Manual OPAS Flashcards
O que é uma doença Emergente?
O que é uma doença Reemergente?
❗️ Doença emergente é uma doença transmissível cuja incidência em humanos vem aumentando nos últimos 25 anos do Século XX ou que ameaça aumentar em um futuro próximo.
Entre as doenças emergentes, existe a doença emergente aparente (consequência da habilidade para detectar o agente que causa a doença) ou emergente real.
❗️Doença Reemergente: doença transmissível previamente conhecida que reaparece como problema de saúde pública após uma etapa de significativo declinações de sua incidência e um aparente controle.
A epidemiologia estuda a frequência, a distribuição e os determinantes dos eventos de saúde.
Os princípios para o estudo da DISTRIBUIÇÃO dos eventos de saúde se referem ao uso das 3 variáveis clássicas da epidemiologia: Tempo, Lugar e Pessoa.
Explique a variável “TEMPO”.
Algumas doenças costumas ser agudas, outras tem sazonalidade (padrão regular de variação entre as estações do ano), o que permite antecipar sua ocorrência e adotar medidas preventivas
A identificação dos eventos que ocorrem antes e depois de um aumento na taxa de doenças permite identificar fatores de risco
Também é conveniente registrar a ocorrência de doenças de vários anos para descrever e predizer seus ciclos (padrão regular de variação em períodos maiores de 1 ano), assim como sua tendência secular (padrão de variação no tempo).
A curva epidêmica e o canal endêmico são exemplos de gráficos de frequência essenciais para conhecer a velocidade de transmissão de uma doença
A variável tempo também é essencial para avaliar o impacto das intervenções, seja para determinar o momento oportuno ou medir o efeito da intervenção.
A análise numérica e gráfica da frequência de casos de doenças no tempo, antes e depois de uma intervenção, permitirá avaliar sua efetividade
Sazonalidade (variação estacional) é um padrão regular de variação entre as estações do ano ou época do ano. Ex: Peste Bovina na seca, Brucelose no verão, leptospirose nas enchentes, dengue no verão.
Ciclos (variações cíclicas) são padrões regulares de variação entre período maiores de 1 ano. Ex: gripe
Tendência Secular é um padrão de variação ou comportamento após longos períodos de tempo. Ex: raiva (criação de novos grupos de morcegos)
Para que a sazonalidade não seja confundido com surtos ou epidemias, deve-se avaliar o limiar epidêmico para AQUELE período,
- a variação secular constitui valiosa fonte para formulação de hipóteses
Qual método geralmente usado para analisar as tendências temporais?
Análise de Séries Históricas
Quais são os três métodos para identificar tendências temporais, ou seja, para analisar uma série cronológica de uma doença?
1- desenho a mão livre
2- cálculo de médias móveis
3- análise de regressão
A epidemiologia estuda a frequência, a distribuição e os determinantes dos eventos de saúde.
Os princípios para o estudo da DISTRIBUIÇÃO dos eventos de saúde se referem ao uso das 3 variáveis clássicas da epidemiologia: Tempo, Lugar e Pessoa.
Explique a variável “LUGAR”
Fundamental para conhecer extensão e velocidade de disseminação.
A análise do lugar quanto a suas características físicas e biológicas permitem gerar hipóteses sobre possíveis fatores de risco e de transmissão.
O advento do SIG (sist. de inf. geográfica) permitiu a possibilidade de enriquecer significativamente o tratamento analítico da variável lugar.
A epidemiologia estuda a frequência, a distribuição e os determinantes dos eventos de saúde.
Os princípios para o estudo da DISTRIBUIÇÃO dos eventos de saúde se referem ao uso das 3 variáveis clássicas da epidemiologia: Tempo, Lugar e Pessoa.
Explique a variável “PESSOA”
Características permitem identificar a distribuição das doenças e possíveis grupos e fatores de risco.
A variação pode ser devida a diferenças no nível de exposição de cada pessoa a certos fatores de risco, suscetibilidade aos mesmos ou uma combinação.
CAUSALIDADE
O processo de busca da causalidade permite aproximações com finalidade de orientar as medidas de intervenção adequadas e a posterior avaliação de sua efetividade.
Certo
O enfoque epidemiológico considera que a doença na população:
1- não ocorre por acaso
2- não está distribuída de forma homogênea
3- tem fatores associados que, para serem causais, cumprem com os critérios de -> Temporalidade / Força de Associação / Consistência da Observação / Especificidade da Causa / Gradiente Biológico e Plausibilidade Biológica
O enfoque epidemiológico considera que a doença na população é um fenômeno dinâmico e sua propagação depende da interação entre a exposição e a suscetibilidade dos indivíduos aos fatores determinantes da presença da doença.
Certo
CAUSALIDADE
Existem dois modelos de causalidade: TRÍADE EPIDEMIOLÓGICA E CAUSAS COMPONENTES
Qual a diferença?
Tríade Epidemiológica -> modelo tradicional de causalidade de doenças TRANSMISSÍVEIS. Interação entre AGENTE, HOSPEDEIRO SUSCETÍVEL E AMBIENTE.
Causas Componentes -> Agentes podem ser infecciosos ou não e são necessários, mas nem sempre suficientes. Modelo de multicausalidade que se aplica a todo tipo de doença. Possui CAUSAS COMPONENTES (todas as possíveis condições), CAUSA SUFICIENTE (conjunto mínimo para causar doença) e CAUSA NECESSÁRIA (presente em TODAS as doenças). Não é necessário identificar todas os componentes de uma causa suficiente, já que remoção de um só bloqueia a interação e previne a ocorrência.
A única opção para erradicar uma doença é a retirada sua causa necessária (presente em todas as doenças, ex: o próprio agente biológico).
Certo
A história natural da doença divide-se em “Período Pré-Patogênico” e “Período Patogênico”.
O Pré-Patogênico representa a interação do agente, ambiente e hospedeiro. Neste, ocorre a prevenção PRIMÁRIA (Promoção à Saúde e Proteção Específica).
E o Patogênico?
No período patogênico ocorre as mudanças que se apresentam no hospedeiro (mudança tissular) uma vez realizado um estímulo efetivo.
O horizonte clínico marca o momento em que a doença é aparentemente clínica.
Neste, ocorre as ações de Prevenção Secundária (diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação do dano) e Prevenção Terciária (Reabilitação).
Nas doenças transmissíveis, qual definição e diferença entre Período de Latência e Período de Incubação?
Período de Latência -> Tempo entre a infecção até que a pessoa se torne INFECTADA.
Período de Incubação -> Tempo entre a infecção até a apresentação dos sintomas.
Nas doenças não-transmissíveis, o que é Período de Latência?
Período entre o desenvolvimento da doença subclínica até a apresentação de sintomas.