Normas Flashcards
1
Q
- As normas de eficácia limitada são autoaplicáveis.
- As normas de eficácia plena possuem aplicabilidade direta, imediata e integral.
- O direito de greve dos servidores públicos é uma norma de eficácia contida.
A
- Falso. As normas de eficácia limitada não são autoaplicáveis, pois dependem de regulamentação para produzir todos os seus efeitos.
- Verdadeiro. As normas de eficácia plena são autoaplicáveis e não restringíveis, possuindo aplicabilidade direta, imediata e integral.
- Falso. O direito de greve dos servidores públicos é uma norma de eficácia limitada, pois depende de regulamentação para produzir seus efeitos.
2
Q
- As normas de eficácia contida são autoaplicáveis e não podem ser restringidas.
- As normas de eficácia limitada produzem efeitos jurídicos mesmo antes da regulamentação.
- O mandado de injunção é uma ferramenta usada para combater a omissão inconstitucional gerada pela falta de regulamentação de normas de eficácia limitada.
A
- Falso. As normas de eficácia contida são autoaplicáveis, mas podem ter sua aplicabilidade restringida por normas infraconstitucionais.
- Verdadeiro. Mesmo antes da regulamentação, normas de eficácia limitada produzem o efeito negativo (impedir normas contrárias) e o efeito vinculativo (obrigar o legislador a regulamentá-las).
- Verdadeiro. O mandado de injunção é utilizado para combater a omissão inconstitucional, garantindo a aplicação de normas que dependem de regulamentação.
3
Q
- As normas de eficácia plena são autoaplicáveis, mas não possuem aplicabilidade integral.
- O direito de greve dos celetistas é considerado uma norma de eficácia contida.
- Normas de eficácia limitada podem ser declaradas inconstitucionais por omissão.
A
- Falso. As normas de eficácia plena são autoaplicáveis e possuem aplicabilidade integral, sem a necessidade de regulamentação.
- Verdadeiro. O direito de greve dos celetistas é uma norma de eficácia contida, pois é autoaplicável, mas pode ser restringido por lei.
- Verdadeiro. A falta de regulamentação de normas de eficácia limitada pode gerar omissão inconstitucional, que pode ser questionada por meio de mandado de injunção ou Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO).