Noções Básicas Flashcards
O que é a Medicina Veterinária Preventiva?
É a área da MV que engloba as atividades de prevenção da ocorrência de doenças e promoção da saúde do indivíduo ou do rebanho
O que é “Saúde Pública Veterinária”?
É a aplicação dos recursos da MV na promoção da saúde humana.
Qual a diferença entre “Caso Primário e Caso Índice”?
Caso primário é o primeiro caso de determinada enfermidade a ocorrer em determinada área.
Caso índice ou Caso Indexado é o primeiro caso de determinada enfermidade registrado em determinada área
Qual a diferença entre Caso Primário e Caso Coprimario?
Caso primário é o primeiro caso de determinada enfermidade a ocorrer em determinada área
Caso coprimario é o caso que ocorre imediatamente após o caso primário, ANTES do período mínimo de incubação da doença. Significa que teve a mesma exposição que o caso primário.
O que é “Caso Secundário”?
O que ele representa?
Caso secundário aparece após o período máximo de incubação da doença, significando que se originou a partir do caso primário
O número de casos secundários caracteriza a difusibilidade da doença e reflete a infectividade do agente etiológico
O número de casos secundários caracteriza a difusibilidade da doença e reflete a infectividade do agente etiológico.
Certo
Qual a diferença entre epidemiologia descritiva e epidemiologia analítica?
A epidemiologia descritiva estima a frequência da doença.
A epidemiologia analítica identifica os fatores envolvidos na ocorrência da doença.
O que é um “Comunicante”?
São todos aqueles que estiveram em contato com um reservatório (seja um caso clínico ou seja portador infectado)
Ou que entrou em contato com um ambiente contaminado
De forma a ter oportunidade de adquirir o agente etiológico de uma doença.
O que significa controle de doenças?
Significa eliminar ou reduzir sua incidência ou prevalência
O que são determinantes?
São fatores contribuintes ou determinantes parciais
Que em articulação
Propiciam a atuação do estímulo patológico
Ex: determinantes econômicos, determinantes culturais, determinantes ecológicos, determinantes psicossociais
A doença pode se apresentar de 4 formas:
Manifesta
Inaparente ou Sub-Clínica
Abortiva ou Frustra
Fulminante
Qual a diferença entre elas?
Forma Manifesta -> apresenta sinais clássicos da doença (ex: aborto em brucelose, vesículas em febre aftosa)
Forma Inaparente ou Sub-Clínica -> não apresenta nenhum sinal ou sintoma ou apresente muito pouco apesar de a doença estar presentes (estado de latência da AIE ou Doença de Aujeszky, COVID assintomáticos ou apenas não sentindo gosto)
Forma Abortiva ou Frustra -> desaparece rapidamente após poucos sinais ou sintomas
Forma Fulminante -> leva rapidamente ao óbito (influenza aviária de alta patogenicidade)
O Período de incubação é o período MAIS LONGO de intervalo de tempo que decorre desde a penetração do agente etiológico no hospedeiro até o aparecimento dos sinais da doença.
Certo
A morbidade mede o risco de adoecer e é relacionada a capacidade de difusão da doença.
Certo
Quanto aos modelos explicativos em epidemiologia, que sao as formas de explicar a saúde e o adoecimento humano, existem 3 modelos.
Modelo Biomédico
Modelo Processual
Modelo Sistêmico
Qual a diferença entre eles?
1- Modelo Biomédico: temos claramente a saúde como ocorrência e a doença como desajuste ou falha orgânica. As doença nesse caso podem ser infecciosas ou não infecciosas e agudas ou crônicas;
2- Modelo Processual: conceito de processo saúde-doença ou história natural da doença. Objetiva dar sentido a diferentes métodos de prevenção e controle dos problemas de saúde e abrange a ocorrência da doença no meio externo (atuam os determinantes e agente) e no meio interno (se desenvolve a doença). Apresenta: Período Patogênico e Pré-Patogenico (agentes e determinantes).
O modelo processual trabalha com configurações com probabilidade de risco -> minimo, intermediário e máximo
3- Modelo Sistêmico: Conjunto de elementos que uma mudança de qualquer elemento provoca mudanças no estado dos demais elementos: ecossistema (Equilibrio).
O que são fatores de risco?
Componentes que podem levar a doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos da saúde.
- > modelo biológico: fator de risco define os causadores das doenças não infecciosas⚠️
- > modelo processual: fator de risco são característicos do período pré-patogênico ou mantenedores no período patogênico englobando os agentes e os determinantes
- > modelo sistêmico: fator de risco significa qualquer fator que compõe o sistema dinâmico em que o problema de saúde ocorre em toda sua evolução.
Nas doenças transmissíveis, o período de latência é o tempo que transcorre desde a infecção até que a pessoa se torne infectada.
O período de incubação é o tempo que transcorre desde a infecção até a apresentação dos sintomas.
No caso das doenças não transmissíveis, a terminologia difere um pouco e se considera que o período de latência corresponde ao período que transcorre entre o desenvolvimento da doença subclínica até a apresentação de sintomas
Certo
Hospedeiro: é uma pessoa ou animal vivo, incluindo as aves e os artrópodes que, em circunstâncias naturais, permite a subsistência e o alojamento de um agente infeccioso.
O hospedeiro pode ser Definitivo (primário) ou Intermediário (secundário).
Certo
HD -> o agente atinge a sua maturidade ou passa sua fase sexuada
HI -> o agende se encontra em forma assexuada ou larvaria
Quando falamos de suscetibilidade do hospedeiro para doenças infecciosas a suscetibilidade é absoluta.
Enquanto que para doenças não infecciosas a suscetibilidade possui um grau variável.
Certo
A prevalência da doença pode ser pontual ou de período (lapsica).
Qual a diferença?
Prevalência pontual é medida pela frequência da doença ou pelo seu coeficiente em um ponto definido no tempo. Os casos prevalentes excluem aqueles que evoluíram para cura, óbito ou migraram.
Prevalência num período de tempo ou lapsica: abrange um lapso de tempo mais ou menos longo e que NÃO concentra a informação em um dado Ponto nesse intervalo. Estão incluídos aqui todos os casos prevalentes, inclusive os que curaram, morreram e emigraram.
As variáveis de planejamento de ação para vigilância sanitária envolvem:
Governabilidade
Gravidade
Magnitude
Severidade
Transcendência
Vulnerabilidade
Explique-os.
Governabilidade -> capacidade de intervenção em determinada questão por determinado órgão ou agente.
Gravidade -> avaliação das consequências do processo ou da doença, é medida pela legalidade, taxa de hospitalização, sequelas e outras consequências.
Magnitude -> avaliação da dimensão do problema ou processo saúde-doença, onde se leva em conta a incidência, prevalência, morbidade e a mortalidade.
Severidade -> consequências, gravidade
Transcendência-> medida de RELEVÂNCIA SOCIAL, da importancja, do reconhecimento que determinada população dá a um evento. Chamada também de VALOR SOCIAL
Vulnerabilidade-> permeabilidade à intervenção é fundamental para o planejamento estratégico
Portadores são os que possuem o agente infeccioso, podem transmitir, mas no momento não apresentam sintomas.
Quais são os tipos de portadores?
Ativos -> já tiveram sintomas ou vão ter
Passivos -> nunca tiveram -> mais importantes epidemiologicamente
Portador: é um indivíduo (ou animal) infectado, que abriga um agente infeccioso específico de uma doença, sem apresentar sintomas ou sinais clínicos desta e constitui uma fonte potencial de infecção para o ser humano .
Certo
Reservatório de agentes infecciosos: é qualquer ser humano, animal, artrópode, planta, solo ou matéria inanimada, onde normalmente vive e se multiplica um agente infeccioso e do qual depende para sua sobrevivência, reproduzindo-se de forma que possa ser transmitido a um hospedeiro suscetível.
Certo
Ou
É um hospedeiro vertebrado, de espécie diferente da considerada, no qual o agente etiológico se instala, multiplica-se e é eliminado para o ambiente.
Antroponose é o mesmo que Antropozoonose.
Falso
Antroponose-> doença em que o homem é o único reservatório
Antropozoonose -> doença de animais que podem circular para humanos
Anfixenoses são doenças em que os homens e os animais são reservatórios de forma igual.
Certo
O que é Risco em Epidemiologia?
Probabilidade de ocorrência de um dano
Surto é a ocorrência de dois ou mais casos epidemiologicamente relacionados.
Certo
Qual a diferença entre Tendência Secular e Variação Cíclica?
Tendência secular são as variações observadas em longo período de tempo, geralmente 10 anos ou mais
Variação Cíclica são as variações no comportando das doenças em ciclos períodos e regulares que se repetem em períodos anuais, mensais, semanais etc
Portador convalescente é aquele que já não apresenta os sintomas da doença, por ter havido cura clínica, mas continua eliminando o agente etiológico. Como exemplos podem ser citados os casos da leptospirose, da febre aftosa etc.
Certo
Em relação as características dos agentes etiológicos biológicos, a variabilidade do agente é um mecanismo relacionado com o desenvolvimento de resistência a agentes microbianos.
Certo
O que é uma Euzoonose?
Doença cujo agente necessita de 2 hospedeiros de espécies diferentes sendo que uma delas é obrigatoriamente um ser humano.
Diferencie as vias de transmissão vertical, horizontal indireta, horizontal direta imediata e mediata.
Horizontal Indireta -> transferência de um agente por intermediário (veículos inanimados ou animados)
Horizontal Direta -> transferência de um agente SEM interferência de veículos. Pode haver um contato ou não.
Horizontal direta imediata -> há um contato físico entre a fonte primária de infecção e o hospedeiro suscetível
Horizontal direta mediata -> não há um contato físico. Ex: secreções
Vertical -> amamentação, gestação e parto
O que é “Incidência Cumulativa”?
É a proporção de indivíduos não doentes que se tornam doente
Também chamada de RISCO
O que é Risco Absoluto?
São os casos novos da doença no grupo
O que é uma “Epidemia Maciça”?
É a distribuição dos eventos de uma doença em uma população e o aumento de indivíduos contaminados por uma única fonte
Período de incubação é o período mais__________entre a introdução do agente e a ocorrência dos primeiros sintomas.
a) longo
b) curto
Mais LONGO
Via de Transmissão -> meio ambiente
Via de Penetração -> hospedeiro suscetível
Via de Eliminação -> fonte de infecção
Certo
A análise de risco deve considerar a avaliação da difusão, a exposição ao agente e as consequências da exposição e da difusão.
Certo
A Estimativa de Risco avalia: o SVO, a zonificacao, a regionalização e a vigilância contínua.
Certo
O que é “Risco” segundo a Epidemiologia?
É a probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito, ou condição relacionada à saúde (incluindo cura, recuperação ou melhora) em uma população ou grupo durante um período de tempo determinado.
Um indicador de risco pode ser definido como uma proporção entre o número de pessoas acometidas por determinado evento e a população estudada (que deve ser especificados quanto a um período de tempo).
Certo
Isso é trabalhar sempre com dados relativizados
Os chamados indicadores de saúde são indicadores de risco utilizados mais frequentemente para comparações do estado de saúde das populações.
Certo
Fatores de risco são atributos de um grupo que apresenta maior incidência de uma doença ou agravo em comparação com outros grupos que não o tenha ou com menor exposição a tal característica.
Certo
Qual a diferença entre Fator de Risco e Marcador de Risco?
Fator de risco diz-se quando seu efeito pode ser prevenido (obesidade)
Marcador de risco diz-se quando são atributos inevitáveis fora da possibilidade de controle (sexo, ascendência familiar)
O que é “Risco Absoluto”?
É a ocorrência de um fenômeno na população, é o coeficiente incidência de determinado fenômeno em determinada população. (Casos novos)
A comparação de riscos em uma população pode ser estimada pelo Risco Relativo, pelo Risco Atribuível, pela Relação Dose-Resposta, pela Razão de Prevalências, pela Diferença de Prevalência e pela Razão de chances.
O que é o Risco Relativo, ou também chamado de Razão de Incidências?
Razão entre o risco entre os expostos e o risco entre os não expostos a determinado fator
É a incidência entre os expostos e incidência por os não expostos
O risco relativo (ou razão de incidências) é uma medida estatística que expressa a proporção de incidência do agravo entre os que apresentem o fator de risco.
É uma medida da força da associação entre o fator de risco e a ocorrência do agravo.
A comparação de riscos em uma população pode ser estimada pelo Risco Relativo, pelo Risco Atribuível, pela Relação Dose-Resposta, pela Razão de Prevalências, pela Diferença de Prevalência e pela Razão de chances.
O que é o Risco Atribuível?
É a diferença entre a incidência nos expostos e a incidência nos não expostos
Incidência nos expostos - incidência nos não expostos
Podemos dizer que uma variável de exposição pode ser considerada um fator de risco quando o risco relativo referente ao grupo de exposição é maior que a unidade (>1)
O risco atribuído indica o que se pode esperar que aconteça com a ocorrência geral do agravo na comunidade caso o fator de risco seja eliminado
O risco atribuível combina três ideias:
💡
1- a frequência da ocorrência indesejável quando o fator de risco está presente;
2- a frequência da ocorrência quando o fator está ausente;
3- a frequência da presença do fator de risco na comunidade
Certo
A comparação de riscos em uma população pode ser estimada pelo Risco Relativo, pelo Risco Atribuível, pela Relação Dose-Resposta, pela Razão de Prevalências, pela Diferença de Prevalência e pela Razão de chances.
O que é a “Relação Dose-Resposta”?
Mede a associação entre as doses de um determinado fator a que os indivíduos estão expostos e o aparecimento de danos.
É uma maneira de se reforçar a força da associação entre exposição e doença.
A comparação de riscos em uma população pode ser estimada pelo Risco Relativo, pelo Risco Atribuível, pela Relação Dose-Resposta, pela Razão de Prevalências, pela Diferença de Prevalência e pela Razão de chances.
O que é “razão de prevalência”?
O que é “diferença de prevalências”?
Razão de prevalência é a relação entre a prevalência nos expostos e a prevalência nos não expostos
Diferença de prevalências é a diferença entre a prevalência nos expostos e nos não expostos