NORMAM 601 - DHN (Antiga NORMAM 17) Flashcards
São considerados os representantes da autoridade maritima para a segurança do trafego aquaviario, nos assuntos concernentes a navegação: o _____________________ e os ____________________.
diretor de hidrografia e navegação / comandantes dos distritos navais
São considerados agentes da autoridade marítima, com atribuições em atividades de auxilios a navegação: o ________________, seus ______________ e ________________ , os encarregados dos serviços de sinalização náutica, os diretores dos ___________________, o diretor do CAMR, o diretor do _________ e os comandantes de navio da MB.
capitão dos portos / delegados / agentes / centros de hidrografia e navegação / CHM
São consideradas entidades _____________ : as administrações do porto, dos estaleiros, das marinas, clubes e entidades desportivas náuticas.
extra-MB
Compete à ____________ autorizar, supervisionar, alterar ou cancelar temporária ou permanentemente os auxílios à navegação, bem como estabelecer as diretrizes pertinentes. Faz-se exceção aos projetos afetos a balizamento de uso restrito, cujas autorização são diretamente emanadas pelas ________.
DHN / CP
Compete aos _______________, recomendar cautela, estabelecer restrições operacionais, interditar canais de navegação, de acesso, bacias de evolução quando a degradação da qualidade do balizamento comprometer a segurança da navegação.
ComDN
Compete ao _____________ divulgar as alterações e irregularidades que venham a ocorrer nos auxilios a navegação, por meio dos avisos-radio nauticos/ avisos aos navegantes.
CHM
Caso o índice de eficácia do balizamento caia abaixo de __________, a CP/DL/AG advertirá a entidade extra-MB responsável pela operação e manutenção do balizamento no porto.
95%
A fiscalização realizada pela CP/DL/AG, CAMR ou SSN/CHM, não exime as _________________ das tarefas de manutenção e controle do balizamento sob sua responsabilidade.
entidades extra-MB
Ao constatar qualquer irregularidade nos auxílios à navegação, o navegante deverá comunicar à ____________________ por meio do canal mais expedito, bem como ao agente da autoridade marítima mais próxima.
autoridade portuária
Os auxílios à navegação podem ser visuais, _______________, __________________ e o VTS.
sonoros / radioelétricos
Os auxílios sonoros são utilizados no Brasil, basicamente, para a sinalização de ____________________________________.
plataformas de perfuração e exploração submarina
Um auxílio __________________ será sempre considerado de forma independente, mesmo que esteja instalado em um auxílio visual.
radioelétrico
A NORMAM 601 não trata dos auxílios à navegação visuais ________________.
naturais
O sinal náutico pode ser uma estrutura _______________ ou ______________.
fixa / flutuante
Os sinais náuticos luminosos não empregam luz ___________, atendendo à recomendação da IALA. No entanto esse tipo de luz pode ser empregado em um _______________ , no caso de luzes de extremidades de cais, molhes, trapiches ou em luzes de alinhamento do tipo “luz de setor”.
fixa / balizamento
____________________ é o conjunto de sinais náuticos fixos ou flutuantes, externos à embarcação, especificamente estabelecidos com o propósito de garantir uma navegação segura e econômica nas vias navegáveis.
Sinalização náutica
___________________ é o conjunto de balizas, boias, barcas-farois, objetos naturais ou artificiais, padronizados ou não, e de faróis e faroletes de responsabilidade da MB ou de entidades extra-MB que concorrem para a garantia da segurança da navegação em uma região ou área perfeitamente definida.
Balizamento
Nos balizamentos, os sinais fixos e flutuantes, exceto os ______________ e as ___________________, são estabelecidos de acordo com uma direção convencional.
faróis / luzes de alinhamento
Nos lagos não associados a rios, a direção convencional do balizamento será a do sentido ________________.
norte/sul verdadeiro
Nos rios não associados a uma baía, a direção convencional do balizamento será sempre da ______________ para a _______________.
foz / nascente
Os sinais náuticos podem ser de vários tipos, como: ______________, baliza, ________________, barca-farol, boia, _______________, boia cega, boia luminosa, farol e _______________.
alinhamento / baliza articulada / farolete
A barca-farol e o farol tem alcance luminoso superior a _________ milhas náuticas.
10
O farolete tem alcance luminoso noturno igual ou inferior a ________ milhas náuticas.
10
Os auxílios radioelétricos à navegação são o __________________ , _________________ e o _______________.
radiofarol / RACON / AIS
Os acessórios dos sinais náuticos são: marca de tope, ________________, placa de visibilidade, ______________ e refletor radar.
painel de sinalização / poita
As marcas de tope são instaladas no topo de um sinal náutico para auxiliar a sua identificação ___________. Em forma de ___________, cone, ______________ ou X.
diurna / cilindro / esfera
O ________________________ é a placa para sinalização náutica complementar de rios, lagos, lagoas, etc.
painel de sinalização
A ________________ é um acessório empregado somente em sinais flutuantes, consistindo em um peso que repousa no fundo.
poita
As luzes podem ser classificadas como: __________________, direcional, _______________ e de alinhamento.
onidirecional / de setor
A luz do tipo ______________ não deve ser aplicada em sinais náuticos, exceto com muita cautela, pois pode não ser reconhecida como luz de auxílio à navegação.
fixa
As características de uma luz são: período, fase, ____________ , _____________, ocultação, ______________ e fase detalhada.
lampejo / eclipse / isofase
Entende-se por ____________ cada um dos sucessivos aspectos de emissão luminosa ou de sua ausência em um mesmo período.
fase
__________________ é o intervalo de luz em relação a outro de maior duração de ausência total de luz, em um mesmo período.
Lampejo
_________________ é o intervalo de obscuridade entre dois sucessivos lampejos no mesmo período.
Eclipse
_________________ é o intervalo de obscuridade relativamente mais curto que o de luz em um mesmo período.
Ocultação
_________________ é o intervalo de tempo em que a luz e a obscuridade tem duração igual em um mesmo período.
Isofase