Estudos Epidemiologicos Flashcards

1
Q

ECOLÓGICO

A

Exemplo importante de um estudo transversal, que olha a situação como se fosse uma “foto”, não havendo a observação dos desfechos ao longo do tempo. Dentro de tal modelo de estudo, a investigação é feita em cima de grupos agregados (não é uma observação individuada), com o investigador atuando como um observador. Possui algumas vantagens, tais como a facilidade do desenho do estudo, o custo (é barato), o tempo (é rápido) e a possibilidade de gerar suspeitas. No entanto, as desvantagens encontram - se nos fatos de que não há a confirmação de tais suspeitas (pode - se esbarrar na causalidade reversa) e há a possibilidade de indução de erros (a famosa falácia ecológica, que pode extrapolar para o indivíduo condições que só eram verdadeiras para o conjunto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

CASO-CONTROLE

A

um estudo epidemiológico no qual a investigação é feita em cima de indivíduos, com o investigador atuando como um observador, avaliando longitudinalmente os desfechos dos casos. É um estudo retrospectivo, visto que “olha para trás” para mapear associações entre fatores de risco e doença. Possui como vantagens o custo (é barato), o tempo ( é rápido), a possibilidade de analisar doenças raras ou longas (visto que parte - se da doença para a análise de possíveis fatores de risco) e de rastrear vários fatores de risco simultâneos. Já as desvantagens consistem no fato de que o estudo não “vê acontecer”, então não consegue definir os riscos, consegue apenas estimá - los, tornando - se mais vulnerável a erros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

COORTE

A

É um estudo epidemiológico no qual a investigação é feita em cima de indivíduos, com o investigador atuando como um observador, avaliando longitudinalmente os desfechos dos casos. Os grupos de participantes são divididos em “expostos ao fator de risco” X “não expostos ao fator de risco” e observa - se, ao longo do tempo, o surgimento ou não da(s) doença(s) em cada um dos grupos. Tal modelo de estudo tornou - se muito conhecido após o uso em Framingham para a análise dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Este desenho apresenta como vantagens a definição dos riscos e a confirmação de suspeitas. Já algumas desvantagens podem ser apontadas no custo (é um estudo caro), na duração (longa) e na vulnerabilidade a perdas (participante desiste, falece). Por fim, a coorte é ruim para a análise de doenças raras ou para condições que possuem um longo período de incubação (visto que parte - se do fator de risco para chegar até a doença). No entanto, o fator de risco pode ser raro e pode - se analisar mais de uma doença de uma só vez.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

ENSAIO CLINICO

A

Estudo epidemiológico no qual a investigação é feita em cima de indivíduos, com o investigador atuando através de uma intervenção, seguida de uma avaliação temporal longitudinal (traduzindo: será feita uma intervenção em um grupo de indivíduos, os quais serão observados por certo período de tempo em busca de desfechos). Haverá uma distinção entre um grupo de indivíduos do experimento propriamente dito e um grupo de indivíduos controle, os quais não passarão pela intervenção. A vantagem de tal estudo é o controle que se exerce sobre os fatores, sendo o modelo mais indicado para a testagem de novos medicamentos, por exemplo. Além disso, se feito sob os moldes adequados, é um estudo extremamente confiável. As desvantagens seriam as barreiras sociais e éticas e a complexidade/duração do estudo, que - muitas vezes - acaba ficando caro e suscetível a perda de participantes. Dentro desse desenho de estudo, o grupo controle é o responsável por evitar erros de intervenção. Já a randomização (o sorteio) dos participantes evita os erros de seleção e de confusão (deixa os grupos “intervenção” e “controle” mais homogêneos). E, por fim, o mascaramento (cegamento) evita o erro de aferição. Tal cegamento pode ser: aberto (tanto investigador quanto investigado sabem a qual grupo o participante pertence), simples - cego (o investigado não sabe o grupo ao qual pertence), duplo - cego (tanto investigador quanto investigado não sabem a qual grupo o participante pertence), triplo - cego (investigador, investigado e outros profissionais que farão a análise de dados desconhecem o grupo ao qual o participante pertence).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

METANALISE

A

Configura - se como um método estatístico para a integração de resultados de diversos estudos (EX: ensaios clínicos, coortes).. É capaz de sintetizar informações de forma rápida e barata, devendo - se atentar para a divergência de métodos entre os estudos (os estudos selecionados são “bons”? Seguem padrões similares de qualidade?) e para o viés de publicação, visto que há uma tendência científica em se publicar estudos com resultados positivos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

ETNOGRAFIA

A

Metodologia de estudo do campo das ciências sociais, que tem como base a antropologia e tem como objetivo principal estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly