MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO Flashcards
O que é MONITORAMENTOS QUÍMICOS POR MEIO DE INDICADORES QUÍMICOS?
- Indicam falha potencial no ciclo de esterilização pela mudança na coloração dos
indicadores ou por outros mecanismos, como a fusão de sólidos à temperatura e ao tempo de exposição predeterminados na autoclave. - Alguns são capazes de avaliar a temperatura atingida pelo equipamento, interagindo com o tempo de exposição, sem integrar com a qualidade do vapor;
- Outros respondem ao resultado da integração de todos os parâmetros essenciais
para garantir a esterilização. - São 6 os tipos de integradores químicos: I a VI.
O que são os Indicadores químicos tipo I?
- Indicadores de processo, conhecidos como indicadores externos de exposição.
- Compostos por tintas termocrômicas impregnadas em fitas adesivas (conhecidas
como fita zebrada); - Aqueles impregnados em sistemas de barreira estéril, como envelopes de papel grau cirúrgico/filme, Tyvek®️ e em etiquetas de identificação do material têm o objetivo de identificar e diferenciar os PPS que foram expostos ao agente esterilizante daqueles que ainda não foram;
- Todos os pacotes e caixas de instrumental esterilizados devem ser identificados
com um indicador químico do tipo I, que deverá ser examinado após a esterilização
e antes de o invólucro ser aberto para uso; - Isso garante que o material passou pelo processo de esterilização, mas sem dar
garantias de que o material foi esterilizado.
O que são Indicadores químicos tipo II?
- Indicadores para uso em testes específicos;
- Autoclave a vapor com sistema pré-vácuo -> teste de Bowie-Dick, testes PCD, pacotes desafio, Helix e liberadores de carga;
- A reprovação do Bowie-Dick é motivo para interdição da máquina, pois indica falhas na remoção de ar na fase de condicionamento, desgaste da guarnição de vedação das portas (causa mais comum), presença de fissuras nas tubulações, dentre outras falhas;
- É obrigatória a realização de teste para avaliar o desempenho do sistema de remoção de ar (Bowie & Dick) da autoclave assistida por bomba de vácuo, no primeiro ciclo do dia;
- Realizar o teste com a autoclave vazia.
O que são Indicadores químicos tipo III?
- Indicadores de parâmetro único, designados para reagir com um parâmetro específico do ciclo de esterilização, por exemplo, temperatura.
- Não está disponível para autoclave
O que são Indicadores químicos tipo IV?
- Indicadores multiparamétricos, designados para reagir com dois ou mais parâmetros críticos do ciclo de esterilização, por exemplo, no caso de autoclavação, a temperatura e o tempo de exposição previamente definidos.
O que são os Indicadores químicos tipo V?
- Indicadores integradores, designados para reagir com todos os parâmetros críticos de um ciclo de esterilização.
- A resposta dos integradores tipo V deve equivaler à resposta dos indicadores
biológicos.
O que são os Indicadores biológicos (IB)?
- Controlam ciclos de esterilização por meio de preparações padronizadas de esporos bacterianos comprovadamente resistentes ao método ao que são expostos.
- O monitoramento do processo de esterilização com indicador biológico deve ser
feito diariamente, em pacote desafio disponível comercialmente ou construído pelo
CME ou pela empresa processadora, que deve ser posicionado no ponto de maior desafio ao processo de esterilização, definido durante os estudos térmicos na qualificação de desempenho do equipamento de esterilização. - No monitoramento do processo de esterilização dos produtos para saúde implantáveis deve ser adicionado um indicador biológico, a cada carga. A carga só deve ser liberada para utilização após leitura negativa do indicador biológico.
O que são os Indicadores químicos tipo V?
- Indicadores emuladores, designados para reagir com todos os parâmetros críticos
de um ciclo específico de esterilização, com o seu ponto de viragem, quando 95% do ciclo estiver concluído.
O que a RDC n. 15/ANVISA diz sobre monitoramento do processo de esterilização?
- O ciclo para uso imediato deve ser monitorado por integrador ou emulador químico.
- O monitoramento do processo de esterilização deve ser realizado em cada carga em pacote teste desafio com integradores químicos (classes 5 ou 6), segundo rotina
definida pelo próprio CME ou pela empresa processadora. - O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser
registrado a cada ciclo de esterilização. - A área de monitoramento do processamento de produtos para saúde deve dispor de sistema para guarda dos registros dos monitoramentos.
C ou E: O processo de esterilização de materiais deve ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico. Deve ser registrado, juntamente com a data da esterilização, lote, validade e equipamento utilizado para fins de comprovação da eficácia do processo.
a. O Monitoramento químico é realizado com o uso de indicadores químicos que avaliam o ciclo de esterilização, pela mudança de cor, na presença da temperatura, tempo e vapor saturado, conforme o indicador utilizado. Podem ser usados indicadores de processo, teste Bowie-Dick, de parâmetro simples, multiparamétrico, integrador e emuladores.
CERTO!
Segundo a – RDC n. 15/ANVISA quais as responsabilizações?
- A responsabilidade pelo processamento dos produtos no serviço de saúde é do Responsável Técnico.
- A responsabilidade pelo processamento dos produtos na empresa processadora é do Representante Legal.
- As leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem ser calibradas, no mínimo, anualmente.
- A qualificação térmica e a calibração dos instrumentos de controle e medição dos
equipamentos de esterilização a vapor e termodesinfecção, e as requalificações
de operação, devem ser realizadas por laboratório capacitado, com periodicidade
mínima anual. - Os explantes tratados e o instrumental cirúrgico considerado inservível podem ser encaminhados para reciclagem, desde que a empresa que recebe o material seja licenciada para proceder à reciclagem destes materiais e o serviço de saúde mantenha registro dos itens que foram encaminhados à empresa.
- É proibida a entrega deste material às cooperativas de catadores ou empresas que recolhem materiais inservíveis denominadas de “ferro velho”.
- O CME deve realizar a monitorização dos parâmetros indicadores de efetividade dos desinfetantes para artigo semicrítico, como concentração, pH ou outros, no mínimo 1 vez ao dia, antes do início das atividades.
C ou E: Com relação aos requisitos mínimos necessários às boas práticas no processamento de produtos para a saúde, a fim de garantir a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos, julgue o item a seguir.
Na desinfecção química, o CME deve realizar a monitorização dos indicadores de efetividade dos desinfetantes utilizados em artigos semicríticos, como concentração e pH, no mínimo uma vez ao dia, antes do início das atividades.
CERTO! Realizar a monitorização dos indicadores no mínimo uma vez por dia é requisito necessário
Testes de monitoramento são realizados para verificar o desempenho do processo de esterilização de produtos para a saúde. De acordo com a RDC n. 15/2012, o teste que avalia o desempenho do sistema de remoção do ar da autoclave assistida por bomba de vácuo, realizada no primeiro ciclo do dia (com a autoclave vazia), se chama
Bowie & Dick.
C ou E: O processo de esterilização de materiais deve ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico. Deve ser registrado, juntamente com a data da esterilização, lote, validade e equipamento utilizado para fins de comprovação da eficácia do processo.
b. O Monitoramento físico consiste na observação e registro dos dados colhidos nos mostradores dos equipamentos, como a leitura da temperatura, da pressão e do tempo em todos os ciclos de esterilização.
CERTO!
Para ter a garantia dos processos de esterilização, faz-se necessário a utilização de controles físicos, químicos e biológicos, estes podem indicar falha potencial no ciclo de esterilização, através da leitura e interpretação dos indicadores. Correlacione alguns dos indicadores com sua respectiva descrição nas colunas abaixo:
I – I. Indicador de Processo – Classe I.
II – Teste Bowie e Dick – Classe II.
III – Indicador Integrador – Classe V.
IV – Indicadores emuladores (simuladores) – Classe VI.
( ) Designados para reagir com todos os parâmetros críticos de um ciclo especifico
de esterilização, com seu ponto de viragem quando 95% do ciclo estiver concluído.
( ) São indicadores designados para reagir a todos os parâmetros críticos do
processo de esterilização, monitora temperatura, tempo de exposição e também
a qualidade do vapor.
( ) São conhecidos como indicadores externos de exposição. Compostos por tintas
termo crômicas impregnadas em fitas adesivas, nos sistemas de barreira estéril,
como grau cirúrgico.
( ) É utilizado na autoclave a vapor, específico para verificar a presença de gases não condensáveis. Recomenda-se utilizar antes da primeira carga a ser processada,
com autoclave vazia.
IV
III
I
II
O ciclo de esterilização com ponte de viragem em 95% trata-se de um emulador – Classe VI.
O indicador designado para reagir a todos os parâmetros ou é classe V ou VI.
A fita zebrada, que é indicador de processo, fica do lado de fora