Noções Iniciais e Princípios Flashcards

1
Q

A expressão Administração Pública pode ser analisada sob quais aspectos?

A

[FOS] Formal, Orgânico ou Subjetivo: É o conjunto de órgãos e funções estatais no exercício da função administrativa. – Importa apenas quem realiza a atividade, sendo irrelevante qual a atividade por eles desempenhada.

[FOM] Material, Funcional ou Objetivo: Se confunde com função administrativa, sendo a atividade administrativa exercida pelo Estado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

I- Administração (…): corresponde à atividade-meio da Administração. É instrumental, atende ao interesse público secundário e não atinge diretamente os cidadãos. Logo, envolve as relações entre a Administração e seus agentes. Também é atribuída a todos os órgãos administrativos;

A

Introversa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Administração (…): corresponde à atividade-fim da Administração. É finalística, atende ao interesse público primário e atinge diretamente os cidadãos. Logo, envolve as relações entre a Administração e os particulares. É atribuída apenas aos entes políticos. Exemplo: poder de polícia.

A

Extroversa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Conceitue Transadministrativismo

A

O transadministrativismo é a disciplina jurídica das relações assimétricas de poder que se institucionaliza consensualmente fora e além do Estado. Trata-se de um direito administrativo transnacional, fenômeno semelhante ao transconstitucionalismo.
Para Diogo de Figueiredo, o direito administrativo global é um gênero, do qual o direito administrativo transestatal (transadministrativismo) é espécie.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Tema: Precedentes Administrativos.
A força vinculante do precedente administrativo decorre da segurança jurídica, e pode ser afastada pela Administração em duas situações. Quais hipóteses em que se pode aplicar a TEORIA DO PROSPECTIVE OVERRULING?

A
  • Quando o ato invocado pelo precedente for ilegal;
  • Quando o interesse público, devidamente motivado, justificar a alteração do entendimento administrativo.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

São Fontes Formais do DIreito Administrativo

A

1) Constituição
2) Lei
3) Regulamento e outros atos normativos da Administração Pública.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

São Fontes Materiais do Direito Administrativo

A

1) Jurisprudência (sem efeito vinculante)
2) Doutrina
3) Costumes - secundum legem e praeter legem
4) Princípios Gerais do Direito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais os sistemas de controle da Administração Pública?

A

a) Sistema Francês (contencioso administrativo)
* Dualidade de jurisdição;
* Proíbe o conhecimento, pelo Poder Judiciário, de atos ilícitos praticados pela Administração, ficando os atos sujeitos à jurisdição especial do contencioso administrativo.

b) Sistema Inglês (Sistema de jurisdição única)
* Todos os litígios podem ser resolvidos na justiça comum;
* Sistema adotado pelo Brasil – contudo, já houve a previsão do tribunal constitucional de contencioso no Brasil na EC 7/77, mas nunca foi implementado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

É o conjunto de regras e princípios que regem a Administração Pública. Celso Antônio Bandeira de Mello defende a existência de verdadeiras “PEDRAS DE TOQUE” no Direito Administrativo.

A

Regime Jurídico-Administrativo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Os interesses coletivos devem prevalecer ao interesse particular

A

Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Privado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O interesse público não se encontra à livre disposição do administrador.

A

Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Pelo princípio da (_____), a atuação da administração pública subordina-se à lei, de modo que o agente público somente poderá fazer o que proclama a lei. Assim, não havendo previsão legal, está proibida a atuação do ente público e qualquer conduta praticada de forma arbitrária por ele.

A

Legalidade (Juridicidade)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O princípio da legalidade comporta dois desdobramentos:

A

(1) Supremacia da lei: A lei prevalece e tem preferência sobre os atos da Administração.
· Relaciona-se com a doutrina da NEGATIVE BINDUNG (VINCULAÇÃO NEGATIVA), segundo a qual a lei representa uma limitação à vontade do Administrador.

(2) Reserva de lei: o tratamento de certas matérias deve ser formalizado necessariamente pela legislação.
· Relaciona-se com a POSITIVE BINDUNG (VINCULAÇÃO POSITIVA), condiciona a validade da atuação dos agentes públicos à prévia autorização legal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é o PRINCÍPIO DA RESPONSIVIDADE?

A

Consoante entendimento de Diogo de Figueiredo, a responsividade é um dos princípios modernos que norteia a atuação da Administração Pública. Determina que, ao atuar, a Administração não obedeça apenas à legalidade, mas também à legitimidade e ao princípio democrático, ou seja, que atue de modo a atender os anseios da população. É, então, inegavelmente, um dever jurídico autônomo dos agentes do Poder Público para, ao perfazerem suas escolhas discricionárias, observarem as demandas da sociedade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Há exceções ao princípio da legalidade administrativa?

A

Segundo o Prof. Celso Antônio Bandeira de Melo (Curso de Direito Administrativo, 26ª Ed., pág. 105 e 126-136), é possível apontar três restrições excepcionais ao princípio da legalidade:
a) Estado de defesa;
b) Estado de sítio e
c) Medida provisória.

Nesses três casos, deve a Administração atuar, mesmo que não haja lei regulamentando sua atuação, o que revela a mitigação da obrigatoriedade do princípio da legalidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Pelo princípio da (______), a atuação da administração pública deve ser imparcial, não visando beneficiar ou prejudicar pessoa determinada, tendo em vista que a sua atuação está voltada à busca do interesse público em geral.

A

Impessoalidade

17
Q

Acepções do princípio da impessoalidade

A

Igualdade ou Isonomia: A Administração deve dispensar tratamento impessoal e isonômico aos particulares para atender a finalidade pública.

Proibição de promoção pessoal: Vedação do exercício da máquina pública para atingir interesses particulares (Art. 37, §1º da CF/88).

18
Q

O princípio da (______) traduz a ideia de honestidade, obediência a princípios éticos, boa-fé, lealdade, boa administração, correção de atitudes.

A

Moralidade

19
Q

Poderá ficar caracterizado o nepotismo mesmo em se tratando de cargo político em 2 casos:

A

1) Caso fique demonstrada a inequívoca falta de razoabilidade na nomeação por manifesta ausência de qualificação técnica ou inidoneidade moral do nomeado. STF. 1ª Turma. Rcl 28024 AgR, Rel. Min. Roberto Barroso, julgado em 29/05/2018.

2) Em casos de fraude à lei.

20
Q

Tema: Súmula Vinculante 13.

Quem não pode ser nomeado?

A

▪ Cônjuge,
▪ Companheiro
▪ Parente em linha reta,
▪ Parente colateral até o 3ª grau, inclusive
▪ Parente por afinidade até o 3º grau, inclusive
➢ da autoridade nomeante ou
➢ de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento

21
Q

Tema: Súmula Vinculante 13.
Não pode ser nomeado para o que?

A

▪ Cargo em comissão
▪ Cargo em confiança
▪ Função gratificada

22
Q

O princípio da (_____), impõe a divulgação e exteriorização dos atos do poder público, guardando relação com o princípio democrático, ao possibilitar o controle social sobre os atos públicos.

A

Publicidade

Ressalta-se, ainda, que a publicidade também representa condição de eficácia dos atos administrativos, de modo que estes só começam a produzir efeitos a partir de sua publicidade.

23
Q

O princípio da (_____) foi inserido pela EC 19/98 para substituir a Administração Pública burocrática pela gerencial, tendo em vista a necessidade de efetivação célere das finalidades públicas elencadas no ordenamento jurídico.
Nesse sentido, o princípio exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional, sua aplicação orienta e serve de fundamento para a construção de uma concepção de Administração Pública (_____).

A

i. Eficiência
ii. Gerencial

24
Q

Interesse público (_____): Necessidade de satisfação das necessidades coletivas. É o interesse com as necessidades sociais

A

Primário

25
Q

Interesse público (_____): É o interesse do próprio Estado, enquanto sujeito de direitos e obrigações, ligando-se à noção de interesse do erário. É o interesse do Estado com si próprio, como pessoa jurídica de direito público que é.

A

Secundário

26
Q

Pelo princípio da (____), também denominado de (_____), a administração pública tem a prerrogativa de rever os seus próprios atos independentemente de provocação, seja para revogá-los ou para anulá-los, fala-se que este controle pode ser de legalidade ou de mérito. Quando ilegal o ato será anulado, quando inoportuno ou inconveniente será revogado.

A

i. Autotutela
ii. Sindicabilidade

27
Q

Impõe à Administração Pública o dever de indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinaram a prática do ato (art. 2º, parágrafo único, VII, da Lei n. 9.784/99). Assim, a validade do ato administrativo está condicionada à apresentação por escrito dos fundamentos fáticos e jurídicos justificadores da decisão adotada.

A

Princípio da Motivação

28
Q

Motivação aliunde ou per relationem

A

É aquela indicada fora do ato, consistente em concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas. Ou seja, a motivação aliunde corre todas as vezes que a motivação de um determinado ato remete à motivação de ato anterior que embasa sua edição.

29
Q

Motivação x Motivo x Móvel

A

· Motivo = fato que autoriza a realização do ato administrativo;

· Motivação = exigência de explicitação, de enunciação dos motivos.

· Móvel = intenção declarada pelo agente como justificativa para a prática do ato.

30
Q

Segurança jurídica: abarca dois sentidos

A

· Objetivo: estabilização do ordenamento jurídico;

· Subjetivo: proteção a confiança das pessoas em relação às expectativas geradas por promessas e atos estatais. É princípio autônomo.

31
Q

Segurança jurídica x Legítima confiança

A

· Segurança jurídica: possui caráter amplo, aplicado às relações públicas e privadas;

· Legítima confiança: tutela apenas a esfera jurídica do particular, protegendo-o da atuação arbitrária do Estado.

32
Q

O princípio da (____) significa que não podem ser impostas sanções e restrições que superem a dimensão estritamente pessoal do infrator e atinjam pessoas que não tenham sido as causadoras do ato ilícito

A

Intranscendência Subjetiva