Neuroanatomia Flashcards
Neurônio
Unidade básica do tecido do sistema nervoso, que tem como função a receber, conduzir e transmitir impulsos no sistema nervoso
A estrutura do neurônio está dividida em três partes. Quais são?
Corpo celular, axônio e dendrito.
São curtos e ramificados, que recebem estímulos de outros neurônios
Dendritos
Fibras nervosas capazes de transmitir impulsos para fora do corpo celular
Axônios
Rica em lipídios, envolve os axônios e funciona como um isolante elétrico. Isso auxilia no aumento da velocidade na condução de impulsos elétricos.
Bainha de mielina
Sinapse
Junção especializada, em que há uma ligação entre o terminal sináptico do primeiro neurônio com o dendrito do segundo, através do intermédio de neurotransmissores
Neurotransmissores
Substâncias químicas que provocam respostas excitatórias ou inibitórias entre neurônios que se comunicam por sinapses químicas.
Via aferente
Via de condução que leva os impulsos elétricos do sistema nervoso periférico para o sistema nervoso central, através de neurônios aferentes(sensoriais).
Via eferente
Via de condução de impulsos elétricos do sistema nervoso central para o sistema nervoso periférico, através de neurônios eferentes.
Divisão anatômica do sistema nervoso central
Encéfalo
- Cérebro
- Cerebelo
- Tronco encefálico
Medula Espinhal
Divisão anatômica do Sistema Nervoso Periférico
Nervos
- Espinhais
- Cranianos
Gânglios
Explicação, em linhas gerais, do percurso do impulso elétrico desde os receptores sensoriais até as respostas a esses estímulos
A informação chega do sistema nervoso periférico até o sistema nervoso central, através da via aferente, realizado por neurônios aferentes. Ao chegar no Sistema Nervoso Central, uma resposta é desencadeada e é transmitida até o seu alvo, por impulsos elétricos transmitidos pelos neurônios eferentes
Subdivisão dos neurônios eferentes e a função
- Neurônio aferente motor somático
Controla os músculos esqueléticos
- Neurônio aferente autônomo
Controla os músculos liso e cardíaco, glândulas exócrinas, algumas glândulas endócrinas e alguns tipos de tecido adiposo.
Subdivisão dos neurônios autonômicos
- Simpático
- Parassimpático
Função do corpo celular do neurônio
Realizar a síntese de proteínas neuroniais, sendo o centro metabólico do neurônio
Função do dendrito
Receber estímulos
Função do axônio
Conduzir impulsos elétricos do centro integrador do neurônio até o terminal axonal.
Classificação do neurônio quanto à estrutura e especificações da presença de cada um, de acordo com as suas funções
- Bipolar ( sensorial: retina, mucosa olfatória e gânglio vestíbulo-coclear)
Dois processos longos, que passam pelo corpo celular, em que o receptor está muito próximo do SNC.
- Pseudounipolar (sensorial: pele)
Um único processo longo(o dendrito se “funde” ao axônio), em que o corpo celular está fora da via direta dos sinais e localiza-se próximo do SNC, enquanto que os dendritos se extendem desde os membros e órgãos internos até o corpo celular.
- Multipolar ( grande maioria dos neurônios, principalmente de funções motoras)
Nomear cada um dos neurônios de acordo com a classificação estrutural
Neurônios Sensoriais
Neurônios que conduzem informações sobre temperatura, pressão, luz e outros estímulos dos receptores sensoriais para o Sistema Nervoso Central
Neurônios Motores
Conduzem a informação do Sistema Nervoso Central para os músculos e para as glândulas do corpo. Ou seja, eles são estimuladores da função motora do corpo.
Neurônios ques estão completamente dentro do Sistema Nervoso Central, que possui ramificações complexas dos processos, permitindo que haja conexão com múltiplos neurônios, formando uma grande rede de comunicação
Interneurônios
Varicosidades
Estruturas bulbosas que contêm as vesículas com neurotransmissores
O que acontece com um neurônio, em que é cortado o seu axônio? Qual a relação do resultado com a função do corpo celular? Qual é a consequência no caso de um nervo sensorial cortado? E no caso de um nervo motor?
Pelo fato de o corpo celular produzir as proteínas necessárias para a manutenção do neurônio, caso o axônio seja cortado, haverá uma degeneração desse axônio e isso pode acarretar na perda de sensibilidade e formigamento (nos casos de nervos sensoriais) e na paralisia muscular (no caso de nervos motores).