Medicina Do Trabalho Flashcards
“Lesão por esforço repetitivo (LER)” e/ou “Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT)”
1- causa e problema biopsicossociais envolvidos?
2- descreva plano (propedêutico terapêutico, educativo e de seguimento)
3- dx diferenciais
1- justificadas pelo processo intensivo de trabalho relacionado à digitação sem intervalos regulares preconizados para descanso e com extensão irregular da jornada de trabalho.
2- 1) Indicar tratamento sintomático;
2) Orientar prevenção dos sintomas;
3) Emitir comunicado de acidente de trabalho (CAT);
4) Prescrever afastamento do trabalho;
5) Encaminhar a paciente para o Serviço de Saúde do Trabalhador do Município (ex.: CEREST);
6) Notificar doença relacionada ao trabalho no SINAN;
7) Referenciar a paciente para cuidados fisioterápicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF);
8) Elaborar plano terapêutico singular ou ofertar cuidado longitudinal ou garantir reavaliação periódica.
3- “Bursite em articulação do ombro direito” e/ou “Síndrome do túnel do carpo” e/ou “Tenossinovite de De Quervain”
SX TÚNEL DO CARPO
1- definição
2- epidemio/etiologia/ FR
3- clinica e manobras
1-neuropatia compressiva do nervo mediano, no local de sua passagem pelo túnel do carpo. 2-mulheres de 40 a 60 anos, com a causa desconhecida na maior parte dos casos, porém com fatores de risco associados, tais como atividades manuais repetitivas, exposição à vibração e ao frio, diabetes mellitus e tabagismo.
3-dor no punho, com irradiação para a face palmar dos I, II, III e metade do IV quirodáctilos (local de inervação do nervo mediano). As manobras classicamente utilizadas para o diagnóstico da síndrome são a manobra de Tinel e o teste de Phalen.
Auxílio doença
1- definição
2- requisitos
1-benefício pago pelo INSS às pessoas incapacitadas para trabalho ou atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos e que cumpram o 3 requisitos
2- incapacidade para o trabalho ou atividade habitual, cumprimento da carência, ter qualidade de segurado.
VISAT (vigilância em saude do trabalhador)
- objetivo?
análise permanente da situação de saúde, articulando ações que se destinam a atenuar Determinantes e Riscos à Saúde, visando promoção da saúde e redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimentos e processo produtivos.
O que o metabissulfito de sódio pode causar e quais os FR?
Neoplasia cutânea e rinite e/ou asma alérgica
Trabalhadores de carcinicultura
Silicose
1- definição
2- apresentação
3- risco aumentado p desenvolver:
4- padrão rx
5- sintoma cardinal
1- doença pulmonar, provocada pela inalação de partículas de sílica, as quais se depositam no parênquima pulmonar. Pode ser obstrutiva/ restritiva/mista
2- aguda/acelerada/crônica
3- TBC!!!!, DPOC, câncer de pulmão, glomerulonefrite, e doenças autoimunes, como artrite reumatoide e esclerodermia.
4- radiografia de tórax é característica a presença de nódulos difusos com predomínio nos terços superiores dos pulmões.
5- dispneia aos esforços
Nos casos mais avançados de FIBROSE/ENFISEMA há importante redução de capacidade de difusão de CO2
Acidente de trabalho/trajeto
ocorre no exercício da atividade profissional a serviço da empresa ou no deslocamento residência / trabalho / residência e que provoque lesão corporal ou perturbação funcional com perda ou redução - permanente ou temporária - da capacidade para o trabalho ou, em último caso, a morte.
É importante lembrar que acidentes de trabalho requerem a emissão de CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho e a realização de notificação ao SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação).
1-DEFINIÇÃO
A) doenças profissionais
B) doenças do trabalho
A) “Doenças Profissionais” são aquelas produzidas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
B) “Doenças do Trabalho” são aquelas adquiridas ou desencadeadas em função de condições especiais em que o trabalho é realizado. Está relacionada diretamente às condições do ambiente, ou seja, a atividade profissional desenvolvida não é causadora de nenhuma doença ou perturbação funcional, mas sim as condições do ambiente que cercam o segurado.
Principais doenças ocupacionais
LER/DORT, dorsalgias, transtornos mentais (depressão/ansiedade/stress pós-traumático), transtornos auditivos (principalmente perda auditiva).
Exposição ao ASBESTO
1- complicações
2- definição
3- clinica
4-dx
1- asbestose, alterações pleurais benignas, câncer de pulmão, mesotelioma de pleura e peritônio
2- caracteriza-se pela fibrose intersticial difusa, em pulmão inflado, longe de áreas de tumor ou de outra lesão, em decorrência da inalação do amianto (era comumente usado em telhas).
3- Dispneia aos esforços e tosse seca que pode evoluir para dispneia ao repouso, hipoxemia e cor pulmonale. Sintomas e sinais de asbestose incluem tosse e dispneia com estertores basilares e baqueteamento dos dedos. O diagnóstico é feito por radiografia de tórax padrão OIT.
4- rx: opacidades irregulares, predominando nos campos inferiores, e, com frequência, placas pleurais associadas.
INTOXICAÇÃO POR BENZENO E MERCÚRIO
1-populcao de risco
2- clinica
BENZENO
1- frentistas, trabalhadores de siderúrgicas, produção de petróleo, baterias de automóveis
2- dispneia, xerostomia, rinite alérgica, hiperemia ocular, extra-sístoles, taquicardia e arritmia.
3- DX: 2x HMG com intervalo de 15 dias com perfil de ferro e fenol urinário (mono/bi/pancitopenia- leucócitos, hemácias, plaquetas)
MERCURIO
1- garimpo, mineração, produção de amálgama e população ribeirinha
2- hidrargirismo, gengivite, tremorese gosto metálico na boca.
INTOXICAÇÃO POR CHUMBO (SATURNISMO)
1- clinica
2- FR
3- dx
1- anemia, encefalopatia, fraqueza e parestesia, alterações visuais, cólicas abdominais, constipação, oligúria, etc. Um sinal clínico clássico é a linha gengival de Burton (linha azulada e escurecida na orla gengival).
2- exposição ocupacional prolongada ao chumbo, uma vez que este metal é usado em baterias e pilhas, na indústria de fundições e refinarias, cerâmica…
3- esfregaço de sangue periférico com hemácias com pontilhados basófilos O diagnóstico definitivo pode ser feito por dosagem de chumbo sérico e de ácido delta aminolevulínico (ALA-U) na urina.
Clinica LER/DORT
dor crônica, parestesia, sensação de peso e fadiga muscular, que se manifestam principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros inferiores.
Silicose, casos avançados de fibros
Nos casos mais avançados de fibrose, ou na presença de enfisema, há importante redução da capacidade de difusão de monóxido de carbono.
ASMA OCUPACIONAL
DX: história ocupacional de exposições a alergênios. O aumento da hiper-reatividade brônquica após exposição a antígenos suspeitos também é útil para efetuar o diagnóstico. Testes de função pulmonar ou avaliações de pico de fluxo expiratório, que revelam diminuição do fluxo aéreo durante o trabalho, constituem evidências ulteriores que a exposição ocupacional é a causa.
Ex: metabissulfito de sódio