Liga de Neuro - Dani Flashcards

1
Q

Como se dá o processo de formação da linha primitiva?

A

Há o espessamento do epiblasto pelas células HNK1, formando a linha primitiva. Há uma proliferação celular caudo-cefálica. Na parte cefálica, há a formação do nó primitivo. Após esse primeiro momento, ocorre uma invaginação em toda a extensão da linha primitiva, formando o sulco primitivo. Na parte cefálica é formada a fosseta primitiva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como ocorre a conversão do disco embrionário de bilaminar para trilaminar?

A

As células da camada profunda do epiblasto migram para a parte central entre o epiblasto e o hipoblasto, formando o mesoderma. O epiblasto passa a se chamar ectoderma, o hipoblasto passa a se chamar endoderma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como é formado o processo notocordal? Qual a sua relação com a formação de neuroporos? E como a notocorda propriamente dita é formada?

A

O processo notocordal consiste na junção de parte das células mesenquimais com células do nó primitivo e da fosseta primária. Ela cresce em sentido caudo-cefálico, cessando seu crescimento na placa pré-cordal. A fosseta primária se projeta para o interior do processo notocordal, formando uma luz. Isso vai ser o canal notocordal. A camada do processo notocordal que está ligada ao endoderma vai se fundir e degenerar. A partir disso, há o aparecimento do neuroporo. A parte remanescente do processo notocordal invagina e forma a notocorda.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual o processo de formação dos discos intervertebrais a partir da notocorda?

A

A notocorda começa a desaparecer, mas a parte remanescente origina o núcleo pulposo do disco intervertebral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como é induzido o processo de neurulação e como ele ocorre?

A

A notocorda induz o espessamento do ectoderma, processo no qual as células se diferenciam em epiteliais espessas, compondo a placa neural. Essa placaneural vai crescer lateralmente, e com o desenvolver do processo cria-se uma invaginação. Essa invaginação gera duas cristas e formam um sulco neural. Paralelamente, nesse sulco neural, estão as pregas neurais que se aproximam cada vez mais, fechando e formando o tubo neural. Esse tubo neural se separa da superfície da ectoderme, assim como as cristas neurais que formarão posteriormente gânglios sensitivos, espinhais, do SNA e dos nervos cranianos V, VII, IX, X.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que o tubo neural origina? O que cada terço de sua extensão forma?

A

O tubo neural formará o SISTEMA NERVOSO CENTRAL. Os dois primeiros terços do tubo formam o encéfalo, enquanto que o terço caudal forma a medula espinhal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como são formados os ventrículos e o canal central da medula? ÊNFASE em neuroporos. ÊNFASE no suprimento sanguíneo.

A

O canal neural que está diretamente em contato com a cavidade amniótica, por volta do 25º dia começa a fechar a partir do neuroporo rostral. Dois dias depois, o neuroporo caudal também é fechado, restando um espaço no interior desse tubo. Esse espaço nos dois primeiros terços do tubo - referentes à formação do encéfalo- origina os ventrículos. O espaço do terço caudal- referente à formação da medula espinhal- origina o canal central. Concomitantemente ao fechamento do canal neural é estabelecido o suprimento sanguíneo no tubo neural.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como são formadas as zonas: ventricular, intermediária e marginal? ÊNFASE no que a zona ventricular origina // ZONA INTERMEDIÁRIA; ZONA MARGINAL. ÊNFASE na camada ependimária

A

Há o espessamento das células neuroepiteliais colunares pseudoestratificadas. Elas compõem a camada ependimária que reveste a luz do canal central da medula espinhal. Essa região é chamada de zona ventricular e nela será originada todos os neurônios e macróglias da medula. A zona intermediária será formada . A zona marginal é resultado das projeções axonais e futuramente será a substância branca da medula espinhal. A camada ependimária dará origem aos astroblastos que posteriormente formarão astrócitos. As microglias são provenientes do sangue.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como se dá o processo de delimitação das regiões dorsal e ventral da medula espinhal?

A

O tubo neural é espessado pela proliferação das células neuroepiteliais. O crescimento lateral resulta em uma invaginação e na formação do sulco limitante. Esse sulco limitante separa a parte dorsal e ventral da medula espinhal através das placas alar e basal. A alar delimita a parte dorsal e a basal delimita a parte ventral. A placa basal forma o septo ???ventral??? e a fissura mediana ventral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Entre a pia-máter e a aracnóide máter existe um espaço subaracnoideo preenchido pelo líquido cefalorraquidiano. Essas são duas das três camadas meníngeas. Como se dá a formação das camadas meníngeas e o líquido cefalorraquidiano? Onde essas meninges param de crescer? ÊNFASE em filum terminale. ÊNFASE em cauda equina.

A

A condensação do mesênquima origina a camada mais externa: a dura-máter. A camada mais interna gera a pia-aracnóide, juntamente com a participação da crista neural. O fluido acumulado entre a pia-aracnóide a divide em pia-máter e aracnoide-mater, criando o espaço subaracnoideo. A partir do surgimento dos plexos coroideos, haverá a secreção do líquido cefalorraquidiano que preencherá o espaço subaracnóideo. A medula espinhal finda nas vértebras L1 e L2. A dura-máter e a aracnóide-máter findam na vértebra S2. A pia-máter termina no ligamento filum terminale conectado a primeira vértebra coccígea. As raízes dos nervos inferiores à extremidade da medula ( cone medular) formam a cauda equina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly