Neoplasias Pulmonares Flashcards
Um homem de 64 anos, fumante, refere tosse e perda de peso de 5 kg nos últimos 3 meses.O exame físico mostra baqueteamento digital dos dedos. Ele está afebril. Uma radiografia de tórax não mostra nenhuma adenopatia hilar, mas há cavitação dentro de uma lesão de 3 cm próximo ao hilo direito. Laboratório estudos mostram um cálcio sérico de 12,3 mg / dL, fósforo de 2,4 mg / dL e albumina de 3,9 g / dL. Broncoscopia mostra uma lesão quase ocluindo o brônquio fonte direito. Qual das seguintes neoplasias é mais provável de estar presente em esse paciente?
Um câncer de pulmão de localização Central, com Cavitação e Cálcio aumentado, só pode ser o Carcinomas de Células Escamosas.
Um homem de 52 anos desenvolveu obesidade com gordura concentrada no tronco, dor nas costas e percebeu que sua pele se machuca facilmente nos últimos 5 meses. Ao exame físico, ele está afebril e sua pressão arterial é 160/95 mm Hg. Uma radiografia de tórax mostra uma imagem mal definida, com Massa de 4 cm envolvendo o hilo esquerdo do pulmão. Exame citológico de lavagens brônquicas de broncoscopia mostra células epiteliais arredondadas que têm a aparência de linfócitos, mas são maiores. O paciente é informado de que, embora sua doença seja aparentemente localizado em um lado da cavidade torácica, cirúrgico é improvável que o tratamento seja curativo. Ele também é aconselhado a parar fumar. Qual das seguintes neoplasias é a mais provável?
Obesidade com gordura concentrada no tronco fala a favor de SÍNDROME DE CUSHING, por excesso de produção de corticoide. Em um contexto de uma massa pulmonar sugestiva de neoplasia de pulmão, vamos lembrar que a principal neoplasia de pulmão associada a síndromes paraneoplásicas (nesse caso a Síndrome de Cushing) é o CARCINOMA DE PEQUENAS CÉLULAS. Lembrando também que o carcinoma de pequenas células é um tipo de câncer em que não é possível o tratamento cirúrgico, apenas quimioterapia, com um prognóstico muito reservado.
😎Macete: Você tem um amigo baixinho envocadinho? O carcinoma de PEQUENAS células é o famoso pequeno “envocadinho”: se multiplica muito rápido e faz muita síndrome paraneoplásica (produção de ACTH, ADH, etc)
O tipo mais comum de câncer primário de pulmão é:
Adenocarcinoma
O câncer de pulmão associado com o padrão histológico com “pérolas de queratina” é:
O CEC está associado ao padrão histológico com pérolas de queratina e pontes intercelulares.
Qual é o câncer de pulmão associado à células neuroendócrinas de Kulchitsky na histologia?:
O Carcinoma de pequenas células está associado a células neuroendócrinas de Kulchitsky na histologia, representadas por células pequenas de coloração azul escuro.
Qual é o câncer de pulmão associado a um padrão de células pleomórficas gigantes na histologia?
Carcinoma de grandes células
Também chamado de anaplásico, está associado a um padrão histológico de células pleomórgicas gigantes. O prognóstico desse câncer é bem pobre.
Um câncer de pulmão de causa níveis séricos de sódio abaixo do normal mais provavelmente apresenta a seguinte característica:
Massa peri-hilar invasiva
Um tumor que causa níveis séricos de sódio diminuídos provavelmente se tarta de um tumor que produz ADH (hormônio anti-diurético). Vamos lembrar que o tumor pulmonar que mais causa síndromes paraneoplásicas é o carcinoma de pequenas células, que possui localização central e, portanto, podem se apresentar como uma massa peri-hilar invasiva
Qual é o câncer de pulmão associado a células de padrão glandular na histologia?
O Adenocarcinoma, como o próprio nome sugere, está associado a padrão glandular e coloração posiitiva para mucina
Qual é o câncer de pulmão associado a células de padrão glandular na histologia?
O Adenocarcinoma, como o próprio nome sugere, está associado a padrão glandular e coloração posiitiva para mucina
Uma mulher de 60 anos possui tosse crônica não produtiva por 4 meses, juntamente com perda de apetite e perda de peso de 6 Kg. Ela não fuma. No exame físico, não há descobertas notáveis. A radiografia de tórax mostra uma massa subpleural periférica direita. Uma aspiração com agulha fina é realizada e ela é submetida a uma lobectomia inferior direita. A aparência microscópica da lesão é mostrada na figura abaixo. Ela recebe imunoterapia dirigida ao receptor do fator de crescimento epitelial (EGFR) e permanece livre de sintomas pelos próximos 10 anos. Qual das seguintes neoplasias ela provavelmente tem?
Lembre que o câncer mais frequente em NÃO FUMANTES é o adenocarcinoma.
Por isso, o mecanismo patológico é diferente daqueles cânceres que ocorrem em fumantes. Aqui, há mutação ou do EGFR ou do KRAS.
Outro dado importante é que os adenocarcinomas têm localização PERIFÉRICA (o caso é de uma massa subpleural).