Princípios Flashcards
1
Q
- Conflitos entre regras são resolvidos por meio de ponderação de valores.
- Princípios político-constitucionais são aqueles que representam decisões políticas fundamentais.
- O pluralismo político exclui discursos de ódio.
A
- Falso. Conflitos entre regras são resolvidos pela “lógica do tudo ou nada”, e não por ponderação de valores, que é aplicada aos princípios.
- Verdadeiro. Princípios político-constitucionais são decisões políticas fundamentais e estão agrupados como princípios fundamentais.
- Verdadeiro. O pluralismo político exclui discursos de ódio, pois esses atentam contra a dignidade da pessoa humana e a convivência democrática.
2
Q
- A forma de governo do Brasil é a República, caracterizada pela escolha hereditária dos governantes.
- A dignidade da pessoa humana é um fundamento da República Federativa do Brasil, sendo um valor-fonte do ordenamento jurídico.
- A submissão compulsória ao exame de DNA, em ação de investigação de paternidade, viola o princípio da dignidade da pessoa humana.
A
- Falso. A República se caracteriza pelo caráter eletivo, representativo e transitório dos detentores do poder político, e não pela escolha hereditária.
- Verdadeiro. A dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil e possui elevada densidade normativa.
- Verdadeiro. A submissão compulsória ao exame de DNA em ação de investigação de paternidade é considerada violação ao princípio da dignidade da pessoa humana.
3
Q
- A Constituição Federal de 1988 adota um sistema rígido de separação de poderes.
- A independência dos poderes no Brasil é absoluta, sem interferências.
- O Poder Executivo exerce tanto funções típicas quanto atípicas.
A
- Falso. A CF/88 adota um sistema flexível de separação de poderes, permitindo que os poderes exerçam funções típicas e atípicas.
- Falso. A independência dos poderes é limitada pelo sistema de freios e contrapesos, permitindo interferências legítimas entre os poderes.
- Verdadeiro. O Poder Executivo exerce a função administrativa (típica) e funções legislativas (atípicas), conforme o sistema de separação de poderes.
4
Q
- Os objetivos fundamentais da RFB incluem erradicar a pobreza e marginalização.
- A igualdade entre os Estados é um dos princípios das relações internacionais da RFB.
- A Constituição Federal não prevê a integração econômica entre os países da América Latina.
A
- Verdadeiro. Erradicar a pobreza e a marginalização é um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o art. 3º da CF/88.
- Verdadeiro. A igualdade entre os Estados é um dos princípios das relações internacionais do Brasil, segundo o art. 4º da CF/88.
- Falso. A CF/88 prevê, no art. 4º, a busca pela integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina.
5
Q
- O regime político adotado pelo Brasil é a democracia semidireta.
- O Brasil se rege pelo princípio da prevalência dos direitos humanos em suas relações internacionais.
- A República Federativa do Brasil possui soberania e seus entes federativos possuem autonomia.
A
- Verdadeiro. O regime político do Brasil é a democracia semidireta, combinando participação direta e representativa.
- Verdadeiro. O art. 4º da CF/88 estabelece a prevalência dos direitos humanos como um dos princípios das relações internacionais do Brasil.
- Verdadeiro. A República Federativa do Brasil é soberana, enquanto os entes federativos possuem autonomia política.