que um indivíduo negativo no teste seja de fato não infectado. Essas probabilidades são os valores preditivos do teste. O valor preditivo pode ser positivo ou negativo.
Estudo de coortes
Vantagens
- Não há problemas éticos quanto a decisões de expor os indivíduos a fatores de risco ou tratamentos.
- A seleção dos controles é relativamente simples.
- A qualidade dos dados sobre exposição e doença pode ser excelente, já que é possível proceder a sua coleta no momento em que os fatos ocorrem.
- Os dados referentes à exposição são conhecidos antes da ocorrência da doença.
- A cronologia dos acontecimentos é facilmente determinada.
- Muitos desfechos clínicos podem ser investigados simultaneamente.
- Permite o cálculo dos coeficientes de incidência, a partir dos quais são calculadas as demais medidas de risco.
- O estudo pode ser bem planejado.
- Pode evidenciar associações com outras doenças.
- Menor risco de conclusões falsas ou inexatas.
Virulência
É o grau de severidade da reação patológica que o agente etiológico provoca no hospedeiro. A virulência independe da infectividade e pode variar tanto de um hospedeiro para outro como entre estirpes de um mesmo agente.