Massa atômica, massa molecular, massa molar e mol Flashcards
O que é massa atômica?
É a massa de um átomo medida em unidade de massa atômica (u).
Qual padrão específico foi determinado para medir a massa atômica?
Pelos valores das mssas dos átomos serem muito pequenas, convencionou-se substituir o grama por outra unidade, como um padrão específico de medição: unidade de massa atômica (u).
Qual foi o padrão de massa escolhido e porquê?
Convencionou-se o isótopo de carbono 12 como elemento-padrão de massa, um parâmetro para medi-la. A sua escolha foi feita devido a sua grande representação dos compostos orgânicos e ser um dos elemntos químicos mais abundantes da natureza. Além da sua facilidade técnica que é manipulado.
Em quantas partes o C-12 doi divido e porquê?
O C-12 foi dividido em 1/12 partes (12 partes) porque além de ser um átomo relativamente grande esse valor foi escolhido para aproximar numericamente as massas atômicas de seus respectivos números de massa. Assim, a massa atômica é o número de vezes que ela é maior que a massa de 1/12 do átomo de C-12.
Por que alguns elementos não possuem o valor inteiro de suas massas? Se não existe meio proton ou meio neutron?
Acontece é que alguns elementos tem mais de um isotopo, por ex: C-12 (6p e 6n) tem o seus isotopos de C-13 e C-14
Assim, a massa atômica é dada pela média entre a soma dos produto do isótopo e a sua abundância.
Mas como é realizada a determinação da abundância dos isótopos?
Ela é feita em laboratório com um espectrômetro de massa que indica a massa em até 6 casas decimais dependendo do instrumento, a partir disso é feito a media ponderaca entre a abundância e massa de cada um.
O que é massa molecular?
É a soma das massas dos atomos de uma molécula.
O que é mol?
“Mol” palavra criada em 1896 pelo químico alemão Wilhen. Vem do Latim “porção”; “monte” ou “quantidade”. É uma das 7 grandezas do SI denominada quantidade de materia cujo conceito é:
“Mol é uma quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elemntares quanto sao os atomos contidos em 12 g de C-12”
Basicamente, é a unidade química da contagem de partículas. Um agrupoamento feito para que possamos manipular das medidas ja que os atomos sao muito pequenos, como por exemplo, em 1 tonelada há diferentes tipos de medida, é a mesma coisa com o mol.
Elabore uma analogia para explicar o conceito de mol.
Ao comprar 12 laranjas em um supermercado, você pede a seguinte coisa ao vendedor
“Me vê meia duzia de laranjas, por favor?
Certamente, ele irá entender o que signfica “meia duzia” e irá te entregar 12 laranjas.
Dessa forma, para nos referirmos ao número de qualquer entidade química, utlizamis o mol que é a quantidade de matéria que contém em qualquer entidade quantos forem o número de átomo de 12g de C-12.
O que é a constate de Avogadro?
É uma constante de proporção entre o mol e o número de entidades que está ligado a ele. É o número de entidades presentes em 1 mol de matéria. Esse termo é uma homenagem ao químico italiano Lorenzo Avogadro, tal descoberta foi baseada em seus estudos. Em 1811, ele propôs o princípio de Avogrado:
“Volumes iguais de todod os gases, a mesma temperatura e pressao, tem o mesmo numero de moleculas”. Graçasa isso chegou-seem um número que representa o conceito de mol:
6,02 × 10²³ mol
A quantidade de entidades em 1 mol é atualmente determinada por vários métodos como eletrólise, emissões radioativas, raio-x e entre outras. E todas apresentam valores próximos á constante de Avogadro.
O que é massa molar? Dê exemplos.
É a massa, em gramas, de um 1 mol de um elemento químico. A massa molar de um elemento é a massa por mol de seus átomos, o mesmo se aplica às moléculas e íons. Simbolizado por “g/mol” (ja que é a massa contida em 1 mol). A massa molar é a massa em gramas de 1 mol que, numericamente, é igual a massa atômica do mesmo elemento químico.
Quando falamos de Massa Molar nós estamos nos referindo a 6,02 × 10²³ (valor do mol) átomos medidos em g/mol.
Assim:
1 molécula de H20 têm massa atômica de 18u; 1 mol 18g.